segunda-feira, 20 de março de 2017

360º - Como a Finlândia levou os seus alunos para o século XXI? E ainda: Teresa Leal Coelho aprovada e a Uber perde o n.º 2

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A Uber perdeu o seu n.º 2. Jeff Jones, que era presidente há menos de um ano, demitiu-se na sequência das polémicas sobre a cultura sexista e de assédio na empresa.

O FC Porto perdeu a oportunidade de passar para o primeiro lugar do campeonato. Depois de o Benfica empatar com o Paços de Ferreira, os portistas empataram com o V. Setúbal. Como escreve o Bruno Roseiro na crónica do jogo, "este domingo foi Dia do Pai, mas foi tudo menos dia de Espírito Santo".

Andaram o fim de semana de mãos na cabeça, tanto os jogadores do Benfica como os do FC Porto. Agora, olham todos para o calendário até ao final do campeonato (até nós: veja aqui). E no dia 1 encontram-se na Luz.


Informação relevante
Teresa Leal Coelho foi ontem aprovada como candidata do PSD à Câmara de Lisboa. Resultado da votação na Distrital: 23 a favor, um contra e dois em branco. Dito desta forma, até parece que todo o partido a considera a melhor candidata que alguma vez desceu à Terra.

Mas não é bem assim: ainda ontem à noite Marques Mendes aproveitou o seu espaço na SIC para criticar a “gestão política péssima” de Passos Coelho em Lisboa e para prever que “Medina já está eleito, resta saber se é com maioria ou não”.

Hoje de manhã, no Observador, Alexandre Homem Cristo escreve sobre o tema: "Ao recusar Cristas, o PSD desistiu de Lisboa (e das autárquicas). Sem autárquicas, sem discurso e sem projecto comum para derrotar a geringonça, o país desistiu de admitir PSD-CDS como alternativa".

O acordo com Bruxelas prevê o fecho de 180 balcões da Caixa Geral de Depósitos. O Público foi ver as perguntas feitas por deputados ao Governo sobre este tema e percebeu que o PCP está contra, o BE está contra, o PSD está contra, o CDS está contra e o PS (adivinhe...) está contra. Podia lá ser de outra maneira?

Jorge Sampaio continua a falar sobre a dissolução do Parlamento que levou à queda de Santana Lopes. Este fim de semana, negou que tivesse havido "uma coisa sinistra, combinada" e descreveu-se como uma pessoa "de boa fé".

A EDP aderiu ao programa PERES e, assim, poupou 19,4 milhões de euros. O Bloco de Esquerda já pediu explicações ao Ministério das Finanças.  A notícia foi avançada pelo DN.

António Tomás Correia e oito antigos gestores da Caixa Económica Montepio são acusados de irregularidades graves pelo Banco de Portugal. Porquê? Por financiamentos ao GES e ao filho do empreiteiro José Guilherme. A notícia é do Negócios.

O atacante no aeroporto de Orly tinha consumido álcool, cocaína e cannabis. Ziyed Ben Belgacem, de 39 anos, foi abatido depois de roubar uma arma a um militar e gritar que queria “morrer por Alá”.

Timor-Leste escolhe o seu PresidenteAs urnas já fecharam e os dois candidatos favoritos são Francisco Guterres Lu-Olo - apoiado pelos dois maiores partidos, Fretilin e CNRT - e António da Conceição.

Foi uma jogada muito inteligente: na sequência do escândalo sobre a falta de qualidade da carne brasileira, o Presidente Michel Temer convidou ministros, embaixadores e representantes de 27 países para jantarem numa churrasqueira. Foi uma jogada muito pouco inteligente: descobriu-se agora que a churrasqueira escolhida não usa carne brasileira (parece que fizeram uma excepção neste caso).

A última sondagem realizada em França mostra que Emanuel Macron está em primeiro lugar (26,5%), com Le Pen em segundo (26%). Hoje à noite há um debate importante que junta Fillon, Hamon, Le Pen, Macron e Mélenchon.


A nossa Opinião

  • Helena Matos escreve sobre a biografia de Jorge Sampaio: "Esta é a lição que Sampaio nos deu em 2004: em Portugal existe quem mande e os subalternos. Só percebendo essa lição se entende o fenómeno Sócrates e a tolerância face a António Costa".
  • João Carlos Espada escreve sobre os 60 anos do Tratado de Roma: "A natureza voluntária da União Europeia deverá agora ser reforçada por forma a que a estrutura da UE se torne mais flexível e mais aberta a escolhas diferentes por parte dos parlamentos nacionais".
  • João Marques de Almeida escreve "Os países liberais são ricos, os socialistas são pobres": "Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza".
  • Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre o 11 de Março: "Nestes tempos, em que é comum insultar quantos não militam no mesmo partido, ou não professam a mesma fé, é urgente recordar exemplos de respeito na diversidade das convicções políticas e religiosas".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre o comentador de “direita”: "O comentador de 'direita' é o proverbial idiota útil. Útil para a esquerda no poder, que assim finge velar pela liberdade de expressão. Útil para os 'media' avençados, que assim fingem 'pluralismo'”.

Os nossos Especiais
O que leva um país cujo sistema educativo o mundo se habituou a invejar a ajustar a sua estratégia? Simples: a noção de que o conhecimento já não é suficiente para os jovens. Alexandre Homem Cristo explica como a Finlândia já levou os seus alunos para o século XXI.

O cirurgião José Fragata, que há poucos dias implantou o primeiro coração artificial em Portugal, sentou-se para dar uma entrevista de vida à Marlene Carriço. Admitiu erros, falou sobre a competição na profissão e relatou um caso com contornos de milagre. É uma conversa fascinante, para ler aqui.

Foi o texto mais lido no Observador durante todo o fim de semana. Num excerto do livro "Hotel, os bastidores", da socióloga Inês Brasão, ficamos a conhecer o que os clientes não vêem. Há muito trabalho, alguns segredos e, como não podia deixar de ser, sexo.


Notícias surpreendentes

Os editores "malditos" Fernando Ribeiro de Mello, da Afrodite, e Vítor Silva Tavares, da &etc, são lembrados em duas exposições na Biblioteca Nacional. O que podemos aprender com eles?

Toda a gente que viu o filme "Instinto Fatal", com Sharon Stone, sabe do que estamos a falar. Afinal: aquela cena foi filmada com o consentimento da atriz ou não? O filme estreou há 25 anos mas a dúvida mantém-se.

São três lojas novas em Lisboa e a Ana Dias Ferreira, que tem uma grande sorte nestas coisas, já lá esteve. Se quer saber o que há na Versace, na Vintage Department e na megastore da Mango, só precisa de fazer pontaria e clicar exactamente aqui.

No mundo, só há três: Cognac, Armagnac e Lourinhã. São as únicas três regiões demarcadas de aguardente vínica em todo o planeta. A Ana Cristina Marques foi conhecer a nossa.

Pode ler o texto já, mas talvez seja conveniente deixar a aguardente propriamente dita para um pouco mais tarde. Entretanto, se quiser notícias, vá passando por aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário