David Dinis, Director
|
Na Venezuela, a oposição marcou nova manifestação para hoje: "A resistência pacífica manter-se-á nas ruas até que Nicolás Maduro entenda que deve respeitar a Constituição", justificou o líder da oposição. A grande manifestação de ontem teve, infelizmente, tudo o que se podia esperar: milhões na rua, tensão, violência e até mortes - já se contam duas manifestantes críticas do Governo e um militar, segundo as informações desta noite. As imagens são impressionantes e assustadoras.
Da Síria vem outra triste (e revoltante) confirmação: os testes comprovam a utilização "irrefutável" de gás sarin em ataque químico. Palavra da Organização para a Interdição das Armas Químicas. O que se segue, não sabemos.
Da série "razões para ter esperança" vem outra notícia: foi encontrada uma nova super-Terra numa estrela bem próxima de nós. LHS 1140b é o seu nome e está a 39 anos-luz de distância do nosso Sol. A Teresa Serafim dá-nos uma visão à distância.
Na Champions, Leonardo Jardim já fez história. Lá está, outra boa nova: o treinador português qualificou o Mónaco para as meias-finais, sendo a primeira vez que uma equipa lá chega depois de começar a prova numa pré-qualificação. Entre os portugueses, só Mourinho fez melhor que ele.
As notícias do dia
Na nossa manchete está, hoje, o fim das marcas Portugal Telecom e Meo. Não, não é ainda uma decisão final, mas o grupo francês dono da PT está a avaliar a mudança das marcas da empresa de telecomunicações, incluindo o Meo. A Altice fala de uma "estratégia global" de uniformização da sua imagem. O certo é que o tema já está no relatório e contas de 2016.
Ainda na economia: o Banco de Portugal quer que gestores do Haitong vão à escola. Se quiser, digo de outra forma: cursos de formação, designadamente, sobre boa governação.
Mais a sério: o FMI diz-se preocupado com a banca portuguesa, sobretudo com a curta redução do malparado.
Informação útil, via Negócios: as escrituras vão ter de dizer como são pagas as casas. Cheque, dinheiro ou transferência?
A caminho da política, anote que a solução para precários do Estado encravou nos sindicatos (a Raquel Martins explica melhor do que eu porquê).
Registe ainda esta promessa do Governo sobre reformas antecipadas: a proposta vai ser melhorada, diz o DN.
Ontem no Parlamento, a esquerda impôs dois objectivos a Costa para 2018: salário mínimo nos 580 euros e reforma do IRS mais ousada. Foi na discussão do Programa de Estabilidade, o documento que ainda tem (meio) desafio a Bruxelas, mas que leva o Ricardo Cabral, aqui no Tudo Menos Economia, a perguntar isto: "Ir para além da troika, novamente?"
O ministro da Defesa é o entrevistado de hoje do PÚBLICO e Renascença. E traz duas novidades: Portugal vai propor a Trump um Centro de Segurança Atlântico nas Lajes; os militares não vão travar o aeroporto do Montijo. E traz também um statement: a reacção ao caso dos comandos "honra o Exército".
Mas como não há dia sem Marcelo, aqui está a última do Presidente aos partidos (via Renascença): bom era antecipar as legislativas e juntá-las com as europeias (lá para Maio de 2019). Alguém dá o primeiro passo?
Alguém deu, um outro passo. Há uma demissão no PSD de Lisboa - e por causa das autárquicas, diz a TSF.
Para nos pôr a pensar
1. A primeira morte em anos pôs as vacinas na agenda - e ainda bem que assim é, porque foi uma morte sem sentido, aquela que aconteceu ontem, como contam a Joana Gorjão Henriques e a Romana Borja-Santos, num texto onde se explica como tudo aconteceu. Porque o país ficou em choque, não tardou uma reacção. Há uma nova orientação da DGS às escolas (que é importante ler, caso tenha os seus por lá), alertas ainda mais veementes da Comissão Técnica de Vacinação e de especialistas como o David Marçal. Acto seguinte, o Governo entreabriu uma porta para a discussão que já aí estava: vamos ter, ou não, a obrigação de vacinar os filhos? Mas, dito isto, voltemos ao princípio: em 10 perguntas e respostas, o que é o sarampo e como funciona a sua vacina? E a seguir podemos ir a uma origem desta história: como é que duas mães que não vacinaram os filhos explicam as suas decisões? Cuidado: a reportagem que encontrará neste último link pode bem deixar-lhe alguma irritação (mas é um retrato fiel da conversa da Romana com essas duas mães).
Seguimos em frente, porque tenho ainda duas belas histórias para lhe contar - e mais um trabalho que é importante ler.
2. Eles queriam dar aos filhos “a melhor escola possível”. Por isso, construíram-na. Escolas não faltam em Mafra, mas nenhuma oferecia aquilo que queriam. Um grupo de encarregados de educação de um colégio no concelho decidiu, por isso, abrir os cordões à bolsa e construir “a melhor escola possível”, a que reunia tudo o que imaginavam para o local de ensino dos filhos. E que tal está a correr, Margarida?
3. E se o Porto inventasse um Obamacare em versão Habitar? Mudou-se para o Porto para implementar um projecto de reabilitação na freguesia do Bonfim. E, um ano depois, chegou a Campanhã. No Habitar Porto, criado por Aitor Varea Porto, arquitectos e educadores sociais buscam uma outra cidade. Com habitação a preços justos, dizem eles. Mariana, agora pergunto-te eu: dizem bem?
4. A revolução de Mélenchon virou do avesso as eleições francesas. Inspirado nos populistas de esquerda latino-americanos e nas Primaveras Árabes, o candidato de esquerda entrou de rompante no grupo de quatro que disputa este domingo a passagem à segunda volta nas presidenciais. Porque Melénchon é único, porque vai ouvir falar muito dele - e porque não sabemos até onde irá, a Clara Barata traçou-lhe o perfil e recuperou as sondagens, acrescentando ainda as suas principais propostas aos franceses.
Hoje na agenda
- O Parlamento discute a reforma das florestas: cinco propostas de lei do Governo e dois projectos de lei do BE, que a tutela pretende implementar até junho;
- Uma cimeira com 29 países na Ilha Terceira tenta lançar um centro internacional de investigação dos Açores para o Atlântico;
- O Papa Francisco preside hoje ao consistório, no Vaticano, em que será decidida a data e o local da canonização de 37 beatos, entre eles os pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta.
- José Mourinho tenta chegar mais longe na Liga Europa na recepção ao Anderlecht, depois do empate (1-1) na Bélgica. Objectivo? Para já, os quartos-de-final.
Só mais um minuto
"Conheço a pessoal ideal para ti!" Está a chegar a app para marcar encontros a amigos. É isso mesmo: a Liliana Borges descobriu uma nova aplicação no mercado que deixa nas mãos dos amigos a escolha do par ideal e a correspondência perfeita.
Parece-lhe assustador? Então veja esta: o Facebook vai apostar no poder da mente para escrever mensagens. Explicando melhor: a ideia é desenvolver uma tecnologia que permita, por exemplo, às pessoas escrever e-mails utilizando apenas o pensamento.
Mas tudo estará sempre bem enquanto encontrarmos histórias como esta, a de um "miniconcerto" de violino no meio das ruínas de Mossul. Ameen Mukhad diz que fez um apelo à união. Cá para nós, é muito mais do que isso.
Ora veja as imagens, inspire-se nelas. Que o seu dia seja assim: inspirador. Nós aqui estaremos, para lhe dar conta de como o mundo vai girando.
Até já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário