quarta-feira, 14 de junho de 2017

Um inferno em Londres// Fisco investiga futebol português// Guia para o fim do roaming

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
A noite de Londres voltou a transformar-se num inferno, com um incêndio de largas proporções a deixar muita gente presa num edifício de 27 andares, mesmo no centro da cidade. Há registo de vários mortos e de 30 pessoas levadas para o hospital. Mas não se sabe ainda como começou o fogo. A Liliana Borges deixou aquias imagens e os dados que já conhece.
Macron deixou a porta da UE aberta ao Reino Unidono primeiro encontro da primeira-ministra reeleita com um líder europeu. David Cameron e um dos ministros de May também entram na pressão, mas por um soft Brexit. Mas para Theresa May, a pressão é dupla: o acordo com os unionistas irlandeses está quase pronto, mas já é alvo de críticas.
O procurador americano foi ao Senado fazer um "statement": a acusação de um conluio com os russos “é uma mentira detestável". Durante as quase duas horas e meia de audição, Jeff Sessions irritou os senadores democratas por se ter negado a testemunhar sobre as conversas com Trump. Entretanto, o Presidente abriu caminho a um reforço militar no Afeganistão, uma decisão que parece ser pouco pacífica na sua própria Administração, diz o The New York Times.
Mais a Sul, a Colômbia assistiu ao primeiro casamento a três. Isso mesmo: são três homens, um casamento - e uma relação poliamorosa.
No futebol nacional, não há amor à vistaO FC Porto revelou novos emails e voltou a acusar o Benfica de “esquemas de arbitragem”.

As notícias do dia

Não é só Ronaldo: a investigação à evasão fiscal no futebol europeu chega a Portugal, com o envolvimento do Fisco numa operação transnacional. A notíciafaz a nossa manchete, onde o Luciano Alvarez conta o que está a ser investigado e como a operação chegou a CR7 (que arrisca uma multa dura) e a outros jogadores de topo do futebol espanhol. A defesa do melhor do mundo está aqui.
Outra notícia do dia, importante para quem mora em Lisboa: o Fundo da Segurança Social comprou um edifício de Taveira à CGD para juntar serviçosconta a Liliana Valente. O preço? 50 milhões de euros.
No Porto, a notícia das últimas horas é esta: Moreira e o PS juntos a exigir a Costa que candidate a cidade à sede da Agência Europeia do Medicamento. Mas Costa não deu grande esperança de sucesso. E, vai daí, o Amílcar Correia conclui, no nosso editorial: Portugal é Lisboa e não se fala mais nisso. Atenção: já há petição a caminho, com apoio do Bloco.
Pelo meio, os autarcas querem saber mais sobre a descentralização.Em concreto, estas são as dúvidas e os pedidos (que também envolvem dinheiro, claro).
A propósito de dinheiro, na energia a polémica tem pano para mangas: a Ana Brito conta hoje que o regulador depende de dados da EDP e REN para fixar novas rendas do sector (chama-se a isto uma pescadinha de rabo na boca). Também esta manhã, o DN acrescenta um ponto: Governo e regulador dizem não saber os termos de um acordo com o Governo anterior, que será importante para determinar quem paga o quê a quem.
A CGD guardou dois milhões de eurosPara pagar aos administradores que foram dispensados, conta o Jornal de Negócios.
E já sabe o que diz Marcelo sobre a polémica da TAP? Que não fala de Lacerda, nem da nova equipa, mas que gostava de ver discutido um novo modelo de nomeação. Fernando Pinto já pensa noutros voos: "A TAP pode ir para a bolsa e ser um sucesso", diz ao Negócios.
Em risco estão as quotas de género para as empresas. O diploma está literalmente nas mãos de cada um dos 18 deputados do CDS, explica a São José Almeida.
Na Saúde, uma novidade útil: o Governo considera a hipótese de algumas vacinas obrigatórias serem dadas nas farmácias. Mas o Bloco discorda, acrescenta oJN. E há também uma esperança: o mercado dos genéricos ainda tem caminho a fazer, garante o presidente da Associação do sector.

Outras leituras

1. Guia sobre o fim do "roaming": afinal, o que muda? Depois de 10 anos a ouvir falar no fim do roaming, os utilizadores de telemóveis vão finalmente poder fazer chamadas, enviar mensagens e navegar na Internet sem custos acrescidos, dentro dos 28 países da União Europeia. Mesmo abrangendo apenas este conjunto de países, há razões para saudar a decisão - mas também há limites a ter em conta e dúvidas que só vamos esclarecer mais à frente. Para que possamos perceber isto melhor, a Rosa Soares fez um guia sobre o que muda e o que precisa de saber.
2. A crise no Golfo Pérsico pode ser o fim para a Al Jazira? "Imagine que a CNN desaparecia dos EUA". Impossível, não é? Agora mude de cenário: os países na origem do bloqueio ao Qatar estão a pressionar para que encerre a Al Jazira, o canal de televisão pan-árabe, mas o Governo de Doha já advertiu de que não vai ceder. Resistirá? E o que vale realmente a Al Jazira, no panorama do Médio Oriente? É uma conquista para a liberdade de expressão ou um arma contra o Ocidente? Samantha Schmidt, do Washington Post, conta o que se passa e o que está por trás de tudo.
3. A princesa Leonor gosta de Kurosawa. E quando confessou o seu gosto por cinema japonês, a futura rainha de Espanha viu-se no meio de uma tempestade no TwitterÉ assim tão estranho numa criança de 11 anos? A Catarina Lamelas Moura foi perguntar a especialistas.
4. Por que é que uma mãe se arrisca pelos filhos? Pergunta e responde a Teresa Serafim, que começa assim este texto: "Está a mãe rato com as suas crias acabadinhas de nascer e eis que surge um gato assanhado. A mãe pressente que os filhos correm perigo e enfrenta o gato. Naquele momento não se importa com a sua vida, o que interessa são os pequenos ratos. Mas o que leva a mãe a arriscar ser ferida pelas garras do gato? Agora uma equipa de cientistas descobriu a razão científica, que pode explicar o instinto protector da mãe"Quer descobrir também? 
5. Na Alta de Lisboa, as novas casas são o embrulho dos velhos problemas? Até aos anos 80, as barracas e casas de alvenaria eram a porta escancarada da pobreza na zona norte de Lisboa. Era urgente urbanizar, pôr fim às barracas e consolidar um território que se queria partilhado: entre realojados e quem queria comprar casa nova em Lisboa. Era este o plano da câmara, em 1984, para urbanizar o Alto do Lumiar. Trinta anos depois, o que lá está não é o que estava no plano, pois não, Margarida David Cardoso?

A agenda de hoje
  • A ministra da Justiça recebe a Associação Sindical dos Juízes, tentando evitar a greve anunciada para Agosto;
  • Os deputados ouvem o Governo sobre descentralização, num momento decisivo para percebermos se vai, ou não, haver consenso para o dossiê;
  • Portugal volta a emitir dívida, procurando aproveitar os juros descendentes cobrados no mercado secundário;
  • O Banco de Portugal diz como vai a nova concessão de crédito a particulares e empresas em abril - assim como sobre a evolução do malparado;
  • O banco central americano deve subir as taxas de juro, pela segunda vez este ano, aproveitando o bom ritmo da economia;

Só mais um minuto...

E ainda falta dizer-lhe que um ex-ministro convenceu um mendigo a escrever a história da vida dele. E que esse livro se tornou um best-seller. E como é que não havemos de começar o dia com um sorriso?
Nós vamos ficar por aqui, para lhe contar as histórias do dia. E eu voltarei com oEnquanto Dormia na próxima sexta-feira.
Tenha um dia feliz, um bom feriado também. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário