Nos dias 31 de março e 1 e 2 de Abril, celebraram-se os Dias Europeus do Artesanato. Trata-se de uma iniciativa europeia comemorada de diferentes formas em 18 países da Europa que visa a promoção e o desenvolvimento do artesanato na Europa e que este ano teve por tema “ Criar laços”.
O CEARTE, assumindo a sua missão de entidade vocacionada para o artesanato e o património, concretizou várias iniciativas em todo o país, designadamente:
  1. Edição e lançamento do livro “ à procura de Praticas sábias” em parceria com a Universidade de Aveiro A obra trata uma das matérias mais atuais e decisivas para o futuro do artesanato em Portugal – a ligação entre o artesanato o design e os territórios. E trata-a de modo científico, aspeto a realçar num setor onde a produção de conteúdos é escassa e muitas vezes superficial. A autora, faz o levantamento e a análise das principais abordagens à parceria entre Artesanato (que no livro é designado por Técnicas Artesanais) e Design, feitas nos últimos 25 anos em Portugal, num total de 34 projetos e nas quais é possível ver a intervenção direta ou indireta do CEARTE, se não em todas na sua grande maioria, mostrando como, nas palavras da autora “o artesanato é engenho impulsionador e inovador de criatividade em design” com significativa importância para o desenvolvimento dos territórios.
O livro foi apresentado por uma das designers mais conhecidas no mundo pelo trabalho de parceria entre designers e artesãos - Lucy Niemeyer
  1. Oficinas abertas em 10 locais diferentes do país, nas áreas dos Têxteis da Encadernação, da Conservação e Restauro e da Cerâmica e Vidro em locais como Coimbra, Semide, Castro Daire, Sertã, Lisboa, Ansião e Vila Verde
  2. Exposição de Tapeçaria nas Artes do Têxtil mostrando produtos altamente inovadores, de elevada qualidade e de grande aceitação no mercado. São verdadeiras obras de arte executadas por mulheres em formação profissional, mas ancoradas em processo criativos orientados por formadores do CEARTE especialistas em estilismo e design de moda.
  3. Participação na Futurália com  demonstração da saída profissional Técnico/a de Multimédia/ Fotografia desenvolvendo, em interatividade com o público sessões de fotografia de estúdio, em que os visitantes participaram de forma ativa na execução da fotografia e como modelo fotográfico.
Com todas estas atividades o CEARTE criou ligações e procurou contribuir para a valorização social e profissional do setor do artesanato.