quinta-feira, 20 de abril de 2017

Um especial sobre sarampo// o fim da marca PT// Venezuela, para donde vas


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Na Venezuela, a oposição marcou nova manifestação para hoje:  "A resistência pacífica manter-se-á nas ruas até que Nicolás Maduro entenda que deve respeitar a Constituição", justificou o líder da oposição. A grande manifestação de ontem teve, infelizmente, tudo o que se podia esperar: milhões na rua, tensão, violência e até mortes - já se contam duas manifestantes críticas do Governo e um militar, segundo as informações desta noite. As imagens são impressionantes e assustadoras
Da Síria vem outra triste (e revoltante) confirmação: os testes comprovam a utilização "irrefutável" de gás sarin em ataque químico. Palavra da Organização para a Interdição das Armas Químicas. O que se segue, não sabemos.
Da série "razões para ter esperança" vem outra notíciafoi encontrada uma nova super-Terra numa estrela bem próxima de nós. LHS 1140b é o seu nome e está a 39 anos-luz de distância do nosso Sol. A Teresa Serafim dá-nos uma visão à distância.
Na Champions, Leonardo Jardim já fez história. Lá está, outra boa nova: o treinador português qualificou o Mónaco para as meias-finais, sendo a primeira vez que uma equipa lá chega depois de começar a prova numa pré-qualificação. Entre os portugueses, só Mourinho fez melhor que ele.

As notícias do dia  

Na nossa manchete está, hoje, o fim das marcas Portugal Telecom e Meo. Não, não é ainda uma decisão final, mas o grupo francês dono da PT está a avaliar a mudança das marcas da empresa de telecomunicações, incluindo o Meo. A Altice fala de uma "estratégia global" de uniformização da sua imagem. O certo é que o tema já está no relatório e contas de 2016.
Ainda na economia: o Banco de Portugal quer que gestores do Haitong vão à escola. Se quiser, digo de outra forma: cursos de formação, designadamente, sobre boa governação.
Mais a sério: o FMI diz-se preocupado com a banca portuguesa, sobretudo com a curta redução do malparado.
Informação útil, via Negóciosas escrituras vão ter de dizer como são pagas as casasCheque, dinheiro ou transferência?
A caminho da política, anote que a solução para precários do Estado encravou nos sindicatos (a Raquel Martins explica melhor do que eu porquê).
Registe ainda esta promessa do Governo sobre reformas antecipadasa proposta vai ser melhorada, diz o DN.
Ontem no Parlamento, a esquerda impôs dois objectivos a Costa para 2018salário mínimo nos 580 euros e reforma do IRS mais ousada. Foi na discussão do Programa de Estabilidade, o documento que ainda tem (meio) desafio a Bruxelas, mas que leva o Ricardo Cabral, aqui no Tudo Menos Economia, a perguntar isto: "Ir para além da troika, novamente?"
O ministro da Defesa é o entrevistado de hoje do PÚBLICO e Renascença. E traz duas novidades: Portugal vai propor a Trump um Centro de Segurança Atlântico nas Lajesos militares não vão travar o aeroporto do Montijo. E traz também um statementa reacção ao caso dos comandos "honra o Exército".
Mas como não há dia sem Marcelo, aqui está a última do Presidente aos partidos (via Renascença): bom era antecipar as legislativas e juntá-las com as europeias (lá para Maio de 2019). Alguém dá o primeiro passo?
Alguém deu, um outro passo. Há uma demissão no PSD de Lisboa - e por causa das autárquicas, diz a TSF.

Para nos pôr a pensar

1. A primeira morte em anos pôs as vacinas na agenda - e ainda bem que assim é, porque foi uma morte sem sentido, aquela que aconteceu ontem, como contam a Joana Gorjão Henriques e a Romana Borja-Santos, num texto onde se explica como tudo aconteceu. Porque o país ficou em choque, não tardou uma reacção. Há uma nova orientação da DGS às escolas (que é importante ler, caso tenha os seus por lá), alertas ainda mais veementes da Comissão Técnica de Vacinação e de especialistas como o David Marçal. Acto seguinte, o Governo entreabriu uma porta para a discussão que já aí estava: vamos ter, ou não, a obrigação de vacinar os filhos? Mas, dito isto, voltemos ao princípio: em 10 perguntas e respostas, o que é o sarampo e como funciona a sua vacina? E a seguir podemos ir a uma origem desta história: como é que duas mães que não vacinaram os filhos explicam as suas decisões? Cuidado: a reportagem que encontrará neste último link pode bem deixar-lhe alguma irritação (mas é um retrato fiel da conversa da Romana com essas duas mães).
Seguimos em frente, porque tenho ainda duas belas histórias para lhe contar - e mais um trabalho que é importante ler.
2. Eles queriam dar aos filhos “a melhor escola possível”. Por isso, construíram-na. Escolas não faltam em Mafra, mas nenhuma oferecia aquilo que queriam. Um grupo de encarregados de educação de um colégio no concelho decidiu, por isso, abrir os cordões à bolsa e construir “a melhor escola possível”, a que reunia tudo o que imaginavam para o local de ensino dos filhos. E que tal está a correr, Margarida?
3. E se o Porto inventasse um Obamacare em versão Habitar? Mudou-se para o Porto para implementar um projecto de reabilitação na freguesia do Bonfim. E, um ano depois, chegou a Campanhã. No Habitar Porto, criado por Aitor Varea Porto, arquitectos e educadores sociais buscam uma outra cidade. Com habitação a preços justos, dizem eles. Mariana, agora pergunto-te eu: dizem bem? 
4. A revolução de Mélenchon virou do avesso as eleições francesas. Inspirado nos populistas de esquerda latino-americanos e nas Primaveras Árabes, o candidato de esquerda entrou de rompante no grupo de quatro que disputa este domingo a passagem à segunda volta nas presidenciais. Porque Melénchon é único, porque vai ouvir falar muito dele - e porque não sabemos até onde irá, a Clara Barata traçou-lhe o perfil e recuperou as sondagens, acrescentando ainda as suas principais propostas aos franceses. 

Hoje na agenda
  • O Parlamento discute a reforma das florestas: cinco propostas de lei do Governo e dois projectos de lei do BE, que a tutela pretende implementar até junho;
  • Uma cimeira com 29 países na Ilha Terceira tenta lançar um centro internacional de investigação dos Açores para o Atlântico; 
  • O Papa Francisco preside hoje ao consistório, no Vaticano, em que será decidida a data e o local da canonização de 37 beatos, entre eles os pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta.
  • José Mourinho tenta chegar mais longe na Liga Europa na recepção ao Anderlecht, depois do empate (1-1) na Bélgica. Objectivo? Para já, os quartos-de-final.

Só mais um minuto  

"Conheço a pessoal ideal para ti!" Está a chegar a app para marcar encontros a amigos. É isso mesmo: a Liliana Borges descobriu uma nova aplicação no mercado que deixa nas mãos dos amigos a escolha do par ideal e a correspondência perfeita.
Parece-lhe assustador? Então veja esta: o Facebook vai apostar no poder da mente para escrever mensagens. Explicando melhor: a ideia é desenvolver uma tecnologia que permita, por exemplo, às pessoas escrever e-mails utilizando apenas o pensamento.
Mas tudo estará sempre bem enquanto encontrarmos histórias como esta, a de um "miniconcerto" de violino no meio das ruínas de MossulAmeen Mukhad diz que fez um apelo à união. Cá para nós, é muito mais do que isso.
Ora veja as imagens, inspire-se nelas. Que o seu dia seja assim: inspirador. Nós aqui estaremos, para lhe dar conta de como o mundo vai girando.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário