segunda-feira, 3 de abril de 2017

360º - 30 respostas sobre o seu IRS. E ainda: Canelas expulsa jogador e um ensaio histórico de Vasco Pulido Valente sobre o "consenso"

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O jogador do Canelas que agrediu um árbitro durante um jogo foi ontem à noite expulso da equipa. “O atleta Marco Gonçalves nunca mais vestirá a camisola do CF Canelas 2010”, escreveu o clube em comunicado.

O que mostram as imagens: ao fim de dois minutos de jogo, Marco Gonçalves deu uma joelhada ao árbitro, que ficou com o nariz partido em três pontos e foi assistido no hospital.

O que diz o jogador: “Lembro-me de agarrar o árbitro, agora não sei como é que aconteceu aquilo. Não me lembro mesmo de ter agredido o árbitro”. E ainda : “Se isso for verdade, queria mesmo pedir desculpas ao árbitro, à família do árbitro, aos portugueses e à instituição de Rio Tinto [a equipa adversária]”.

Que clube é este? O CF Canelas 2010 tem como capitão Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, e vários jogadores (incluindo Marco Gonçalves) são da claque do FC Porto.  O clube tem estado envolvido em várias polémicas por causa de agressões durante jogos e chegou a ser alvo de um boicote pelos adversários. Nessa altura, o Observador foi visitar a sua sede - veja a reportagem aqui.

E o que dizem as estatísticas? Só esta temporada, houve 43 árbitros agredidos. Os números são da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, citados pelo JN.

Na Primeira Liga, o jogo foi outro: o Sporting venceu o Arouca por 2-1 depois de uma reviravolta de 87 segundos. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro faz as contas: "Faltam sete jornadas para o final da Primeira Liga, existem oito e sete pontos de atraso, respetivamente. Mas há duas jornadas, eram 12 e 11. É muito, muito difícil haver uma luta ainda a três. Quase impossível. Mas existe sempre uma primeira vez".


Informação relevante
Começou o prazo para entregar o Modelo 3 do IRS. Para que faça as coisas sem falhas, o David Almas responde às 30 perguntas mais frequentes.

Continuam as reações à hipótese de Mário Centeno ter sido sondado para presidir ao Eurogrupo.

  • Ontem à noite, Pedro Passos Coelho foi cauteloso: “Eu não estou em condições, nesta altura, de avaliar da plausibilidade dessa notícia [tradução: tenho dúvidas] e ainda ninguém, oficialmente, falou dela [tradução: tenho muitas dúvidas]. Mas diria que, se existe alguma plausibilidade [tradução: tenho mesmo muitas dúvidas], quer dizer, se realmente foi dirigido algum convite [tradução: não acredito], ou foi feita alguma sondagem [tradução: não acredito nada] e se o Governo encara a possibilidade de ter apoios suficientes para esse efeito [tradução: não acredito mesmo nada], eu acho muitíssimo bem para Portugal que isso possa ser uma candidatura assumida pelo próprio Governo”.
  • Marques Mendes foi mais direto no seu espaço de comentário na SIC, ao dizer que não acha o convite "muito credível": “Pensei que era uma partidinha do dia das mentiras".
Sobre o Novo Banco, Marques Mendes avançou que vai ter “menos 40 a 50 balcões do que o previsto e será obrigado a reduzir mais 600 trabalhadores, passando da meta prevista de 5900 para 5300”.

Politicamente, o Novo Banco continua a queimar. Passos Coelho pediu ao Governo que explicasse "porque é que só conseguiram vender 75% do banco". E Jerónimo de Sousa disse ontem que a venda é uma “má decisão”.

A Meo foi multada em 955 mil euros por não ter cumprido o contrato da rede de telefones públicos. A notícia é do Público.

Os cursos técnicos superiores profissionais, criados há três anos, já têm mais de 11.500 alunos, escreve Público.

Donald Trump deu uma entrevista ao Financial Times onde garante que "gostou muito" de Angela Merkel na reunião que tiveram em Washington. Ou seja: a polémica do vamos-dar-um-aperto-de-mão? foi uma ilusão. Na mesma entrevista, o Presidente americano elogia o comportamento da UE pós-Brexit e ameaça agir sozinho contra a Coreia do Norte caso a China não faça nada. Nota: dentro de dias, o Presidente Xi Jinping vai a Mar-a-Lago.

Lenin Moreno, candidato do partido no poder no Equador, foi declarado vencedor nas eleições presidenciais com 51% - mas há acusações de fraude. O seu opositor, o banqueiro Guillermo Lasso, escreveu no Twitter: "Não somos parvos". Já houve confrontos.

Até aos ataques de Paris, a lista da Europol de suspeitos de terrorismo tinha 18 nomes - agora tem 9 mil. A informação é dada pelo responsável pelo Departamento de Assuntos Legais e Políticos da Europol, em entrevista ao DN.


A nossa Opinião

Helena Matos escreve sobre as rendas: "O primeiro-ministro investe o dinheiro da Segurança Social no sector imobiliário. Os auto-denominados parceiros sociais assistem mudos e calados a este negócio de alto risco".

Alexandre Homem Cristo escreve sobre "a mentira como arma política": "Nas presidenciais francesas, as notícias falsas são maioritariamente favoráveis a Le Pen. Ainda não existem provas do envolvimento russo. Mas as coincidências falam por si. Putin sabe por onde navegar".

João Carlos Espada escreve sobre o Brexit: "A saída do Reino Unido da União Europeia não deve ser confundida com uma saída da Europa. Podemos e devemos continuar unidos, na variedade, com espírito de compromisso e de moderação".

Manuel Villaverde Cabral escreve sobre o Novo Banco: "Também no Novo Banco o governo optou, como de costume, por adiar os verdadeiros problemas que estão por resolver. Prefere minimizar os custos no curto prazo enquanto espera por um milagre".

Lucy Pepper escreve sobre "o síndroma do especialista": "Em Portugal, se alguma pessoa é especialista em alguma coisa (pode ser um neurocirurgião ou um varredor de ruas), essa pessoa é a única pessoa autorizada a conhecer qualquer facto ligado à sua área".

Ruth Manus escreve sobre "o machismo carinhoso": "Muitas vezes o machismo aparece de uma forma sutil - quase carinhosa - que pode não soar diretamente como agressão, mas que nos agride, nos fere e nos ameaça da mesma forma".

Vasco Pulido Valente escreve um imperdível ensaio histórico sobre os efeitos do "consenso" político em Portugal: "Conduziu invariavelmente às piores catástrofes, quando não conduziu ao longo monopólio do poder de um único partido".


Os nossos Especiais

“Lidei de perto com a droga e com a violência doméstica”. Nesta entrevista de vida, Garret McNamara fala sobre a infância, sobre as dificudades e sobre a superação.
"Manitas de Plata" são colombianas bem vestidas que roubavam carteiras de luxo de norte a sul de Portugal. A Rita Ferreira conta a história de uma avó, uma filha, três netas e uma sobrinha


Notícias surpreendentes

Começa esta segunda-feira (e prolonga-se até domingo) a Estação Imagem, encontro de fotografia que acontece todos os anos em Viana do Castelo. Há muito fotojornalismo premiado para ver, do Gerês a Jerusalém. Aqui estão as principais exposições.

Acha o canibalismo pouco civilizado? (Espero que não precise de hesitar muito na resposta.) Mas Bill Schutt, que acaba de editar o livro Cannibalism: A Perfectly Natural History, explica que foi prática corrente na Europa até ao século XX.

Fátima Lopes apresentou em Lisboa a sua coleção outono/inverno 2017-18 num desfile individual aberto por Marisa Cruz. "É uma sensação de vitória", diz a estilista. Mostramos-lhe a coleção em 30 fotos.

A NASA publicou 14o mil novas imagens, vídeos e conteúdos num novo arquivo online. Estas são as 20 mais icónicas.

E assim começamos mais uma segunda-feira. Vai ser uma semana cheia de notícias, por isso vá passando por aqui para conhecer as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário