segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O “FishTrail - Figueiró dos Vinhos” contou com a presença de Sua Ex.ª o Presidente da República Portuguesa


Figueiró dos Vinhos realizou no passado fim de semana, o Primeiro Festival Internacional de Pesca Lúdica - FishTrail em Portugal.

Inserido no Projeto “ALJIA – Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge”, o Município de Figueiró dos Vinhos integrou um Consórcio Internacional envolvendo regiões do Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Eslovénia, onde foi aprovado o projeto transnacional “FishTrail”, cujo intuito é reforçar a competitividade da pesca lúdica no turismo transnacional, apoiar e desenvolver um turismo de pesca sustentável na Europa, e contribuir para a melhoraria, utilização e proteção do meio ambiente natural e cultural.
Assim, durante os dias 4, 5 e 6 de agosto, com a presença dos Parceiros do Consórcio Internacional do Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Eslovénia; dos Parceiros do Projeto “ALJIA” (Universidade de Aveiro, Escola Superior Agrária de Coimbra e Universidade de Évora) e da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, realizou-se o primeiro FishTrail de Portugal em Figueiró dos Vinhos.

Durante o Festival estiveram disponíveis diversas exposições sobretudo de temática piscatória. As provas de pesca desportiva não podiam faltar, pelo que nos dias 5 e 6, realizaram-se as provas de “Pesca Embarcada ao Achigã”, inserida na Competição de Pesca Embarcada, Aldeias do Xisto Achigã Challenge 2017, e a de “Pesca de margem à Bóia” respetivamente. A prova de “Pesca Embarcada ao Achigã”, contou com a presença de Sua Ex.ª o Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de visitar o concelho figueiroense num registo mais descontraído e festivo, transmitindo uma mensagem de solidariedade e de incentivo ao turismo nesta região.

Contudo não foi só aos amantes de pesca desportiva que o FishTrail se dirigiu. Inserido neste Festival também esteve presente o Exploratório de Ciência Viva de Coimbra com atividades experimentais ligadas sobretudo à fauna e à flora, e a animação musical foi uma constante ao longo das noites com a presença dos Expensive Soul, dos OqueStrada e da DJ Carolina Torres, entre outros.

A realização do Festival Internacional de Pesca Lúdica – FishTrail em Figueiró dos Vinhos revelou-se uma aposta ganha pelo Município não só por ser o primeiro em Portugal, mas também pela atração de inúmeros turistas e pela alegria que trouxe aos seus munícipes numa altura de recuperação emocional e não só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário