sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

360º - Tudo o que pode voltar a mudar (outra vez) na Educação; e as novas crispações políticas: as offshores e a parcialidade de Ferro

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a Malásia confirmou que o meio irmão de Kim Jong-il foi assassinado com um gás químico altamente tóxico. Foram encontrados vestígios do químico letal VX, já usado como arma de destruição maciça, nos olhos e na cara de Kim Jon-am, meio-irmão, crítico e adversário do líder norte-coreano.

Cavaco Silva deu a primeira entrevista desde que deixou a Presidência da República. Na RTP justificou partes do conteúdo do livro 'Quinta-feira e Outros Dias' e acrescentou-lhe uns 'pozinhos'. O tema central foi mais uma vez Sócrates, com Cavaco a dizer que ficou completamente surpreendido com a sua prisão e o processo em que está envolvido.

Mas Jorge Lacão diz que há três momentos mal contados no livro de Cavaco. Ao Público, o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de José Sócrates afirma que os episódios do pedido de resgate, da negociação do OE de 2011 e da nacionalização do BPN estão descritos de forma não real, mas para "vexar" o ex-PM.

Os dois candidatos à presidência do Sporting tiveram o primeiro e único debate eleitoral. Mas mais que discussão, houve sobretudo lavagem de roupa suja. O Bruno Roseiro destaca os 7 pontos com que Bruno de Carvalho tentou ganhar votos e os 7 pontos do ataque de Madeira Rodrigues. No resto, estas 22 frases resumem o frente a frente.

Ainda no futebol, nota para a Liga Europa de ontem à noite e para o feito inédito da Bélgica, que tem três equipas nos oitavos de final: Anderlecht, Gent e Genk. Para o despedimento de Claudio Ranieri do Leicester, depois do surpreendente título de campeão inglês no ano passado. E para a abertura da jornada da I Liga com o Benfica-Chaves desta noite onde Rui Vitória já pode contar com Jonas.

A Suécia está revoltada com Portugal. Em causa o regime para atrair reformados estrangeiros, que os isenta de impostos nas pensões (cá e lá). A ministra sueca já teve uma "conversa séria" sobre o assunto com Mário Centeno.

No Reino Unido, a política sofre as consequências do BrexitOs independentistas do UKIP foram derrotados pelos trabalhistas nas intercalares de Stoke-on-Trent e falharam assim a o 'assalto' ao Parlamento britânico.



Outra informação relevante
Vem aí mais uma mudança na Educação apesar dos últimos bons resultados. O debate hoje de manhã no Parlamento pode dar mais pistas sobre o que vai mudar (ou ser revertido) de facto. Mas já é muito o que sabe: emagrecimento dos currículos, possível diminuição dos tempos de português e matemática, disciplinas semestrais, turmas mais pequenas e novo estatuto do aluno. A Marlene Carriço explica as mudanças, devidamente anotadas com o que pensam pais e pedem partidos.

Crispação 1. Os offshores são a nova guerra política que quer eclipsar o SMSgate. O PSD chamou todos os responsáveis pela máquina fiscal desde 2011 (o ex-secretário de Estado, Paulo Núncio, e o atual, Rocha Andrade, já quarta-feira) a explicar no Parlamento as transferências sem controlo de 10 mil milhões. Mas o debate já vai quente: na reunião da bancada parlamentar, Passos acusou Costa de uma atitude "reles e ordinária". E Núncio, ao DNnega responsabilidades.

Crispação 2. Ferro Rodrigues é acusado pela direita de pactuar com a "ditadura" da maioria do Parlamento.
O PSD falou numa "conivência" com a esquerda, o presidente da AR garantiu que a sua "imparcialidade é total" e o CDS decidiu queixar-se a Marcelo. Só que o Presidente decidiu antes almoçar com o visado.

(enquanto isso, Marcelo e Costa mantêm a sua aliança de otimismo, como se pode ler na entrevista de ambos à revista Monocle, que voltou a fazer uma edição sobre Portugal)

Agora uma notícia surpreendente. Pela primeira vez, o FMI defende a reestruturação das dívidas soberanas como a "única forma de retirar o melhor de uma má situação". A 'solução', publicada num artigo assinado por três altos responsáveis do Fundo, não nomeia países mas aponta à Grécia. 

Por cá, o Instituto de Medicina Legal está a ser investigado por um alegado desvio de cerca de dois milhões de euros. A ministra da Justiça foi informada mas manteve a nomeação da nova direção, que é suspeita no caso.

Em França, houve mais uma desistência na corrida presidencial. Yannick Jadot abdicou e vai (também) apoiar Benoît Hamom. Ou seja, a esquerda une forças contra Le Pen.

Dos EUA veio mais uma ameaça: Stephen Bannon, chefe de estratégia de Trump, disse que a relação entre a Casa Branca e os media "só vai piorar". E que o Presidente está "maniacamente concentrado" em cumprir aquilo que prometeu. Ora Donald Trump, em entrevista à Reuters, disse o que queria: voltar a ter o maior arsenal nuclear do mundo.



A nossa opinião



Os nossos Especiais
Há 100 anos, o czarismo caía na Rússia. Mas o sonho de uma democracia constitucional acabaria submerso pela sangrenta revolução de Outubro. É sobre a Rússia de 1917 que José Manuel Fernandes fala com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto no Conversas à Quinta

José Afonso morreu fez ontem 30 anos. O André Almeida Santos recordou os três últimos concertos do cantor, quatro anos antes da morte. Do Coliseu, em janeiro, a Coimbra, em maio, as memórias de quem subiu com Zeca ao palco para entoar algumas melodias eternas. Todos cantaram. Alguns choraram. Sobretudo neste momento. Era o adeus antecipado.



Notícias surpreendentes

Há 8 hábitos que podem mudar as nossas vidas antes das 8h00 da manhã. Estão descritos no bestseller "Manhãs Milagrosas", que acaba de chegar a Portugal. Bastam seis minutos antes de ir para o trabalho a programar o dia para ganhar motivação e energia. Ora leia e experimente.

Por falar em trabalho, este é um estudo que traz mais más notícias. Há profissões que vão desaparecer até 2050Como a de caixa de supermercado.

Continuamos a fazer o countdown para a madrugada dos Óscares com o estilo das nomeadas para melhor actriz. Eis a inconfundível (e omnipresente) Meryl Streep.

Como vem aí um fim de semana longo para alguns, deixo-o com um teste de conhecimento geral. Na era dos "factos alternativos", acha que sabe distinguir os limites entre a verdade e a ficção?

Estas fotos valeram a uma equipa de 15 fotógrafos portugueses vencer o World Photographic Cup que decorreu no Japão. Parabéns! As imagens são magníficas.

Agora que tem a informação essencial do dia, vá passando pelo  Observador para se manter atualizado. Não faltarão novidades


Bom fim de semana
(já em modo Carnaval, se estiver nessa onda, e com uma madrugada de Óscares de que falaremos segunda, fique com uma recomendação saudável em tempos propícios a excessos: comer 10 - dez! - porções de frutas e legumes por dia evita mesmo várias doenças)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário