sexta-feira, 11 de agosto de 2017

360º - Huaweigate. Viagens pagas à China fazem mais uma baixa no governo; as histórias de 2 dissidentes norte-coreanas; e o salto histórico de Nélson

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 


Depois dos relatórios sobre o SIRESP (que a empresa que gere o sistema já rejeitou), chegam as conclusões sobre as sete horas negras da GNR em Pedrógão Grande. O JN fala em falhas graves de comunicação, Proteção Civil descoordenada e militares às cegas.

A má notícia da manhã é que as rendas vão aumentar acima de 1% no próximo ano. É o maior aumento desde 2013 e é o dobro relativamente ao ano passado (0,54%) escrevem PúblicoNegócios e CM.

Ainda no imobiliário, os processos para atribuição de vistos gold estão com atrasos de três meses. Segundo o DN, as demoras agravaram-se desde maio e já há investidores a desistir.

Outra informação importante 

Com os olhos do mundo postos na Coreia do Norte (e no Twitter de Donald Trump), o que pensam dissidentes do país mais isolado do mundo? A Cátia Bruno falou com duas mulheres que fugiram ao regime de Kim Jon-un e não podem, nem querem, regressar: Lee escapou para ver como era a vida na China e nunca mais voltou; Park conseguiu sair duas vezes depois de ter estado num campo de trabalhos forçados

Por cá, o 'Huaweigate'  fez a primeira baixa no Governo (depois das três provocadas pelo 'Galpgate')Nuno Barreto, adjunto do secretário de Estado das Comunidades, foi exonerado depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciar que estava a avaliar se tinha violado o Código de Conduta por causa da viagem à China paga pela empresa tecnológica. O 'Huaweigate' é uma investigação do Observador assinada pelo Rui Pedro Antunes.


Isaltino Morais e Paulo Vistas falaram da polémica no Carpool Autárquicas do Observador (em que ambos já entraram e que publicaremos nos próximos dias): Vistas diz que não fala com o afilhado juiz há seis anos, Isaltino conta como fez as listas (mas o melhor é ver o vídeo).

Ainda nas polémicas autárquicas, o PS está em risco de perder o candidato em Ourém. O tribunal de Santarém decide segunda-feira se a insolvência de Paulo Fonseca o impedem de se candidatar.


No Brasil, foi reaberta mais uma investigação a Lula da Silva e esta envolve PortugalEstá em causa o pagamento de um suborno supostamente feito pela Portugal Telecom em 2005.

Duas notas importantes: uma campanha da Meo foi considerada ilegal pelo Deco: são SMS que oferecem 2GB adicionais de internet até fim do mês, mas que depois obrigam a pagar mais 3,98 eurosE a Deloitte fez as contas ao adicional ao IMI para concluir que um casal com um imóvel de 750 mil euros poupava mil euros com uma tributação conjunta.
 
No bloco do futebol, toda a gente anda à procura de DembéléO jogador do Borússia Dortmund faltou aos treinos e há quem ache que já viajou para os lados de Barcelona. Mas há outro protagonista das transferências: chama-se Mbappé, tem só 18 anos e é fã de Ronaldo.

Os nossos especiais

20 anos depois da sua morte, o que é que ainda alta saber sobre Diana? Três novos documentários revêem a vida íntima e familiar da princesa, a partir de gravações suas e das memórias dos dois filhos. A Ana Cristina Marques viu-os e conta as principais histórias: envolvem bulimia, depressão e amantes.

A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve sobre os últimos casos das autárquicas em "Dias em que me envergonho do meu país": "Primeiro Isaltino. Depois o triste caso do juiz. A seguir o passado cheio de sombras das alternativas. Oeiras é um retrato do pior do país. Mas que dizer, em Sintra, dos enganos de milhões de Basílio?".
  • Diana Soller escreve sobre "narrativas morais": "Tanto nos preocupámos com a possibilidade do “Outro” mudar a face da nossa “civilização” que nos esquecemos que, a maioria das vezes, as civilizações se corroem por dentro".



Notícias surpreendentes
Começo por ciência. Porque as boas notícias não páram de chegar. Agora ficámos mais perto de poder transplantar órgãos de porcos para humanos, depois de os cientistas terem conseguido desativar material genético dos órgãos dos leitões.

E se lhe disser que há dois potenciais planetas habitáveis quase aqui ao lado? Pronto, estão a 12 anos-luz da Terra. Mas podem ter água em estado líquido e o grande problema serão mesmo os asteróides.

Para manter ainda os olhos no céu, deixo-lhe bons planos para sábado. Ver a chuva de estrelas (na verdade são meteoros) e vários planetas a olho nu. É a partir da uma da manhã.

Termino com uma sugestão de praia. Ou melhor, de moda de praiaSão 30 acessórios, que vão desde as simples toalhas e mochilas, a outros apetrechos sempre úteis.

Com um fim de semana que pode ser de ponte para muitos por causa do feriado de terça-feira, não deixe de passar pelo Observador: manteremos a informação sempre atualizada, as grandes investigações e as histórias e sugestões que o podem cativar

Bom fim de semana
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário