sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Sexualidade em Linha acessível, anónimo e agora gratuito


Uma equipa técnica constituída por psicólogas, com formação específica na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, assegura um atendimento claro, rigoroso e imparcial, sem fazer juízos de valor. 
Além de tornar gratuita esta linha, o IPDJ alargou, ainda, o seu funcionamento para os sábados. O horário de atendimento passa a ser das 11 horas às 19 horas, nos dias úteis, e das 10 horas às 17 horas aos sábados.



Todos os Jovens podem ligar gratuitamente para o 800 222 003 para serem esclarecidos sobre as questões mais comuns relacionadas com as suas próprias dúvidas e inquietações:
  • a utilização de métodos contracetivos;
  • informações gerais sobre sexualidade, relacionadas com relações e práticas sexuais e
  • questões médicas relacionadas com sexualidade.


Com o 800 222 003 pretende-se, acima de tudo:
  • escutar,
  • informar,
  • esclarecer dúvidas,
  • ajudar a clarificar problemas discutindo sempre alternativas para a sua resolução e possíveis formas de agir, minimizando as angústias dos jovens.



Atendendo às suas características específicas, nomeadamente por ser imediato, acessível, anónimo e agora gratuito, o apoio prestado pela linha telefónica de ajuda – Sexualidade em Linha 800 222 003, constitui um importante meio de comunicação, permitindo estabelecer o diálogo e fazer a ponte entre quem telefona e as diversas instituições.
Este serviço foi previsto em 19 de Março de 1998,  em Portaria n.º 370 A/98 (2ª série), e nasceu de um protocolo celebrado a 01 de Junho de 1998, entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) e a Associação para o Planeamento da Família (APF), numa tentativa de minimizar as lacunas existentes ao nível da Sexualidade Juvenil.

Em 2016, o Sexualidade em Linha deu resposta a
- 4 190 pedidos de informação ou esclarecimento,
- 3 203 dos quais foram assegurados por telefone e 987 através de email.



Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário