quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Governo tem dois planos para o Novo Banco (& o cerco a Trump nos EUA)

Enquanto dormia
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
As secretas avisaram TrumpMoscovo pode ter informações comprometedoras sobre o passado do Presidente eleito dos EUA. O relatório não é conclusivo, já está a levantar polémica, mas a notícia é assinada por um dos jornalistas que investigou o Watergate. Isto enquanto o Congresso faz um exame aos que Trump quer levar para o Governo, com críticas a conflitos de interesse (e outras coisas igualmente complicadas).
Obama despediu-se com um outro avisoé preciso ficar atento à democracia nos EUA. No seu último grande discurso, o ainda Presidente falou do racismo ainda existente na América para pedir vigilância ao povo. Mas fechou com uma espécie de grito de vitória: "Yes, we could".
A Volkswagen vai pagar bem pelas emissões fraudulentas. A marca automóvel declarou-se culpada e está perto de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA sobre o valor da multa: 4 mil milhões de euros.
O Banco Mundial não espera muito de 2017. O cenário central para a economia é o de uma "retoma moderada" - com a Europa a puxar para trás.
Em Itália, Beppe Grillo pediu um referendo sobre o euro. O líder do Movimento 5 Estrelas pôs as coisas assim: ficar ou não ficar, eis a questão.
No futebol, Mourinho ganhou a Marco Silva e já vai na nona vitória consecutiva. Enquanto o Benfica garantiu a presença na fase final da Taça da Liga.

As notícias do dia 

O Governo não desistiu de vender o Novo Banco. Nos últimos dias, as Finanças reuniram-se pelo menos com o fundo Lone Star, o principal candidato à compra do banco, mas está em contacto também com o Apollo, porque não terá tempo para voltar à estaca zero, se aquela proposta falhar as condições definidas. Mas há um plano B em curso: na Assembleia, os socialistas querem negociar com o PCP os termos para uma nacionalização temporária - e não permanente - do banco, não vá dar-se o caso de a venda cair. A nossa manchete de hoje está aqui, no dia em que Morais Sarmento e Vera Jardim, na Renascença, se juntam aos muitos que já defendem que o banco fique no Estado. 
No plano financeiro, anote quanto terá que investir a Sonangol para ficar empatada com a Fosun no BCP: 530 milhões de euros, nas contas do Negócios (que fez um guia para saber se vale a pena investir no aumento de capital)...
... E também as dúvidas sobre o 1º teste de Portugal este ano, numa emissão de dívida: os analistas não esperam um montante elevado, mesmo sabendo que há bancos poderosos contratados para garantir o sucesso da operação. O perigo chama-se 4%.
Bons ventos de Espanha: o Governo vizinho está disponível para dar um passo atrás e negociar Almaraz - e, se o fizer, o Governo português pode pôr na gaveta a queixa que ia apresentar em Bruxelas.
Bons ventos em Portugal: o Governo diz que é desta que resolve um problema de anos no Superior; e o novo bastonário dos Advogados promete resolver outros tantos no seu sector.
E promessas, da Índia para Portugal: o ministro da Economia garante apoios para quem queira vir até cá, fazer o que poucos fazem. Caldeira Cabral chama-lhe vistos para Startup.

Portugal despediu-se de Soares

... com tristeza no adeus, com uma homenagem bonita vinda de todo o mundo, com um "adeus querido pai" deixado pelos seus filhos. Mas sobretudo, se me permite, com a voz imensa de Maria Barroso a declamar dois poemas de Álvaro Feijó. 
Aqui no PÚBLICO, a Joana Gorjão Henriques foi conversar com cinco jovens “aprendizes de historiadores”, da geração que nasceu no Portugal da União Europeia, para os ouvir sobre Soares e o que sobra depois dele: já não é amor, muito menos ódio - há muito respeito e verdadeira esperança. Onde estiver, Soares olharia para isto como outra bela homenagem. Que descanse em paz.

Hoje acontece
  • O Parlamento faz uma sessão dedicada a Mário Soares, uma sessão evocativa no último dia de luto nacional pela sua morte.
  • António Costa prossegue a visita oficial à Índia, agora em Goa, onde vai fazer homenagem ao seu pai, um goês, brâmane e católico.
  • Uma reunião de emergência no futebol. Por causa dos casos da arbitragem, e das críticas dos clubes, o Conselho de Arbitragem da FPF junta os clubes das I e II Ligas, às 14:30.
  • Acabam as negociações de paz para a reunificação de Chipre, a ilha dividida há mais de 40 anos (será desta?)

Coisas boas, para lançar o dia

A música portuguesa invade Groningen e isso é só um começo. O festival Eurosonic põe 23 bandas portuguesas num palco que é uma verdadeira montra para lançar talentos. E, sim, já aconteceu com nomes como James Blake, Benjamin Clementine, The xx, Anna Calvi e Stromae, explica o Mário Lopes.
O Martinho da Arcada volta às tertúlias e vai dar-nos "verdadeiras conversas de café" até à Primavera. E o que seria melhor para fechar do que um café com Marcelo?
Uma conversa com Zygmunt Bauman"Há muitas maneiras de ser humano", dizia o filósofo polaco, falecido esta segunda-feira, na última conversa com o Vítor Belanciano que ele agora foi rever. Curioso como acabava: "Não é o fim do mundo. Ainda não chegámos ao ponto de não-retorno".
Não sei se sabe, mas hoje é dia do "obrigado". Pouco importa quem o inventou, pouco importa se está ou não nos calendários oficiais. O que importa é que me dá o mote para lhe agradecer a companhia de todos os dias. E para agradecer lá em casa, pela companhia de sempre. Despeço-me por aqui, com um sorriso quente, 
até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário