sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Culpa? Qual culpa?

Resultado de imagem para Culpa? Qual culpa?
por Pedro Marques Lopes

Em Portugal, ninguém é responsável por coisa nenhuma. E esse é um comportamento que atravessa toda a comunidade.
Seis pessoas correm o sério risco de cegar definitivamente, depois de lhes ter sido administrado um medicamento.
A notícia não tarda em sair das primeiras páginas dos jornais e dos noticiários televisivos, trocada por umas importantíssimas discussões sobre listas de deputados ou questionários de Verão.
O Sir Humphrey Appleby de serviço já anunciou o habitual rigoroso inquérito para apurar responsabilidades. Ou seja, daqui a uns anos, quando já ninguém se lembrar do que se passou, vamos descobrir numa pequena nota, entre os anúncios de penhoras e o aparecimento de um furúnculo ao Cristiano Ronaldo, que esclarecerá que não houve propriamente culpa de ninguém em especial mas sim um conjunto de pequenas falhas assacáveis a questões sistémicas. Quer dizer, há culpa de todos, em geral, mas de ninguém em particular.
Seremos também informados que, devido a uma profunda reforma nos processos, este tipo de problemas não mais acontecerá.
Entretanto, as vítimas irão interpor uma acção em tribunal para verem os seus danos ressarcidos e os culpados por este crime punidos.
Entre perícias, investigações e incidentes processuais correrão uns bons dez anos e o desfecho mais provável será o arquivamento, por falta de indícios de comportamentos negligentes ou culposos.
Se, por milagre, alguma responsabilidade vier a ser apurada e os queixosos ainda estiverem vivos ou não tiverem sido vencidos pelo cansaço, ser-lhes-á atribuída uma indemnização ridícula e insultuosa.
Nada disto é novo nem surpreende ninguém.
Em Portugal ninguém é responsável por coisa nenhuma: uma ponte cai e morrem dezenas de pessoas e é como se nada tivesse acontecido. Uma obra no metropolitano corre mal, atrasa-se anos, e é-nos dito que foram uns pequenos erros de cálculo. Não há obra pública que cumpra o orçamento e é considerado normal. Um Governo mente descaradamente sobre o valor do défice - o caso de 2002 é uma vergonha nacional que, claro está, nunca mais ninguém se lembrou de investigar para apurar responsabilidades - e toda a gente assobia para o lado.
Mas, e a bem da verdade, esta desresponsabilização não é, longe disso, exclusiva do Estado e demais entidades públicas; é um comportamento que atravessa toda a comunidade.
Um agente de segurança é baleado e não faltam vozes a pedir um enquadramento da situação. Um polícia dá um tiro à queima-roupa a um cidadão de quinze anos e fala-se dos problemas de fardamento das forças de segurança. Um banqueiro é preso por suspeita de graves irregularidades e aparece logo alguém a dizer que devem ser presos todos e, se assim não for, esse banqueiro deve ser libertado.
Resultado de imagem para Culpa? Qual culpa?
Num país que detesta a liberdade, este tipo de comportamento é normal. É que a outra face da liberdade é a responsabilidade. No fundo, não queremos ser mais livres porque não queremos ser mais responsáveis.
Não faz sentido condenar uma pessoa porque ela só faz sentido dentro de um certo, lá está, enquadramento social, profissional ou cultural. Logo a responsabilidade é do conjunto não individual.
Há medida que nos vamos desresponsabilizando vamos também alijando a nossa consciência de ser provido de vontade e livre arbítrio. Somos apenas parte de uma máquina, de um processo massificado que tudo nos dá e tudo nos perdoa.
É assim que se perde a consciência e os valores.
Quando deixamos de acreditar na nossa capacidade de julgamento e de acarretar com as consequências dos nossos actos, transferindo-as para o colectivo, deixamos de ser senhores das nossas próprias vidas.
E assim vamos criando um sistema que nos defende de nós próprios e que nos tira o mais precioso dos valores: a liberdade.


DN, 26 de Julho de 2009

Comentário: vale sempre a pena recordar o que foi escrito no passado não muito longínquo, e que permanece arquivado.
Falar de culpa em Portugal é não ter a noção do País em que vive. Um banco é conduzido à falência, houve diversos alertas, nada se fez. De quem é a culpa? Dos contribuintes.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário