sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

360º - Salgado: acusações de Bataglia são uma vingança. E ainda um Fact Check a Marcelo Rebelo de Sousa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Donald Trump recebeu a pior notícia possível: o Tribunal de Recurso decidiu manter a suspensão da sua ordem executiva que impedia a entrada no país de cidadãos de sete países predominantemente muçulmanos. Resta-lhe, agora, ir para o Supremo, como anunciou no Twitter (desculpem a agressão visual, mas as maiúsculas estão no original): "VEMO-NOS EM TRIBUNAL, A SEGURANÇA DA NOSSA NAÇÃO ESTÁ EM CAUSA!"

O The New York Times já identificou um potencial problema para o Presidente: como ainda não foi aprovada a nomeação do novo juiz escolhido por Trump (nem será tão cedo),o Supremo está dividido 4-4 entre direita e esquerda. E, se houver um empate nesta votação, a suspensão mantém-se.

Durante a madrugada, Trump também falou com o Presidente chinês. E recuou na tensão diplomática que tinha criado ao dar força aos líderes de Taiwan. Afinal, a política de sempre dos EUA vai manter-se, com o reconhecimento de que existe apenas uma China.


Informação relevante
É mais um Fact Check do Observador. Na sequência da polémica com as emissões de dívida mais recentes, Marcelo Rebelo de Sousa disse o seguinte: “Emitir a sete anos com o objetivo de fazer baixar os juros a 10 anos é bom porque, naturalmente, quanto mais longa for a dívida melhor para o país”. Será mesmo assim? O Edgar Caetano falou com dois especialistas da City de Londres que explicam tudo.

Hoje, PCP e BE aumentam um pouco a pressão sobre o PS, desta vez com a discussão sobre a contratação colectiva. Os comunistas e bloquistas querem avançar; os socialistas querem esperar. O Miguel Santos mostra o que está em causa na discussão no Parlamento.

Mário Centeno mentiu ou não mentiu no processo da Caixa? Mais cedo ou mais tarde, vamos saber para lá de qualquer dúvida, mas entretanto os políticos enfrentam-se:

E houve ainda mais uma pessoa que falou sobre o caso. O Presidente da República veio dizer expressamente queacredita em Mário Centeno. Se alguma coisa abalar essa convicção, será mais complicado resolver o problema.

Já há mais detalhes sobre a visita do Papa a Portugal. O avião aterra às 16h de 12 de Maio e a chegada ao Santuário de Fátima está prevista para as 18h, avança a Renascença.

O senhor Mossack e o senhor Fonseca, que juntos criaram a empresa Mossack Fonseca, que se tornou conhecida nos Panama Papers, foram detidos para serem ouvidos no caso Lava Jato.

Na mesma investigação, foi emitida uma ordem de captura contra o ex-Presidente peruano Alejandro Toledo, por alegadamente ter recebido subornos da construtora civil Odebrecht.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre o Governo: "Os casos da TSU e da CGD são um sinal do que vai acontecer quando a geringonça chegar ao fim: vamos descobrir que as promessas não tinham garantias, e eles vão dizer-nos que não assinaram nada".

Miguel Tamen escreve sobre a Justiça e a linguagem: "No contexto judicial das publicações periódicas e dos tribunais, o tratamento por diminutivo é avesso à presunção de inocência, enquanto o tratamento por título académico lhe é favorável".


Os nossos Especiais
Vingança. É assim que Ricardo Salgado explica as declarações de Hélder Bataglia ao Ministério Público que o terão envolvido na Operação Marquês. Como escreve o Luís Rosa, no depoimento que fez há dias o ex-líder do BES até usou Mário Soares para mostrar o seu afastamento face a José Sócrates, principal arguido no caso.

No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem as fronteiras (com e sem muros) - porque as coisas são sempre mais antigas do que parecem.

Alguns escaparam a chuvas de balas, outros vivem com segurança 24 horas. O Pedro Rainho foi descobrir as aventuras (e são muitas) dos portugueses que trabalham na ONU e não se chamam António Guterres.


Notícias surpreendentes

João Pedro Vala leu "O Último Amante", de Teresa Veiga, e concluiu: "É como alugar a casa do outro lado da rua para procurar ver o que os portões e os muros não permitem". O crítico do Observador só podia mesmo dar-lhe cinco estrelas.

Até domingo não vão faltar chocolates. Já começou mais uma edição do "Chocolate em Lisboa", no Campo Pequeno, e o Tiago Pais explica o que pode encontrar por lá.

São cinco gadgets para a sua casa que custam menos de 50 euros. Mesmo que não queira comprar, veja-os aqui e diga lá se não têm graça.

É hoje que acaba a votação no site European Best Destinations para eleger o melhor destino europeu para viajar. O Porto é um dos finalistas e nós damos 20 razões para exercer o seu dever cívico.

Também hoje, mas à noite, vamos ter uma Lua Cheia especial, um eclipse parcial e um cometa verde. Esperemos que o tempo ajude.

Mas isso é tudo mais logo. Até lá, vá passando por aqui: temos sempre as últimas notícias para si.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário