sábado, 5 de agosto de 2017

Primo de Sócrates renunciou à nacionalidade portuguesa. Agora é brasileiro


José Paulo Pinto de Sousa é suspeito na Operação Marquês de ser o "testa de ferro" do antigo primeiro-ministro

O primo de José Sócrates que o Ministério Público tenta interrogar como arguido por suspeita de ter sido intermediário de pagamentos ilícitos ao ex-primeiro-ministro renunciou à nacionalidade portuguesa, tendo-se naturalizado brasileiro.

A notícia foi avançada esta noite de sexta-feira pela SIC, segundo a qual José Paulo Pinto de Sousa, casado com uma brasileira e com casa e negócios em Dourados, no Mato Grosso do Sul, fez o requerimento de naturalização há dois anos, numa altura em que já decorria a investigação da Operação Marquês.

O deferimento do requerimento foi publicado no verão do ano passado no Diário Oficial da União (o equivalente ao Diário da República) e a entrega oficial do certificado ocorreu em dezembro, segundo o canal de Carnaxide.

No ato oficial, o primo de Sócrates afirmou: "Renuncio minha nacionalidade de origem e assumo o compromisso de bem cumprir os deveres de cidadão brasileiro".

Por o arguido estar há anos a viver em Angola, o Ministério Público português enviara já há vários meses para este país uma carta rogatória com os esclarecimentos que pretendia obter. Esta diligência só foi cumprida pelas autoridades angolanas em maio, já o suspeito era cidadão brasileiro.

O Ministério Público português suspeita que José Paulo Pinto de Sousa terá servido de "barriga de aluguer" de dinheiro obtido em atos de corrupção envolvendo Sócrates.

Fonte: DN

Comentários

   Dan Galvão · 
Espero que a moda não pegue! Não queremos os "bacalhoeiros" por aqui! 😂😂😂
GostoResponder119 h
João Silva
Nossa! Sou fodilhão e esperto. Entro num site português para falar mal de português. Ai, meu Deus, como eu sou maduro!

Nós, brasileiros, não queremos tugas no Brasil? Estranho porque os brasileiros estão invadindo Portugal atrás de emprego, aqueles que os portugueses renegam majoritariamente por serem de ordenado mínimo, e adoram poder comprar comida (barata, em variedade, quantidade e qualidade bem acima da do Brasil), andar em cidades limpas e inundadas de turistas do planeta inteiro, e aproveitando que Portugal é classificado como o terceiro país mais seguro do mundo.

Aliás, que belo sobrenome: é italiano? Haha
GostoResponder417 h
Carlos Ferreira
João Silva Aqui no Brasil todo nós estamos querendo emigrar para Portugal. A crise está feia. Milhões estão passando fome. Vivemos em cidades sujas, imundas, mulheres feias..
GostoResponder17 h
Dan Galvão · 
Verdade Carlos.
Mulheres feias, ruins de cama e nada sensuais.
Aqui não temos carne para comer, somos um país pequeno, não temos biodiversidade e nem no esporte somos bons, veja a Seleção de Bostugal, tem bem mais títulos que a nossa.

Todos queremos is a Bostugal! 😂😂😂
GostoResponder17 h
Ceiça Alles · 
a princípio iria dizer que esse rapaz não deve ser muito inteligente, pois não está fácil ser brasileiro. agora, lendo toda a notícia, vejo que, aparentemente, veio juntar-se à imensa laia de corruptos que temos por aqui. e, para os ricos, o país deve continuar ótimo...
GostoResponder4720 h
Luis Vaz Vaz · 
O ceica, conta-me la quem e o primo do Socrates,para o definires tao bem, sera que ja foste com ele para a cama?!
GostoResponder20 h
Ceiça Alles · 
puxa, Luis... pareces ter te puxado muito para dar tal resposta... tu és fã dele? não faço a menor ideia sobre quem ele seja (nunca tinha ouvido falar) e mal e mal sei que é o Sócrates, já que não vejo futebol nem morta ou paga.
GostoResponder1420 h
Mario Graça Vaz · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Oh Luis, devias ter vergonha de, com o apelido VAZ, seres tao ordinario. Se queres vomitar ca para fora as tuas ideias, tens que respeitar as dos outros. Quanto ao primo do Socrates, antigo residente da bela cidade de Benguela em Angola, com casa de fim de semana na Baia Azul, pode nao ser corrupto de primeiro grau, mas tendo actuado como parceiro desse vigarista e corrupto chamado Socrates, nao se livra dos adjectivos.
GostoResponder3120 h
José Matias
Se todos os corruptos se fossem embora deste país, seria uma maravilha, embora corrêssemos o risco de ficar com metade da população. Pois se o primo escolheu o Brasil para dar às de vila Diogo, o 44 podia fazer o mesmo. Pelo menos, já nos pôs a escrever crioulo brasileiro, muito do agrado dos editores que estão a fazer um negócio da China e dos analfabetos e analfabrutos que vêem assim o seu problema de ignorância e iliteracia resolvido. Temos muita sorte em não ter sido adoptado o caló, língua que os políticos falam entre si e mais consentânea com a sua origem biológica e cultural.
GostoResponder820 h
Dan Galvão · 
Tu pareces ser algum tipo de oligofrênico.
Também, essa arcaica e podre variante do idioma que há muito tem a desonra de se chamar português (deveria se chamar brasileiro) não colabora para trazer algum sentido aos teus balbucios.
GostoResponder20 h
Francisco da Cruz
Dan Galvão . Idiota ! É lamentável que um país tão belo quanto o Brasil com cidadãos educados e cultos também tenha no seu seio gente medíocre e néscia como você. Não esqueça nunca que foi uma Nação pequenininha , contudo brava e corajosa que criou palmo a palmo com muito sofrimento um país gigante tamanho de um continente. Respeite o que tem muito valor. Quanto à língua portuguesa, como indica o próprio nome - embora pese a cretinos da sua laia - ela será sempre Portugal. Para que conste a sua arrogância e desrespeito o comentário por si editado está escrito em português.
GostoResponder717 h
Paulo Sousa
Dan Galvão Deves ser mais um que sonha emigrar para Portugal!Ou nao sera Portugal a vossa melhor escapatorio.Motivos: o idioma que tu desprezas,e todos os demais paises vos dificultarao a vida na entrada.Pergunta la ao Trump se ele quer por la zucas!Tentares entrar no RU?!Nao me parece,eles querem eh os emigrantes fora daqui!Ja chega os que ca chegaram nos ultimos 15 anos!
GostoResponder111 h
Fernando Silva · 
O Sócrates é o maior, já tem duas barrigas de aluguer e dois testas de ferro. O melhor 1º Ministro depois do 25 de Abril de 1974.
GostoResponder620 h
Antonio Lopes · 
Foi de facto muito bom para os que comeram da mesma gamela.
Responder118 h
Fernando Silva · 
Antonio Lopes Bons, bons, foram o Cavaco, o Durão, o Santana, o Passos, etc, deu para comer da gamela á grande.
Responder18 h
Jose Martins · 
Cala te xuxa
Responder18 h
José Marques
Tudo muito parecido com as táticas dos traficantes de drogas ou a Máfia.
Não sabia que se podia renegar a nacionalidade de origem... aliás, não conheço nenhuma lei nesse sentido.
O 44 é um osso duro de roer, mas continuo cheio de esperança que acabará preso, a cumprir sentença, a pagar uma pequena parte do que roubou.
Mafiosos.
GostoResponder2620 h
Aprígio Alves · 
Tem alguma prova para sustentar a sua tese? Se tem, entregue à justiça; se não tem, é melhor esperar pelo julgamento.
Responder520 h
Luis Vaz Vaz · 
O Ze, para alem de nao conheceres nenhuma lei que permita renegar a nacionalidade , sera que conheces alguma outra?!
Responder120 h
Antonio Lopes · 
Devem ser os dois advogados, esses é que defendem ladrões!
Responder519 h
Carlos Pereira Duarte
Olhem que fez boa escolha , agora é brasileiro ! pois o pais tem outras dimênções para se esconder ! por mim podia ir o Resto da Familia
GostoResponder420 h
Luis Vaz Vaz · 
Nao me digas que a criatura te enfeitou a testa??
Responder20 h
Carlos Pereira Duarte
Luis Vaz Vaz Já sei tambem és primo dele e estas metido no Grupo da laia corrupta
Responder25 h
Maria Emília Santos Santos · 
Quem diria que alguma vez, Portugal havia de escolher para o governar, ladrões, como foi o caso do Socrates e o ilustre priminho!
Como é grande a falta de discernimento e sabedoria dos portugueses que votaram nesses corruptos e continuam a votar!!!
Um país minúsculo, e tantos e tantos corruptos! E tanta gente com fome! E tanta gente competente sem emprego! Para onde caminhas Portugal?
GostoResponder46 h
Joao Sequeira
Maria Emília Santos Santos: Para onde caminha Portugal não sei, mas sei que não caminha bem.
É pena um País pequeno fácil de governar, o POVO é mais ou menos únido, respeitador,honesto, humano, carinhoso, amigo de ajudar os mais necessitados. Pena é esses Políticos feitos á pressa de só pensarem neles e a roubar o dinheiro de Portugal que é dinheiro de todos os portugueses.
Responder5 h
Manuel Gonçalves Pereira Barros · 
O melhor 1º Ministro de Portugal até hoje,vejam a obra que fez, não se incomodará excessivamente com a mudança de nacionalidade de um primo. Quanto ao resto,opiniões sobre Sócrates são inúmeras,provas irrefutáveis há quatorze anos que as perseguem, sem qualquer resultado. Uma coisa são provas,outra muito distinta são opiniões.
GostoResponder5 h
Spartacus Venicios · 
Mas que esse F. de 1 P. é um GRANDE BANDIDO É.
Responder3 h
Bruno Tavares · 
É uma jogada para tentar se livrar dos crimes cometidos em sua terra originária. Porém há dispositivos na lei de naturalização, que a mesma possa ser perdida. Há casos que até brasileiros natos podem perder a nacionalidade e serem extraditados para responder criminalmente no estado terceiro.
GostoResponder420 hEditado
Maria João Furtado
O Campo de Concentração do TARRAFAL, jamais deveria de ter fechado. Nos dias de hoje, faria toda a diferença na nossa sociedade para castigar, o mundo criminal mais marcante que é praticado presentemente em Portugal.
GostoResponder620 hEditado
Jose Cardoso
Acho que estamos a precisar dos serviços do Mossad. Para entenderem do que falo: http://ultimosegundo.ig.com.br/captur.../n1237616192634.html
GostoResponder420 h
Spartacus Venicios · 
Faziam muita falta.
Responder3 h
Joao Nazare · 
É sempre de desconfiar de um indivíduo que faz uma neutralização, e renúcia ao seu país de origem, sem sequer pensar na dupla nacionalidade, tão vulgar nesta época. Falo por mim, sou português e sul-africano. Os dois passaportes dão me muito jeito para entrar na Europa e para passar fronteiras em África.
Este priminho é um homem de negócios...então quando vem à Europa vai precisar de passar por toda burocracia dos vistos.
Este priminho é um homem de negócios...então quando vem à Europa vai precisar de passar por toda a burocracia dos vistos.
Por outro lado a lei brasileira, não extradita brasileiros natos e os neutralizados poderão ser extraditados em certos "casos".
Do lado português temos o caso Duarte Lima, este indiciado num caso de homicídio, cometido no Brasil e, está de cal e pedra em Portugal.
Quem é o bom primo, quem é ?
GostoResponder5 h
Francisco Henriques
Há por aí um gajo que nem aprecia as mulheres brasileiras. Será que são só as brasileiras que ele não precia?! Pois fique sabendo que nós portugueses apreciamos bem o vosso mulheiro, e proponho desde já a troca de toda a família Sócrates por um avião cheio de mulheres brasileiras. E ainda vos oferecemos o Duarte Lima como brinde.
GostoResponder3 h
Paulo Sousa
Ainda ha 2 ou 3 dias em operacao conjunta de Espanha e Reino Unido um cidadao iraniano cabecilha do grupo responsavel por introduzir 2 centenas de falsos europeus (maioria passaporte falso espanhol) desde Espanha para o RU.o dito cabecilha preparava-se para fugir adivinhem para onde?! Brasil....Brasil sempre foi e sempre sera terra de fuga de criminosos!Os que la estao mais os que vao de fora!
GostoResponder311 h
Evangelista Miranda Miranda · 
Depois de muitos anos com vencimentos e regalias de principes, funcionários e eurodeputados, que vivem à larga, passaram a ignorar que somos portugueses e, adoptaram a designação de europeus para definir/identificar os portugueses. É claro, que com a competência e idoneidade moral e ética destes familiares e amigos de Sócrates, tudo se pode esperar, no sentido de enxuvalhar o Estado e os portugueses sérios e honrados. Eu só gostava de saber, onde está o sistema de Justiça, que os há-de julgar e condenar de forma clarividente, investigando a fundo todas as tramoias. A Russia, a Turquia e vários...Ver mais
GostoResponder119 h
Domicio Cruz · 
Aqui no Brasil, já temos muitos corruptos, não precisamos de mais um!kkkk
GostoResponder114 h
Viriato Santos
FOI PENA NAO LEVAR O PULHA DO PRIMO COM ELE , PORTUGAL SO TERIA A GANHAR E QUE ATIRASSEM O CORPO AS PIRANHAS
Responder4 h
Domicio Cruz · 
Viriato Santos, meu caro não seja tão cruel com nós brasileiros! Já temos corruptos de mais.
Responder1 h
Miguel Sarmento · 
"Aquilo" lá é mais fácil...
E o Brasil não "exporta" os seus criminosos...
GostoResponder319 h
Paulo Sousa
Exporta,exporta....
Responder11 h
Miguel Sarmento · 
Veremos...
Trocamos pelo Duarte Lima...
Responder29 hEditado
Joao Sousa · 
Esta noticia nao me surpreende , o que me surpreende é os Portugueses continuarem a votar no ps , que é o seu ´´chapeu de chuva``.
GostoResponder319 h
Spartacus Venicios · 
Ó Sr. João Sousa, então em que partido, vontam os Portuguêses ?
Todos os partidos são compostos por GENTINHA MAFIOSA e CORRUPTA. Deus, Pátria e Família.
Responder3 h
Hélder Estevens · 
Mais um (padre federico). lavam se com lux sabonete,e os negócios cheiram bem.
GostoResponder319 h
Antonio Oliveira · 
Tendências........
GostoResponder20 h
Ceiça Alles · 
saudade de Oliveira de Azeméis... ainda há aquele restaurante que gira?
Responder20 h
Antonio Oliveira · 
Ainda vai girando.........kkkk
Responder20 h
Ronaldo Teodoro
do brasil ele nunca será extraditado.
GostoResponder19 h
Ronaldo Teodoro
sim!
Responder4 h
Ivone Almeida · 
Trabalha na Empresa Self-Employed
Com certeza trouxe consigo alguns euros.... pois cá tendo dinheiro se compra tudo, não veem os politicos....kkkkkkkkkkkkkkk
GostoResponder120 h
Osvaldo Sousa · 
Para se livrar da justiça, tem o apóio das leis de um pais, que facilita a corrupção
GostoResponder19 h
Manuel Maria Dias Lampreia · 
Não é tolo, ao contrário de outros, não acreditou que o primo podia vir a ser presidente da R.
GostoResponder119 h
Nildilaine Ferreira · 
Oh não! Pelo amor de Deus! Já temos cá ladrões, corruptos, que nos chegam 😠
GostoResponder17 h
João Carlos Carvalho · 
Este tinha o rabo muito preso...
Prova-se assim, mais uma vez, que o fumo tem um fogo muito grande a alimentá-lo!!!
GostoResponder12 h
Almiro Pereira
Poderia te-lo feito antes da roubalheira, espero que não esteja no Brasil com as mesmas intenções é que os que lá estão já chegam.
GostoResponder1 h
Jorge Simaria
Por ele até virava chinês... se isso significasse safar-se de ir dentro..
Só prova a sua culpabilidade e a dos restantes envolvidos no processo..
Os ratos são os primeiros a abandonar o navio que está afundando..
GostoResponder13 h
Pedro Santos Martins · 
So esquemas!!! Se for cidadao brasileiro...nao pode ser extraditado!
GostoResponder19 h
Nucha Neves · 
Trabalha na Empresa Ministério da Saúde
Este tipo mais o primo se não tivesse culpas no cartório não renunciaria à nacionalidade portuguesa,não nos façam de tontinhos
GostoResponder1 h
Paulo Sousa
Portugueses, quanto mais longe dos brasleiros melhor!!!!
GostoResponder11 h
Josef Casanova
Não há ladroes que chegam no Brasil que agora acrescenta mais um
Osvaldo Sousa · 
O primo também podia ter escolhido angola ,é um pais maravilhosa para esse tipo de gente mafiosa
GostoResponder9 h
Rui Almeida
O Sócrates que vá também (mas só depois de cumprir 25 anos de prisão e devolver todo o dinheiro que roubou).
GostoResponder3 h
Beatriz De Paula Marcelino Toyoda
Mais um corrupto vindo pra cá? Já vieram tantos quando povoaram o Brasil!
GostoResponder7 h
Spartacus Venicios · 
Ó beatriz de paula seu pai e os seus avós eram Portuguêses tambem ?
Responder3 h
Helder Gomes · 
O ladrão legal da politica se não acabar o pais vai ser sempre pobre e currupto.,..
GostoResponder20 h
Luis Vaz Vaz · 
Por acaso, so por acaso, album jornaleiro ou opinadeiro sabe algo sobre o julgamento de um tal Macedo dos Vistos Gould?!
GostoResponder120 h
António Silva
Os vistos g old!! Quem está a aproveitar em grande a ideia do
Paulo Portas é o PS!!
Responder6 h
José Guerreiro · 
Esta gente só tem a nacionalidade correspondente ao dinheiro e nada mais...
GostoResponder7 h
Carlos Sousa
La dis o ditado melancia grande e mulher boa ninguem come sosinho, os 850 milhoes de euros que socrates saquiou nao foram so para ele
GostoResponder6 h
Fernando Manuel Fernandes
Julguei que fosse para perto do camarada Maduro!!
GostoResponder320 h
Maria Mascarenhas
Uma família de artistas!
GostoResponder220 h
Chaves Ferreira · 
Quem sai aos seus não degenera, não é ?
GostoResponder218 hEditado
Moreira France · 
será sempre tuga, cidadania pode mudar sempre que quiser hehehe
GostoResponder119 h
Fernando Mourão · 
Talvez seja apanhado no lava jacto
GostoResponder120 h
Paulo Gorjeta
É um traidor da pátria renúncia ser português família de lixo
GostoResponder115 h
Rogerio Manuel
Por favor ponham fim à Ladroagem no meu querido país.
GostoResponder15 h
Ju Guia Gil
Gente honesta só no PSD ...
Pena estarem a desaparecer ...
GostoResponder120 hEditado
Jose Alberto S Teixeira
Pinóquio , não engana ninguém vai pra cadeia não tarda
GostoResponder120 h
Rogerio Manuel
Familia de manhosos e perigosos.
GostoResponder15 h
Joao Paulo Marta Cardoso · 
jogo sujo.
GostoResponder119 h
Paulo Lages · 
Será que a mãe vai renunciar também?
GostoResponder120 h
Joaquim Santos · 
CLARO vao pagar pelos erros cometidos .Socrates isto chamasse democracia.
GostoResponder120 h
Willian Bertuola · 
Mais um politico corrupto no Brasil... Está difícil!!
GostoResponder119 h
Alberto Seguro Dias · 
Esperteza não falta a esta família!
GostoResponder119 h
Margarida Jeronimo
É mais adequado para ele.
GostoResponder18 h
Romão Alexandre · 
Agora se quiserem O Bichano vão para a Bicha no Brasil...🤡😂🤣
GostoResponder20 h
Land of the Pharaohs
Ou seja não pode ser extraditado, em caso de julgamento!
GostoResponder14 h
Ilda Cruz · 
Bem jogado!! Que rica família!!
GostoResponder7 h
Nela Palha · 
Td bons​ rapazes....
GostoResponder20 h
Luis Simoes · 
E agora não pode ser deportado ☺️. Realmente são todos inocentes
GostoResponder11 h
Ivo Nobre
O Pedro Guerra é o proximo a renunciar...
GostoResponder17 h
Jose Hipolito · 
pois,da mais jeito.....
GostoResponder20 h
Luis Arnaldo
Boa! Menos um Corrupto !
GostoResponder6 h
Pedrito Ribeirix · 
Kkkkk. Por que será ??
GostoResponder20 h
Fernando J. V. Rocha
Palhaçada!!!
GostoResponder9 h
Filipa Soledade
Oi?!??!
GostoResponder20 h
José Silva · 
O tal de Luís Vaz é mesmo ordinário...
GostoResponder5 h
Jose Carapinha · 
e ao dinheiro português ?
zeparvinhoeu.blogspot.pt
GostoResponder9 h
Joaquim Manuel Lucas Caeiro · 
Porque será....
GostoResponder20 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário