quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Os sms que zangaram Marcelo. Os planos para o Montijo e Novo Banco



P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Trump marcou uma linha à Rússia e essa linha é a da Crimeia. Mas Moscovo já lhe disse não. 
Mais Trump? O Presidente da América sabia há semanas de uma mentira de um seu conselheiro - mas só agora o demitiu. E revelou ainda uma identidade que devia ficar secreta, com uma selfie inoportuna.

A presidente da Fed deu um impulso a Wall Street. Bastou um discurso optimista para a bolsa bater novo recorde. 
A Euronews vai ser (também) americanaA NBC quer comprar 25% do canal que chega a centenas de milhões de europeus.
A Champions só deu surpresasO Barcelona sofreu uma humilhação em Paris. E o Dortmund veio perder ao Estádio da Luz - com um monstro das balizas chamado Éderson a deixar o treinador alemão particularmente irritado.
Os desportistas do ano chamam-se Usain e Simone. Mas o momento alto da cerimónia dos prémios Laureus foi para "o momento desportivo do ano", direitinho para o fair-play da equipa de sub-12 do Barcelona. Ora veja se não é lindo

Hoje, as notícias são estas: 

Marcelo conheceu os sms de Centeno e Domingues (e não gostou). A história da súbita desavença do Presidente, que deixou o ministro em maus lençóis, passa por um amigo famoso de Domingues e por uma mensagem que referia o Presidente. A história está aqui - e deve ser acompanhada pela decisão da esquerda de deixar esses sms em segredo e pelo desagrado socialista com o puxão de orelhas presidencial (para além desta crónica do Manuel Carvalho sobre "a consagração da patranha").
Os planos da Lone Star para o Novo Banco são promissores. Passam por um convite a grandes empresas portuguesas, pela promessa de crédito de milhões para PME e de ficar em Espanha nos próximos anos. Resta saber se são promessas para português ver - ou se convencem o BdP e Governo a vender (a ver os detalhes aqui).
O Governo tem um plano para o aeroporto do Montijo. Que passa pelo pagamento sem recurso ao orçamento (mas sem almoços grátis), por um metro a passar na Vasco da Gama e pela duplicação dos voos para Lisboa (há mais por aqui). Os estudos indicam, porém, que o Montijo é a pior solução do ponto de vista ambiental - o que significa que vamos ter discussão, como antecipa o nosso Editorial. E é preciso encontrar modo de compatibilizar tudo com outras funções que o Montijo hoje tem. Quanto a Alverca, uma alternativa afastada, já tem outra ideia na mira.
Se estes são os temas principais, há umas notas curtas que gostaria de lhe passar:
O Governo vai tocar numa zona sensível sem envolver os parceiros. O tema é o das áreas protegidas.
O arranque da economia em 2016 deu uma almofada a Centeno. Se o ministro chegar ao fim do ano, terá boa probabilidade de celebrar um resultado positivo.
As refeições escolares vão contar para o IRSse forem incluídas na declaração.
A medicação para doentes oncológicos está a desaparecer - porque a indústria farmacêutica está menos interessada. Em causa está o preço baixo dos fármacos e, consequentemente, a sua pequena margem de lucro, diz o Jornal de Notícias.

Os filmes que vamos ver,

estão todos a passar no Festival de Berlim, onde o PÚBLICO tem o Jorge Mourinha. É por isso que lhe destaco hoje alguns dos textos que ele nos tem escrito de lá (que inveja, Jorge!), antecipando o que daqui a pouco tempo vamos ver nas nossas salas de cinema. Aqui vai uma síntese:
Tudo isto é apenas uma amostra, porque o Jorge Mourinha já viu mais e viu bons filmes. A nossa página especial sobre o Berlinale fica aqui, para ir lá espreitar quando lhe der jeito.

Hoje na agenda
  • Mário Centeno vai ao Parlamento, às 10h30. A audição é na comissão parlamentar de Orçamento mas, pelo sim pelo não, nós vamos acompanhá-la ao minuto (até porque Marcelo vai estar nas OGMA à mesma hora).
  • Governo e ANA assinam o memorando de entendimento sobre o aeroporto do Montijo, às 15h00.
  • O Bloco de Esquerda apresenta anteprojecto de lei de despenalização da morte assistida, pelas 18h00.
  • Começa o julgamento do caso “operação Fénix”, onde Pinto da Costa é arguido - com testemunhas surpresa convocadas pelo MP  e muito aparato policial à mistura
  • Donald Trump recebe o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sendo ainda incerto o que Trump tem para lhe oferecer.

Só um minuto 

Um português tirou Bowie do pedestalPara celebrar a vida dele e negar-lhe a morte, David Fonseca juntou vozes bonitas num disco de versões que o traz de volta à terra (e sabe tão bem ouvi-lo).
Um riso foi impresso no espaço. Olhando bem, a escultura mais parece um donut colorido. Mas quem a vir lá em cima sabe que representa "o riso da humanidade" e isso é reconfortante.
O amor é quando o Homem quiser. Sim, o dia dos namorados passou, mas como mostram estas fotos do Manuel Roberto, não há dias certos para mostrar o quanto gostamos de alguém.
É aqui que me despeço, com um abraço quente e o desejo de um dia bom. Nós, sim, aqui estaremos para o acompanhar com boas histórias e todas as notícias. 
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário