O brasileiro Ney Matogrosso vai protagonizar a abertura do "Beja na Rua", festival que, entre 16 de junho e 15 de julho, promete transformar a cidade numa "enorme sala de espetáculos" ao ar livre.
O festival, que vai na 2.ª edição, tem caráter multidisciplinar e pretende celebrar as artes na rua, sendo promovido pela Zarcos -- Associação de Músicos de Beja, em parceria com associações e entidades do concelho, explicou hoje a câmara municipal.
A iniciativa, destacou o município, "é uma aposta de Beja na afirmação das indústrias criativas, que fazem desta cidade uma montra para criadores locais e convidados, onde a cultura local se funde com o que de melhor se faz ao nível nacional e internacional".
"Juntar universos e estéticas artísticas diferentes, potenciando projetos de fusão, é um dos objetivos do evento, que nesta 2.ª edição volta a transformar o centro histórico numa enorme sala de espetáculos e manifestações artísticas ao ar livre, palco de auditórios e galerias improvisadas", resumiu.
O espetáculo do cantor brasileiro Ney Matogrosso, que vai marcar a abertura do certame, no dia 16, é o primeiro anunciado pela organização.
"Ney regressa a Portugal para um grande espetáculo na Praça da República, onde vai apresentar-se com a exuberância que o caracteriza", pode ler-se no comunicado divulgado pelo município.
O cantor brasileiro vai apresentar na cidade alentejana o seu mais recente projeto, intitulado 'Atento aos Sinais', que inclui temas dos consagrados Caetano Veloso, Itamar Assumpção e Paulinho da Viola e dos emergentes Criolo, Vítor Pirralho ou Dani Black.
Apesar de não ter sido ainda divulgado o restante programa do 'Beja na Rua', ao longo das quatro semanas do festival, prometeu a autarquia, "muitos artistas" vão "rumar" à cidade.
Espetáculos musicais, animações de rua, intervenções de arte urbana, exposições, performances de dança e poesia e workshops vão ser "constantes" do evento, para que Beja possa mostrar a sua "alma criativa".
"O Beja na Rua é, acima de tudo, uma celebração: a celebração das artes na rua. Tudo está em aberto, com a certeza de que a criatividade e o envolvimento dos criadores locais são os aspetos centrais da iniciativa e que as nossas artes e tradições estão na rua. Para todos", frisou a câmara.
Fonte: Lusa
Foto: © Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário