sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Calexit. CALIFÓRNIA INDEPENDENTE? UMA IDEIA MUITO ANTIGA…

Apesar de se ter tornado uma notícia viral nas últimas semanas, trata-se de uma ideia com muitos e muitos anos
Nelson Abreu, em Los Angeles – Jornal Tornado, opinião

A Califórnia já foi um país independente antes de se separar do México e, ainda antes, de se juntar aos EUA. Houve sempre quem considerasse que seria natural o território do Oeste ser independente. Com o recente voto escocês, o movimento “Yes CAlifornia!“ tornou-se mais conhecido dentro e fora das fronteiras deste estado americano.

O presidente Donald Trump ameaçou[1], há apenas uns dias, os defensores desta ideia.

Já, em 2015, Louis Marinelli, presidente do “Yes California!”[2] identificara ao “The Los Angeles Times” os desafios deste movimento[3]. “Estamos a falar sobre a Califórnia sendo reconhecida como uma nação dentro de uma nação, como a Escócia no Reino Unido. Sentimos que a Califórnia é mais do que apenas um estado”. Poderíamos continuar a usar o dólar americano tal como o Equador, El Salvador e as Ilhas Virgens Britânicas. Esclarece este independentista.

Saliento que a Califórnia produz mais de um terço dos legumes do país e dois terços das frutas e nozes. Como a sexta maior economia do mundo, a Califórnia é mais poderosa que a França e tem uma população maior do que a Polónia. É o único estado a ter um governo com uma confortável maioria liberal, com políticas ambientais, económicas e valores sociais multiculturais e progressistas em desacordo com a maioria conservadora do mapa eleitoral nacional.

Ao que espera o “Yes Califórnia!“, na primavera de 2019 haverá um referendo onde os californianos votarão se este estado deverá, ou não, sair da união a que chamamos Estados Unidos da América. Para isso está em marcha uma iniciativa cidadã já para 2018 – aquando da eleição do novo governador. Há mesmo quem fale já de uma nova união com todos os estados da costa do pacifico.

Muito embora não se saiba exatamente o que poderá significar um voto a favor do sim, esta é uma possibilidade que se vai mostrando como uma nova forma de esperança para muitos dos cidadãos americanos dentro e fora do estado da Califórnia.

A Califórnia é já para muitos um Estado Santuário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário