segunda-feira, 12 de junho de 2017

Em Marche para uma maioria// May ends in June?// Atraso na ADSE

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Macron ganhou outra vez. Desta vez, as legislativas. Com uma abstenção recorde, a "República em Marcha" tornou-se “o” partido de França, na primeira volta das legislativas de ontem. As outras formações lutam pela vida - sobretudo os socialistas. Pode ler aqui a nossa síntese, ou aqui o minuto-a-minuto, com outros detalhes relevantes. Sobretudo, vale a pena ler ou guardar estes textos do Jorge Almeida Fernandes ("A reinvenção da V República"), José Pacheco Pereira ("Se Macron prosseguir em França a mesma política de austeridade dos últimos anos, os demónios que parece apaziguar levantar-se-ão todos de novo."), Rui Tavares ("A esquerda nunca pode ser indiferente de que lado da história se está") e da Teresa de Sousa ("Merkel e Macron: a última oportunidade").
Theresa May remodelou o Governo para tentar segurar o partido. Mas ainda ninguém parece muito seguro de que o consiga - e um dos grandes sintomas de fragilidade é a negociação difícil com o DUP, o novo parceiro que vem da Irlanda. Aqui, o Alexandre Martins explica por outras palavras por que razão a piada do momento é "May ends in June". E aqui a Bloomberg dá contas das mudanças no gabinete. Por outro lado, também vale a pena passar os olhos por isto: "Feel the Corbyn, ou isto não é a América?"
O Qatar resiste à pressão - e não vai retaliar ninguém. O ministro do interior garantiu ontem que os cidadãos "dos países amigos" ficarão seguros no país, mesmo que vários países do golfo tenham retirado os seus embaixadores do Qatar. Sobre o que se passa no Golfo Pérsico, também há um artigo importante a ler: "Tempestade no Golfo ou a mais perigosa crise desde a invasão do Kuwait em 1990". É do Jorge Almeida Fernandes.
E por cá continua a novela de Verão do futebol: afinal, há mesmo emails do Benfica (mas ninguém se lembra do conteúdo). Ah! E o FC Porto vendeu a sua mais recente estrela ao AC Milão.

As notícias do dia

Aqui está a nossa manchete de hojeSó lá para Setembro a ADSE vai receber novos beneficiários. O objectivo foi assumido pelo Governo no início de 2016, mas, passado quase um ano e meio, a abertura da ADSE a novos beneficiários continua a marcar passo. A principal razão? A Raquel Martins explica, lembrando também todas as decisões suspensas por esta mudança. E ainda esta polémica: a ADSE pode pedir dados pessoais dos trabalhadores aos serviços?
A mais recente polémica da política nacional é esta: a nomeação de Lacerda Machado para a TAP é uma "pouca vergonha"? PSD e Bloco dizem que sim, numa coincidência de críticas improvável. O PS já devolveu as críticas (mas só a Passos). Enquanto a TAP vai descendo no ranking das companhias aéreas (notícia da TSF), é Marques Mendes vai levantando a moral da companhia, anunciando uma equipa por fechada - e dizendo-a "equilibrada".
Mas Passos já tem outra linha de ataque: o Governo anda de um lado para o outro em "campanha e propaganda".
Ainda bem quente está o dossiê EDPo Estado está há um ano para cortar 46 milhões aos ganhos da EDP. Mas já promete cortar 500 milhões mais à frente. 
Mas a concorrente Iberdrola também tem um problema: uma barragem sua ameaça inundar uma reserva potencial de lítio.
Falando em lítio, carregar um carro eléctrico vai passar a ter um preço: o Governo ainda não diz qual é, mas já sabe onde vai cobrar, diz o JN.
Bom negócio parece ser o dos manuais escolares usadosA “Uber” dos manuais cresceu, atraiu capital de risco e 11 municípios. História contada pela Bárbara Reis.
Uma história que vem do passado: o Paulo Pena conta-nos hoje a história do acordo secreto de Merkel que isolou Schäuble e Maria Luís Albuquerque. E pelo meio havia um ministro francês que hoje é bem conhecido: Emanuel Macron.
Falando em presidentespara Marcelo, o Dia de Portugal durou 28 horas e acabou no Brasil. A reportagem em São Paulo é da Luísa Pinto e da Sibila Lund.

Outras leituras

1. O mais solitário entre os homens. Um rapaz de 20 anos entra na floresta e quer perder-se para sempre. Durante 27 anos viveu no limiar da civilização. O jornalista Michael Finkel ouviu-o e escreveu Fora do Mundo, livro onde Christopher Knight revela tudo para depois se esconder. A Isabel Lucas entrevistou-o, começando assim: "Se tudo tivesse corrido bem, esta história nunca teria sido contada."
2. A arte de parecer ciência com truques de circo. Continuamos nos livros, mas aqui com uma pré-publicação. Os autores deste são da Comunidade Céptica Portuguesa, que promove o uso do pensamento crítico apoiado na ciência. E aqui desmascaram a pseudociência, como terapias alternativas, o movimento antivacinas e o engraçadismo da ciência nos jornais. Este sábado, foi apresentado na Feira do Livro de Lisboa. Se abrir as primeiras páginas, verá qual é o segredo.
3. O segredo para os exames? Comer, dormir e… estudar. Em época de exames nacionais, a vida de um estudante muda. Provavelmente deixar-se-á tomar pela ansiedade e pode comer demais ou dormir de menos. A Bárbara Wong foi ouvir alguns especialistas e deixa as suas recomendações.
4. E o segredo de Nadal? Qual é? Pela enésima vez, o tenista espanhol mostrou que ainda não está acabado: sobreviveu às lesões, à ascensão de Novak Djokovic, à tomada de poder de Andy Murray e ao regresso de Roger Federer e conquistou, após um jejum de três anos, mais um título do Grand Slam, o 15º. O Pedro Keul responde-nos àquela pergunta óbvia: este homem existe mesmo?

A agenda de hoje
  • O Parlamento debate a retirada de três offshore da lista negrasem pareceres do Fisco - mas também a redução de rendas na energia;
  • O Governo recebe os sindicatos da Administração Pública, para discutir a integração de precários;
  • O INE divulga a o índice de preços no consumidor relativo a maio (traduzindo do economês, a inflação);
  • Dia de provas de aferição do ensino básico: Português do 8.º ano; Matemática e Ciências Naturais do 5º ano;
  • A selecção portuguesa de futebol volta a concentrar-se e vai começar a preparar a participação na Taça das Confederações, que começa no final da semana na Rússia.

Só mais um minuto...

Vai ficar a trabalhar na semana dos feriados? Este texto é para si - com uma mão cheia de sugestões da Lucinda Canelas para meter no buraco da agulha (ou do calendário), mesmo sem abdicar de um jantar com o rio à vista ou um copo ao fim da tarde.
A propósito, cuidado com as temperaturaselas vão ultrapassar os 30 graus em vários pontos do país.
Nós aqui ficaremos, sempre à distância de um clique, para o manter actualizado sobre tudo o que acontecer (e o que há para fazer).
A descansar ou a trabalhar, tenha um dia feliz. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário