quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Banco Mundial admite que absentismo e fraca qualidade dos professores não são únicas causas do moderado desempenho da Educação em Moçambique

Foto de Adérito CaldeiraO Banco Mundial reconheceu ao @Verdade que a fraca conclusão do ensino primário e secundários em Moçambique não é causado apenas pelo absentismo e qualidade de ensino mas também pela distância entre os locais de habitação de professores e alunos e as escolas primárias do 2º grau assim como as secundárias. Entretanto o nosso País precisa de acelerar o passo porque no mundo do trabalho actual e futuro além de ler, escrever e fazer contas os cidadão precisam de novas habilidades.
O relatório do Banco Mundial "Mozambique Service Delivery Indicators for Education(Indicadores de Prestação de Serviços em Moçambique para a Educação) assinalou o absentismo do professores e alunos e a fraca capacidade dos professores como os principais factores que contribuem para a redução da taxa de conclusão do ensino primário do 2o grau (6a e 7a classes) e consequentemente do ensino secundário.
No entanto o @Verdade apurou que existe um outro factor fundamental que o estudo não refere e está relacionado com a distância que alunos e professores devem percorrer todos os dias para chegarem à escola.
Em todos os povoados que aleatoriamente visitamos na província de Nampula existe escola primária até a 5a classe. Todavia a 6a e 7a classes só são leccionadas nas sedes distritais que distam vários quilómetros da maioria das povoações, duas que visitamos recentemente distam cerca de 100 quilómetros.
À margem do lançamento do relatório de 2017 "Pulse of Africa" que enfatiza a crise que a Educação enfrenta no nosso continente, e no nosso País, o @Verdade questionou em Washington David Evans, Economista chefe de desenvolvimento humano, sobre este factor adicional.
Evans não só admitiu a relevância do factor distância como apontou a criação de internatos para o ensino primário do 2o grau, assim nas escolas secundárias, como algumas das soluções para que mais moçambicanos consigam estudar pelo menos até 12a classe.
São necessárias habilidades sociais e emocionais
Mas enquanto no nosso País não se consegue garantir que as raparigas e rapazes que entram para a escola só saíam de lá com o ensino secundários concluído o Banco Mundial desafia os Países africanos a fazerem uma educação mais inclusiva e que dê aos alunos mais habilidade que tenham em os desafios futuros da economia.
Foto cedida pelo Banco Mundial
“A história mostra-nos que nenhum País conseguiu crescimento sustentável (do Produto Interno Bruto) durante longo período, sem estar dependente de commodities, sem um forte investimento nas habilidades de leitura e escrita. Se a maioria da população não sabe ler e escrever bem e não domina a Matemática não haverá crescimento a longo prazo, como por exemplo aconteceu com a Coreia do Sul ou Singapura”, explicou David Evans durante o lançamento do “Pulse of Africa” em Washington.

De acordo com o Economista do Banco Mundial, “Habitualmente quando falamos de habilidades pensamos primeiro na formação técnico-profissional, vocacional ou engenharia, essas são cruciais mas temos de olhar de uma forma alargada para a necessidade de habilidades universais de literacia e numerologia. Uma outra área que começa a despontar, em torno destas habilidades de adaptação, são aquelas que permitem as pessoas adaptarem-se às mudanças da economia, são as habilidades sociais e emocionais”.
No entanto Evans argumentou que “(...)novas evidência do Gaba e Togo mostram que é possível ajudar os trabalhadores a ser mais perseverantes para que tenham habilidades quando perdem o emprego possam criar novos e contribuir para o crescimento económico”.
População jovem é oportunidade para reduzir a Pobreza
Entretanto, embora existam mais crianças nas escolas da África sub-sahariana desde sempre, a Educação no nosso continente está em crise, de acordo com o Banco Mundial. “Há crise na Educação, mas há soluções. Soluções inovadores para que os professores tornem-se mais eficazes, soluções para o treino técnico e vocacional mais focado à demanda do sector privado”.
O Banco Mundial alerta que enfrentar esta crise é crucial para o nosso continente, e para Moçambique em particular, pois temos a mais jovem população do globo. Estes jovens, em idade laboral, podem representar uma oportunidade para reduzir a Pobreza e aumentar a prosperidade porém são os menos preparados para os desafios do mercado de trabalho actual e futuro.
Dentre a recomendações avançadas pelo “Pulse of Africa” destacam-se o desafio de quem faz as políticas públicas de encontrar o equilíbrio entre fazer investimentos nas habilidades produtivas e na inclusão, investir na força de trabalho para hoje mas também para o futuro.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário