Um areal de 120 metros, uma piscina flutuante para adultos e crianças, restaurante e parque de estacionamento - não falta nada na primeira praia do Alqueva, no Guadiana, incluindo uma bandeira azul
A primeira praia do maior lago artificial da Europa, o Alqueva, vai abrir ao público no Centro Náutico de Monsaraz, no dia 1 de junho, qual prenda para todas as crianças – e famílias – da região. Uma piscina flutuante para crianças e adultos, bar e restaurante, zona relvada à sombra e estacionamento com 120 lugares são algumas das comodidades desta praia, entretanto galardoada com Bandeira Azul.
O novo areal, com 120 metros de extensão, tem espaço para centenas de banhistas estenderem as toalhas, ao sol ou à sombra de 20 toldos e árvores, gozando da paisagem do grande espelho de água do Alqueva. Na água, uma estrutura flutuante dá forma a uma piscina de 100 metros quadrados, com zona para crianças e adultos, e solário.
Garantidos estão também uma torre de vigilância com nadadores-salvadores, posto médico, duches, chuveiro duplo com lava pés e rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade, uma valência que se estende ao parque de estacionamento, com lugares para pessoas com mobilidade reduzida. Os visitantes da praia terão também à disposição um bar/restaurante que ali já existe, assim como um parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.
A praia, que recebeu já as classificações de Praia Acessível e de Praia Saudável, conquistou também a bandeira azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, tornando-se assim «uma das duas únicas praias com esta distinção em todo o interior sul de Portugal», segundo José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Esta é a primeira praia do Grande Lago Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, com uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo. Ali não faltam atrativos para passar férias, desde desportos náuticos como vela, ski ou passeios em canoa e kayak, a caminhadas e trilhos para percorrer de bicicleta e alojamentos para famílias.
Texto e foto | Fonte: Revista Evasões
Nenhum comentário:
Postar um comentário