quarta-feira, 14 de junho de 2017

Alunos, escolas e empresas juntos para encontrar mais saídas profissionais

A II Feira Vocacional e Profissional juntou 900 alunos e dezenas de entidades formadoras e empregadoras e incluiu um concurso de ideias.
 
Decorreu nos dias 25 e 26 de maio, no Parque de Feiras e de Exposições de Aveiro, a II Feira Vocacional e Profissional, atividade incluída no Roteiro Vocacional e Profissional (atividade n.º 3 do projeto CLDS 3G Aveiro). Este evento teve como principal objetivo dar a conhecer aos alunos dos 9.º e 12.º anos as ofertas formativas, escolares e de emprego. O propósito focou-se em orientá-los nas possíveis escolhas para o seu futuro. Participaram cerca de 900 alunos e mais de 65 entidades, entre agrupamentos de escolas, escolas profissionais, empresas, universidades, comunidade académica, instituições e forças armadas.
Os visitantes puderam contactar com as diferentes ofertas existentes e presentes na feira e ainda foi possível usufruírem de um programa de atividades, numa área lounge, que passou pela moda, dança, palestras, aulas fitness, showcooking, demonstrações militares, artes marciais, entre outros.
Na manhã do dia 25, no âmbito da ação de formação “+ Empreendedorismo” (actividade n.º 2 do CLDS 3G), realizou-se a “apresentação das ideias” (Concurso). Essas ideias, treze no total, foram apresentadas a um júri e as selecionadas terão direito a um prémio de pré-incubação no Polo de Incubação do Município de Aveiro.
Durante a tarde do mesmo dia realizou-se a final do concurso “A tua ideia conta” (atividade n.º 8 do CLDS 3G Aveio). Esta final compreendeu a apresentação por parte de 12 grupos de alunos, das suas ideias, resultantes de um trabalho de acompanhamento em contexto de sala de aula. Este concurso teve a envolvência, numa primeira fase, de cerca de 350 alunos do ensino secundário e profissional do concelho de Aveiro.


Sensibilização de empresários
No âmbito da Feira Vocacional e dirigido especialmente a entidades empregadoras, decorreu, no dia 26, o encontro “Emprego. Quem?” (atividade n.º 6 do CLDS 3G Aveiro: Sensibiliza). Esta sessão de trabalho visou sensibilizar os empresários e entidades empregadoras locais para uma participação dinâmica na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social, ao mesmo tempo que levou todos a refletirem acerca da empregabilidade e dos seus desafios. Foram promovidos momentos de reflexão acerca de 3 temáticas relacionadas com o emprego, nomeadamente “o mercado de trabalho inclusivo”, a “igualdade de género” e a “integração no mercado de trabalho”.
Neste encontro participou um leque de 15 moderadores e oradores que, eficazmente, vieram estimular os presentes a refletirem sobre a empregabilidade.
Ainda neste âmbito, e para finalizar as atividades, decorreu uma sessão de speedrecruitment, (atividade n.º 5 do CLDS 3G Aveiro) que permitiu que 24 candidatos à procura de trabalho tivessem a oportunidade de se dar a conhecer a seis entidades recrutadoras, com a finalidade de serem inseridos profissionalmente. Esta atividade contou com a colaboração do GIP do Município de Aveiro e do GIP da Associação Industrial do Distrito de Aveiro.

Fonte:Correio do Vouga

Nenhum comentário:

Postar um comentário