Todos os distritos do norte do país, à exceção de Aveiro, estão hoje em alerta por causa de neve e a costa portuguesa por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso por causa da queda de neve vai prolongar-se nalguns casos até ao final do dia de hoje (Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra) e noutros estende-se até às 09h00 de sábado (Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco), com previsão de queda de neve a partir dos 800/1.000 metros de altitude.
O distrito de Aveiro escapa ao aviso para a queda de neve.
Entretanto, os avisos meteorológicos para o litoral dos sete distritos a norte de Lisboa, o da capital incluído, foram elevados para laranja, devido à previsão do agravamento do estado do mar, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja desde as 08h00 de hoje e até 23h59, passando depois a aviso amarelo.
O IPMA justifica a decisão com a previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima.
A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira).
Para sábado, a agitação marítima esperada levou o IPMA a elevar para aviso laranja em Porto Santo e na região da costa norte da ilha da Madeiro, devido à previsão de ondas com altura significativa que podem chegar a atingir os 10 a 12 metros de altura máxima.
A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.
O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima.
Fonte: Lusa
Fonte:SIC Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário