quarta-feira, 14 de junho de 2017

GOVERNO RASGA COMPROMISSOS NEGOCIADOS E TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA VÃO PARALISAR SETOR DA SAÚDE

GREVE AGENDADA PARA OS DIAS 21 E 22 DE JUNHO
E POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DE 29 DE JUNHO

21 DE JUNHO: MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM FRENTE AO MINISTÉRIO DA SAÚDE
 Indignado com a atitude do Governo, que rasgou os compromissos negociados, o STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica acabou de decretar greve para os dias 21 e 22 de junho e por tempo indeterminado a partir de 29 de junho. No dia 21 de junho realizar-se-á ainda uma Manifestação Nacional em frente ao Ministério da Saúde.
 É de recordar que, no dia 12 de dezembro de 2016, o Governo assinou o acordo que permitia criar as carreiras dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica em regime de CIT e CTFP, determinando a discussão pública em BTE dos projetos de diploma, sem que se tenham verificado impedimentos ao percurso legislativo das novas carreiras. No dia 18 de maio, o Ministério da Saúde reforça este acordo, estabelecendo mais um acordo negocial sobre as matérias complementares das carreiras. No dia 1 de junho, o Secretário de Estado da Saúde informa o STSS que a Secretaria de Estado do Orçamento pretendia chumbar os projetos de diploma que teriam de ser presentes a reunião de secretários de estado. No dia 5 de junho confirma-se o “chumbo do orçamento”, determinando que o STSS decretasse a greve nesse mesmo dia.

MANIFESTAÇÃO NO PRIMEIRO DIA DE GREVE
21 de junho, em frente ao Ministério da Saúde
No dia 21 de junho, primeiro dia de greve, os TSDT vão efetuar uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, em protesto pela discriminação de que são vítimas. Sendo um processo que se arrasta há 16 anos, com prejuízos que se cifram em muitas dezenas de milhares de euros destes trabalhadores, o STSS já fez saber ao Governo que, agora, a greve só terminará com a aprovação das carreiras em Conselho de Ministros, atribuindo todas as responsabilidades ao Governo pelos imensos prejuízos que irão ser causados aos utentes do SNS.

                                                            
GREVE AFETARÁ PRATICAMENTE TODOS OS SERVIÇOS DE SAÚDE
São cerca de 10 mil profissionais em exercício nos serviços públicos de saúde
Recorde-se que no final do ano passado, os TSDT realizaram uma greve histórica de 15 dias seguidos, com taxas de adesão a rondar os 80% diariamente. Uma luta que ficou para a história destas profissões e que paralisou o SNS – Sistema Nacional de Saúde. Os TSDT são constituídos por 19 profissões e abrangem áreas como as análises clínicas, a radiologia, a fisioterapia, a farmácia, a cardiopneumologia, entre muitas outras, num total de cerca de 10 mil profissionais em exercício nos serviços públicos de saúde. Esta greve afetará assim praticamente todos os serviços de saúde, com especial incidência nos blocos operatórios, altas e internamentos hospitalares, diagnósticos diferenciados em todas as áreas de intervenção clínica, planos terapêuticos em curso, distribuição de medicamentos, prevenção em saúde, etc.


Vice-presidente do Sindicato
Luís Dupont
T. 963 018 046

Nenhum comentário:

Postar um comentário