quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

360º - O adeus com lágrimas de Obama e o novo escândalo russo a envolver Trump

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Barack Obama fez esta madrugada o seu último discurso como Presidente. Emocionado (chegou a ter que limpar as lágrimas), pediu aos americanos para saírem das suas "bolhas", apelou a que a política "reflicta a decência do nosso povo” e fez o elogio do seu legado com a frase "Sim, conseguimos".

A assistir estava a mulher, Michelle, e a filha Malia (que também chorou), mas faltava alguém. Onde estava Sasha, a filha mais nova dos Obama? As redes sociais andaram à procura dela, mas a explicação era bem simples: Sasha ficou em Washington (o discurso foi em Chicago) porque hoje tem um exame na escola.

Os russos dizem ter “informação comprometedora” sobre Donald Trump, que poderá ser usada para o chantagear. O FBI e as agências de espionagem americanas informaram o Presidente eleito sobre a existência de um relatório que refere a existência de vídeos sexuais com prostitutas e dados relativos aos negócios de Trump. O documento tem vários erros e imprecisões, mas o seu conteúdo está a ser investigado. Trump já reagiu no Twitter: "Notícia falsa - é uma caça às bruxas política!".

O Tesouro português já está a avançar esta manhã com a emissão de dívida pública a 10 anos. As primeiras indicações de preço apontam para que o Estado irá pagar cerca de 4,2% - há um ano, como lembra o Edgar Caetano, o juro ficou abaixo de 3%.


Informação relevante
Ontem foi um longo dia de homenagem a Mário Soares. A cerimónia fúnebre começou nos Jerónimos, atravessou a cidade de Lisboa até ao Parlamento e à Fundação Soares, seguiu para a sede do PS e terminou no cemitério dos Prazeres. Ouviu-se por três vezes a voz de Mário Soares em gravações. A última, resumiu tudo: "Há uma certeza que sempre tive: a verdade não pertence em exclusivo a ninguém e não há nada que substitua a tolerância". Pode ler aqui a reportagem completa da Rita Dinis, do Rui Pedro Antunes, do Pedro Rainho e da Rita Tavares - e pode ver aqui as fotos do dia.

O Governo já reuniu com a Lone Star, uma das candidatas à compra do Novo Banco. O objetivo é conseguir concretizar a venda. A notícia é do Público.

A Uber pediu ontem aos parceiros que suspendessem a inscrição de novos carros na plataforma até março. A medida surge após um artigo do Observador sobre as condições de trabalho dos motoristas. A notícia da suspensão foi avançada pelo Eco.

O grupo a que pertence a startup portuguesa ComparaJá.pt recebeu 20 milhões de euros na sua primeira ronda de investimento. Detalhe: um dos investidores é Peter Thiel, um dos fundadores do Paypal. A empresa é uma plataforma gratuita de comparação e análise de produtos financeiros.

Martin Schulz, ainda presidente do Parlamento Europeu, tem a certeza de que os franceses "jamais votarão em Marine Le Pen". Em entrevista à Renascença, o político do SPD que pretende agora voltar à Alemanha usou uma frase de efeito: "Ela tem, para tudo, um bode expiatório. Ora os muçulmanos, ora os alemães, ora os capitalistas… Todos os dias um bode expiatório, mas não tem soluções concretas para nada".

Foi ontem condenado à morte Dylann Roof, o supremacista branco de 22 anos que matou nove pessoas numa igreja frequentada por afro-americanos em Charleston, nos EUA. Durante o julgamento, não mostrou remorsos e disse sentir “que tinha de o fazer”.

No futebol, uma vitória, uma polémica e uma suspensão (e ainda uma graça):


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre "o Diabo": "Quando me perguntam se o Diabo vem em 2017, costumo responder que o Diabo nunca deixou de estar por aqui. Espero, evidentemente, que não apareça, mas não tenho dúvidas de que paira pela nossa economia".

Maria João Marques escreve sobre a educação sexual nas escolas: "Enxotemos as senhoras de meia idade solteiras e sem filhos, que são as ideólogas do PS para as questões de família, e os jovens populares, que também ainda não procriaram, dos programas das crianças".


Os nossos Especiais
Quando há frio e chuva, surgem novamente as enchentes nas urgências. Porque é que isso acontece? E como se resolve este problema? A Marlene Carriço foi procurar respostas (não é fácil).


Notícias surpreendentes

Acha que Lisboa está um inferno por causa das obras? Está farto do trânsito no Porto em hora de ponta? Nem imagina a sorte que tem. Veja este vídeo com um engarrafamento (mas um engarrafamento a sério) na China, filmado por um drone, e depois olhe à volta.

Depois dos Globos de Ouro e antes dos Óscares, os Bafta: "La La Land" tem 11 nomeações para os prémios britânicos do cinema, que são atribuídos a 12 de fevereiro.

Chama-se Água pela Barba e está no mesmo espaço (e até tem alguns pratos) do restaurante Isco, na Bica, em Lisboa. Como explica o Tiago Pais, há muito peixe na ementa.

E agora desculpem o trocadilho: na ementa do Observador há muitas notícias de última hora, análises e explicadores. Vá passando por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário