terça-feira, 13 de junho de 2017

“Há Festa na Aldeia” regressa a Vilarinho de São Roque

Vilarinho de S. Roque, a mais isolada aldeia do Concelho de Albergaria-a-Velha, na Freguesia de Ribeira de Fráguas, volta a receber, no fim de semana de 17 e 18 de junho, o festival regional “Há Festa na Aldeia”. As ruas da aldeia recebem um mercado de rua, são animadas com grupos deambulantes de música e teatro, uma sessão de showcooking, a apresentação do livro “O Povo que Ainda Canta” e um grande concerto na noite de sábado, que este ano está a cargo dos Anaquim.

 Ao longo dos dois dias, Vilarinho de São Roque abre-se aos visitantes e promove os seus produtos, tradições e gastronomia, sempre com o envolvimento da população residente. A iniciativa “Almoce e Jante Connosco” permite que os visitantes experimentem diversos pratos locais, que são preparados e servidos nas casas dos moradores. Amélia Castro, Manuel Vidal, Luísa Coutinho e Miguel Santos Oliveira abrem as portas de suas casas e apresentam comida regional, com preços que variam entre os 12,5 e os 15 euros por adulto (crianças entre os seis e os 12 anos pagam metade), refeição que inclui entradas, prato, sobremesa e bebida. Inscrições e mais informações podem ser solicitadas para o endereço hfa@adritem.pt. “Almoce e Jante Connosco” é a única atividade do Há Festa na Aldeia sujeita a marcação e com custos para o visitante, todas as outras iniciativas são gratuitas.

A edição de 2017 começa no sábado, 17, com um passeio fotográfico, a que se segue a abertura do Mercado da Aldeia. Tiago Pereira, realizador, documentalista, músico, apresenta o livro “O Povo que Ainda Canta”, pelas 16h30, no Centro de Atividades Radicais e Ambientais (antiga escola primária), uma iniciativa integrada no ciclo “Encontros com Letras”, promovida pela Biblioteca Municipal. Tiago Pereira fez várias recolhas em Vilarinho de S. Roque, que foram incluídas na série de documentários exibidos pela RTP, “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”.

 No sábado à noite é a vez de Anaquim, banda de música moderna portuguesa, nascida em Coimbra, em 2007. Liderados por José Rebola, os Anaquim têm diversas influências de cantautores portugueses, dos quais se destacam Fausto, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, mas também da canção francesa, da música country e do blue grass. O último álbum da banda, “Um Dia Destes”, foi lançado o ano passado e conta com parcerias de outros artistas nacionais, como Jorge Palma e Luísa Sobral.

No domingo, pelas 19h00, o Grupo Coral do “Há Festa na Aldeia”, acompanhado pela Jobra, apresenta o tradicional concerto no Largo da Igreja, que marca o encerramento das festividades. Antes, pelas 16h30, a Donaldeia – Associação e Promoção de Desenvolvimento Rural, promove um showcooking, que vai ter lugar no Regatinho, um dos lugares mais emblemáticos de Vilarinho de S. Roque. 

A animação musical e teatral durante o fim de semana está a cargo de Somnium, Ecos da Memória, Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, Os Bugalhos, Grupo Reacreativo e Cultural de Telhadela e Projeto Oxalá.

O “Há Festa na Aldeia” é um festival regional promovido pela Adritem – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria nas aldeias de Areja (Gondomar), Burgo (Felgueiras), Ul (Oliveira de Azeméis) e Vilarinho de São Roque. O evento conta com a parceria da Câmara Municipal e o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e da Avilar. A iniciativa envolve a população local, não apenas no fim de semana de 17 e 18 de junho, mas também nos meses anteriores, onde são desenvolvidas diversas oficinas com a população. Este ano foi realizado um workshop de carpintaria e outro de macramé (“A Aldeia é um Jardim”), além do Coro da Aldeia. Estará ainda patente ao público a exposição de fotografias de galinhas, do autor holandês Alex Ten Napel, que fotografou aves em todo o mundo, incluindo Vilarinho de S. Roque, cuja fotografia está na origem do cartaz do “Há Festa na Aldeia” 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário