domingo, 25 de junho de 2017

Eu, Psicóloga: Amizade entre homem e mulher existe ou sempre vai haver interesse sexual?

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo EvolutionaryPsychological Science revelou algo interessante sobre a amizade entre homens e mulheres heterossexuais. Ao que tudo indica, tanto eles quanto elas tendem a se relacionar de maneira diferente com os amigos do sexo oposto.


Os homens, por exemplo, são os que se sentem mais atraídos pelas amigas mulheres. De acordo com a responsável pelo estudo, April Bleske-Rechek, a ideia era pesquisar a amizade entre homens e mulheres por vieses evolutivos. Dessa maneira, ela buscou entender como os instintos de acasalamento evoluíram para que pudéssemos ter experiências não sexuais com o sexo oposto.

Ela explica que, embora nos pareça natural que homens e mulheres sejam amigos, esse é um padrão de comportamento novo em termos evolutivos. A verdade é que do ponto de vista biológico e mais animal mesmo, a ideia de que criaturas do sexo oposto se relacionem sem a intenção de procriar é meio bizarra.

Apenas amigos?

Bleske-Rechek usou como metodologia de estudo a aproximação de pessoas do sexo oposto em um ambiente universitário. Inicialmente, os pares responderam a algumas perguntas em dupla e, depois, separados. Essas questões envolviam desde status de relacionamento até nível de atração que sentiam pelo amigo com quem fizeram os testes.

Os resultados mostraram que homens enxergam suas amigas mulheres de uma maneira diferente da que as mulheres enxergam seus amigos homens. Os rapazes sentem mais atração por suas amigas do que as moças sentem pelos seus amigos, mas as diferenças não foram assim tão grandes. Na verdade, de acordo com os pesquisadores, essa divergência não é estatisticamente significativa.

Por quê?

Para os pesquisadores, isso pode ter a ver com o fato de que os voluntários não falaram sobre amigos que têm, e sim sobre pessoas de quem se aproximaram apenas para responder a pesquisa, com quem já dividem o ambiente comum, que, no caso, é a universidade.

A pesquisa ainda não é conclusiva, até mesmo porque é preciso responder a outras perguntas dentro da mesma temática, sendo que uma das mais importantes dela é: houve vantagem evolutiva para amizades não românticas entre pessoas heterossexuais do gênero oposto?

De qualquer forma, para os pesquisadores ficou claro que, quando pensam em amigos do sexo oposto, os homens tendem a se lembrar mais de alguma mulher por quem se sentem atraídos.

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário