quarta-feira, 14 de junho de 2017

Desalojados por incêndio recebem “onda de solidariedade” da comunidade portuguesa

Resultado de imagem para Desalojados por incêndio recebem “onda de solidariedade” da comunidade portuguesa
Umas por chamada telefónica, outras através do Facebook. Vários portugueses contactaram o centro comunitário português com ofertas de ajuda para os portugueses afetados.
O centro comunitário português recebeu uma “onda de solidariedade” com ofertas de ajuda para os portugueses afetados pelo incêndio numa torre de habitação no noroeste de Londres, afirmou esta quarta-feira o diretor, Lino Miguel.
“Recebemos umas largas centenas de chamadas, as pessoas responderam em massa”, confirmou o responsável à agência Lusa. Chegaram também contactos através da rede social Facebook.
 O Centro de Apoio à Comunidade Lusófona foi envolvido por coordenar, em conjunto com o Consulado Geral de Londres e a Missão Católica Portuguesa, o plano de contingência para situações de emergência que afetam cidadãos lusófonos.
O dispositivo foi acionado muito cedo perto das 3h00 horas porque, por coincidência, um dos residentes no bloco é João Dias, coordenador do Programa Escolhas no centro comunitário. O plano prevê assistência com alojamento, alimentação, roupas e outros produtos pessoais, documentação e até apoio psicológico. A prioridade foi localizar e saber do estado de saúde dos residentes portugueses, nenhum dos quais está em risco de vida.
“As pessoas estão realojadas, escolheram ficar em casa de amigos”, indicou. A principal preocupação passou para encontrar roupa, calçado e produtos de higiene, tendo já sido recebidos alguns donativos.
Nas imediações do edifício, a comunidade local também se mobilizou, oferecendo bebidas a residentes desalojados, polícias, bombeiros e jornalistas. Na Igreja e centro comunitário de Latymer chegou um volume elevado de donativos, nomeadamente fraldas, sapatos, brinquedos, roupa e produtos alimentares. Uma voluntária dirigiu-se aos jornalistas pelas 13h00, indicando que já tinham suficiente e que não tinham capacidade para receber mais.

Fonte: Lusa
Foto: ANDY RAIN/EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário