sábado, 27 de maio de 2017

Descontentamento marca comemorações do Dia Nacional do Bombeiro

Resultado de imagem para Descontentamento marca comemorações do Dia Nacional do Bombeiro
As comemorações do Dia Nacional do Bombeiro vão este ano ser marcadas pelo descontentamento devido à lei de financiamento e declarações do secretário de Estado sobre a comparticipação aos voluntários que integram o combate aos incêndios.

Apesar de a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assegurar que este "mal-estar" não vai afetar a data, que se assinala no domingo em Cascais, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa já ameaçou que não vai estar presente nas comemorações e outras, como a do distrito de Santarém, anunciaram que vão marcar presença, mas como forma de protesto.

"Este descontentamento e mal-estar não vão, em circunstância alguma, beliscar o grande dia de homenagem aos bombeiros portugueses. O que une os bombeiros é muito mais importante do que aquilo que nos possa desunir", disse à agência Lusa o presidente da LBP.

Porém, Jaime Marta Soares admite que os bombeiros vivem um "momento conturbado criado por terceiros", apelando para o "reforço da união e espírito de coesão e não de decisões isoladas".

Em causa estão as declarações do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) no parlamento, em que afirmou que a comparticipação aos bombeiros que integram o DECIF vai manter-se nos 45 euros por dia, sublinhando que um bombeiro recebe, ao final do mês, 1.350 euros, montante que totaliza uma despesa para o Estado de 22 milhões de euros por ano.

Estas afirmações de Jorge Gomes geraram revolta em algumas corporações de bombeiros, que exigem um pedido de desculpas, uma vez que o secretário de Estado omitiu que os bombeiros não podem ser escalados 24 horas consecutivas durante 30 dias seguidos.

Também o presidente da LBP criticou estas declarações, considerando que não correspondem à realidade, além de exigir que a comparticipação deve ser aumentada, uma vez que não sofre qualquer alteração há vários anos.

Outro dos motivos de descontentamento relaciona-se com a lei de financiamento às associações humanitárias de bombeiros, aprovada em 2015 pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

Apesar do financiamento se manter nos 25,7 milhões de euros de 2016, este ano há 210 corporações de bombeiros que vão receber menos dinheiro, enquanto outras 203 viram o seu orçamento aumentado.

Com esta lei, o financiamento às corporações de bombeiros passou a ser feito de acordo com critérios assentes no risco e na atividade dos corpos de bombeiros, como índice do risco de incêndio, número de ocorrência, população, área geográfica e número total de operacionais.

As federações dos bombeiros dos distritos de Lisboa e Setúbal já chamaram a atenção para os efeitos gravosos da aplicação desta lei, tendo as corporações do distrito de Setúbal avisado que não têm condições financeiras para garantir a operacionalidade no DECIF deste ano.

Numa reunião que decorreu esta semana e em que estiveram presentes 15 das 18 federações, a LBP ficou mandata para marcar uma reunião urgente com o secretário de Estado para que esta lei seja alterada.

Depois de o secretário de Estado ter estado na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, o PSD, CDS/PP e Bloco de Esquerda questionaram o Ministério da Administração Interna sobre o financiamento aos bombeiros e o DECIF para este ano.

Jaime Marta Soares afirmou que estas questões são para ser tratadas com o Governo, por isso sublinhou que "não vai misturar as coisas" e nas cerimónias do Dia Nacional do Bombeiro vai dar destaque às homenagens e ao momento que considera histórico, que é a entrega por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do estandarte nacional à Liga.
Além do presidente da República, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, também participa na cerimónia.

Fonte: Lusa
Foto: © Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário