sábado, 5 de agosto de 2017

Manhã de sábado: Como eles tomam conta de idosos 24h por dia

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Não é um trabalho de assistente social, nem de fisioterapeuta nem de enfermeiro. É tudo isto em um. Estas são as histórias de quatro portugueses que cuidam de idosos 24h por dia, num país estrangeiro.
Dirigentes partidários do PSD em Lisboa e Oeiras, a autarquia de Odivelas, liderada pelo PS, e mesmo um responsável da própria Segurança Social estão entre os convidados da Huawei nas viagens à China.
Parceira da PT e NOS, da música ao surf, com forte aposta na inovação, a tecnológica chinesa quer ultrapassar a Samsung e ser líder de vendas em 5 anos. Está no meio da polémica do 'Huaweigate'.
O antigo administrador da PT, Rafael Mora, revelou à justiça que Salgado chamava Zeinal Bava e Henrique Granadeiro à sede do BES e ali era ele quem "mandava".
À crise financeira e económica, junta-se a maior das crises institucionais. A Venezuela prepara-se para ter dois parlamentos rivais e cada lado tem o seu Supremo Tribunal. A conciliação é possível?
Uma portuguesa ficou ferida quando enfrentou um veículo militar durante uma manifestação contra a instalação da Assembleia Constituinte, disseram à Lusa fontes próximas da vítima.
Mo Farah é o menino querido da Team GB e deixou os adeptos em delírio com mais um ouro nos 10.000 metros na abertura dos Mundiais. Ele é o Bolt do fundo. E também está a fazer a sua despedida.
Em tribunal, Ronaldo declarou-se inocente e explicou que não percebe nada de impostos, tendo confiado nos assessores. Acrescentou ainda que gostaria de voltar a Inglaterra, onde nunca teve problemas.
21 postais vão ser "enviados" a alguns dos mais procurados fugitivos da União Europeia. Para os atrair, são-lhe dados motivos pelos quais devem voltar: a gastronomia, as praias ou a saudade.
Um grupo de accionistas do Observador vai doar 60 mil euros para apoiar a reflorestação de uma das freguesias mais atingidas pelos fogos. Marcelo preside à cerimónia, este sábado, em Alvares (Góis) 

Comer/Ver/Fazer

Arrábida, Melgaço, São Miguel, Calheta. Se optar por descobrir estas ou outras zonas do país a pé, fica a certeza: todos os caminhos vão dar a paisagens que fazem valer as horas de caminho. 

Namco Musem para a Switch traz-nos 11 jogos clássicos e coloca Pac-Man em acção na nova consola da Nintendo. 

Na Blue Avenue há calções de banho para todos gostos e feitios. Esta é a nova marca de beachwear pensada para os homens, 100% portuguesa e que promete renovar o outfit masculino nas praias. 

Nem Salgueiro Maia, nem Marcelo Caetano, nem Spínola. Aos comandos desta revolução está rei Ubu, Alfred Jarry, Alexandre O'Neill e António Pires. O homem ridículo chegou ao poder. Só nos resta rir. 

Este policial de acção levado pela música, não passa de um "pastiche" muito pop e "cool" dos velhos "filmes de assaltos" com perseguições de carros espampanantes. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas 

Abriu em Guimarães e quer tratar da saúde a todos os pés, portugueses e não só. O conceito veio da Ásia, mas o Ponha Aqui o Seu Pezinho tem costela portuguesa, a começar no nome e a acabar no fado. 

O novo restaurante de Kiko Martins na sede da EDP é discriminador: ali não entram fritos, manteigas, banhas ou açúcares refinados. Mas não se pense que isso limita a cozinha d'O Watt. Pelo contrário. 

Com o turismo a aumentar, aumenta também o número de hotéis e a sua variedade. De eco-resorts a cinco estrelas, no meio das árvores ou em cima do mar, reunimos 15 abertos este ano em Portugal. 

Rui Neves, diretor artístico do Jazz em Agosto, festival que começa esta sexta feira, apresenta os primeiros nomes em cartaz e explica-nos que gente destemida é esta. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Portugal é para os portugueses, sobretudo portugueses da utilidade do sr. Xula e do dr. Medina. Logo que o turismo acabe a aventura da nação valente (e imortal) não terá limites, fora os da bancarrota

José Manuel Fernandes
Nestes dias em que só o PCP e Boaventura Sousa Santos dão o peito às balas pela deriva autoritária na Venezuela é bom lembrar a adesão entusiasmada do Bloco e de Sócrates ao regime do "amigo" Chávez.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não faltou quem deplorasse a escassa solidariedade manifestada pela Igreja, que gastaria milhões na construção de novos templos (a basílica de Fátima) mas só dá uns tostões às vítimas destes flagelos.

Diana Soller
Uma sociedade que é obrigada a autocensurar-se acumula ressentimentos entre grupos sociais. Muitos. E mais tarde ou mais cedo esses ressentimentos vão ter consequências políticas.

Helena Garrido
O endividamento está de volta. É preciso lembrar erros cometidos na primeira década do século XXI, pois a festa está boa. A dívida não desaparece. É com ela que os países caem nas mãos dos credores.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário