sábado, 5 de agosto de 2017

Centro de Formação para Paderne










Uma parte dos terrenos da antiga empresa Faceal, em Paderne, vai ser ocupada pelo “4 Sea–International Academy”, um novo Centro de Formação que se propõe aproximar a formação profissional das reais necessidades da economia do mar e que deverá ficar operacional dentro de dois anos.
O projecto, que foi apresentado esta Quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira, integra a criação de um pólo de formação de excelência para o sector marítimo e portuário, reparação naval de embarcações de recreio, entre outras valências complementares.
A responsabilidade do empreendimento é da Martrain, uma cooperativa sem fins lucrativos vocacionada para a formação e prestação de serviços no sector marítimo e portuário, à qual a Câmara Municipal de Albufeira cedeu a título gratuito, por um período de 40 anos, 4 hectares (de um total de 22) dos terrenos da antiga Faceal.
A formação será da responsabilidade da Associação de Estudos e Ensino do Mar (AEMAR), que tem experiência na área há mais de 26 anos.
Também a Universidade do Algarve entra no projecto, através de um protocolo que visa o desenvolvimento de actividades de cooperação, nomeadamente na área da investigação científica e desenvolvimento tecnológico.
A formação irá decorrer em ambiente real, com recurso a simuladores (navegação, máquinas e comunicações), um tanque especialmente construído para o efeito e oficinas dotadas do mais recente equipamento.
Complementarmente à formação, o projecto irá disponibilizar instalações de invernagem e reparação naval de embarcações de recreio, com formação on-the-job em áreas fundamentais para o sector.
O presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa sublinhou que este é “um investimento sustentável e unificador que irá fortalecer o Concelho no seu todo e projectar, ainda mais, o nome de Albufeira a nível internacional.” Para além de todas as outras vantagens, contribuirá, também, para “a reabilitação de toda área edificada, que se encontra praticamente em ruínas.”
Fonte: O Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário