sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Contas públicas: Em janeiro sobrou dinheiro, mas menos do que há um ano

No primeiro mês do ano houve um excedente de 625 milhões de euros. O resultado é pior do que o registado há um ano. Finanças justificam com queda de quase 6% da receita e crescimento da despesa.
No primeiro mês do ano as administrações públicas tiveram um resultado positivo de 625 milhões de euros. O valor é inferior ao registado há um ano, quando as contas públicas tiveram um superavit de 1.021 milhões.
Em comunicado, o ministério das Finanças justifica o resultado com uma queda de 5,7% na receita e um crescimento de 0,8% da despesa.
O gabinete de Mário Centeno explica que no lado da receita a quebra é justificada por fluxos de caixa que não vão ter impacto no défice deste ano, exemplificando com o que aconteceu em janeiro de 2016, quando foram registadas receitas de 150 milhões de euros de impostos sobre o consumo que na verdade respeitavam ainda ao ano anterior. Outros fatores destacados pelo governo são o aumento de 82 milhões de euros dos reembolsos de IVA, a queda de 40 milhões de euros das retenções de IRS, fruto de um novo modelo de declaração, e a subida de mais de 50 milhões de euros dos reembolsos de IRC.
O ministério de Mário Centeno sublinha, no entanto, que a receita de IVA cresceu 3,2%.
Os excedentes orçamentais são habituais no primeiro mês de cada ano.
Fonte: TSF
____________________________________________________________
Como é do conhecimento público o Posto Fixo da ADASCA, está localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário