sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Portugueses pagam menos 44 milhões em taxas do SNS

sns-cat2
Os portugueses pagaram menos para aceder ao Serviço Nacional de Saúde em 2016. O valor pago em taxas moderadoras caiu mais de 27%, de 161 milhões de euros para 117 milhões. O dado consta de um relatório sobre o acesso ao SNS que é hoje citado pelo jornal Público.
Recorde-se que as taxas moderadoras aumentaram de forma substancial no mandato do anterior governo fazendo aproximar o custo de acesso ao SNS ao dos seguros de saúde. Com a tomada de posse do governo apoiado na maioria de esquerda parlamentar, uma das primeiras medidas foi reduzir o montante das taxas moderadoras que condicionavam o acesso ao Serviço Nacional de Saúde.
O relatório dá ainda conta da realização de um maior número de consultas e de cirurgias. O tempo de espera pela realização de novos atos médicos aumentou ligeiramente de 115 para 120 dias o que, face ao crescimento do número de consultas, parece indiciar uma maior afluência dos portugueses ao SNS.
Registam-se ainda como aspetos positivos a queda de mais de 25% do número de utentes sem médico de famílias, o aumento de 8,4% da rede de cuidados continuados bem como o aumento em 5% do número de transplantes realizados no SNS.

Fonte:http://geringonca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário