quinta-feira, 31 de agosto de 2017

AUTONOMIA E INTERDEPENDÊNCIA

Autonomia é a qualidade de ser livre, de ter liberdade de ação e de tomar decisões sem interferências de quem quer que seja. De ter liberdade de fazer escolhas.
Aquele que possui autonomia deve, portanto, possuir qualificações que o capacitem a agir de forma autônoma, caso contrário, desastres e muita confusão, irão acontecer, sem sombra de dúvidas.
A interdependência é qualidade inerente de sermos dependentes de outros, na execução de algo. Atualmente, a interdependência é vital nas atividades do homem contemporâneo, essencialmente porque o conhecimento se expande de forma geométrica, e é humanamente impossível conhecer tudo. Nosso corpo, nossos sistemas atuam de forma interdependente, razão pela qual a vida prossegue. A partir do momento que um deles falece ( por exemplo sistema muscular, todo corpo falece). Assim é a vida, somos totalmente dependentes um do outro e a vida prossegue porque temos esta cooperação, mas infelizmente o ser humano em grande maioria não compreendeu este ciclo da natureza, deixando-nos egocêntricos e infelizes.
E cada vez mais as pessoas se especializam... E sabem muito, de uma pequena parcela de determinado campo da ciência.
Assim, cada vez mais dependemos do conhecimento do outro.
Em outubro de 1975 aceitei o desafio de cuidar de uma fábrica de rações, sem entender praticamente nada nesta área. Já me passaram esta incumbência porque sabiam que gosto de me envolver em novos desafios.
Mas, eu aprendi muito observando o trabalho dos outros, e ouvindo as pessoas em suas rotinas laborais.
Aprendi muito mais ouvindo e vendo, do que apenas estudando!
Descobri no chão de fábrica, que existem pessoas muito felizes exercendo um trabalho simples, repetitivo, e em ambiente insalubre. Insalubre em função de ruídos de máquinas, e do pó de cereais.
Elas são felizes porque elas sabem que são úteis, são necessárias. Sabem que fazem parte de um time, e se orgulham disso.
Os operários numa fábrica conhecem a sua rotina e sabem o que fazer quando algo sai da normalidade. Pouquíssimas vezes recorrem a auxílio da chefia. A experiência é um aliado invencível!
Eles possuem autonomia e eles trabalham em interdependência. E eu aprendi uma lição muito importante com os operários: Servir o outro é a chave para tudo dar certo.
Isso não se vê nas instâncias superiores. Porque a arrogância toma o lugar da humildade!
A humildade é imprescindível porque todos detestam aqueles que se julgam estrelas. Quem não é humilde não serve ninguém... Ele prefere ser servido!
O homem precisa ser mais espiritual... Mais reflexivo...
A meditação nos esvazia de nós mesmos... E é o segredo para sermos sempre mais felizes!
E é só isso que importa de fato! Deus nos criou do barro... Ele quer suas criaturas sempre felizes...
O cristão é feliz porque o amanhã daquele que crê é maravilhoso, e ele entende que o melhor está por vir!
Curitiba, 30 de agosto de 2017.
João António Pagliosa

Engenheiro Agrónomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário