Inauguração a 8 de abril
“Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M” no Museu do Vidro
A exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M”, pertencente à Coleção Lutz H. Holz, é inaugurada no Museu do Vidro, na Marinha Grande, no próximo sábado, 8 de abril, pelas 17h00. A entrada é livre.
Numa combinação de inovação, design, arte e ciência do vidro, a exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M.” dá-nos a conhecer alguns dos melhores exemplares em vidro de Murano produzidos pela fábrica, realizadas através de processos inovadores à época por mestres vidreiros e designers.
As peças em exibição pertencem à coleção de Lutz H. Holz que iniciou a sua coleção de vidro de Murano há 12 anos quando comprou as três primeiras jarras. Nos meses que se seguiram começou “a aprender mais sobre vidro, através de livros, visitas a museus e da minha primeira visita a Murano”. A sua “paixão pelo vidro estava a crescer e transformou-me num colecionador”, admite.
O tema central da sua coleção é o vidro de Murano do séc. XX. As peças da A.Ve.M. são uma parte importante e especial da coleção.
Fundada em Murano - Veneza no ano de 1932 por Galliano Ferro, Emilio Nason e Antonio-Luigi Ferro, em parceria com os seus dois filhos Ottone e Egidio, a Arte Vetraria Muranese - A.Ve.M. deu um importante contributo para a introdução do design no fabrico de vidro em Murano, tendo contado com a colaboração de artistas e designers como Vittorio Zecchin, Giulio Radi, Giorgio Ferro e Anzolo Fuga.
A exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M” pode ser visitada no Museu do Vidro, de 8 de abril a 1 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário