Muitas crianças e adultos são desatentos ou muito agitados sem que isso seja um problema, mas para cinco em cada 100 pessoas é fundamental ter ajuda.
Dificuldades mais frequentes:
Baixo desempenho escolar.
Dificuldade para se relacionar com os colegas.
Problemas para respeitar regras.
Outras dificuldades possíveis:
• Lentidão para aprender conteúdos e realizar as tarefas escolares.
• Dificuldade para ignorar estimulas irrelevantes e para interromper uma resposta que já foi iniciada (mesmo se inadequada).
• Dificuldade de organizar e planejar os passes necessários para cumprir suas tarefas, além de dificuldade para enxergar mais de uma solução para um problema.
• Baixo estado de alerta : (o estudante pode tentar aumentar o estado de alerta buscando ambientes barulhentos, cheios de pessoas, ouvindo música, vendo TV mesmo quando está estudando).
• Dificuldade de sustentar a atenção durante uma atividade mental prolongada (mais de 15 ou 20 minutos consecutivos). Essa dificuldade é maior para atividades pouco motivadoras. Quanto mais motivada a criança estiver para uma atividade, menos problemas com a atenção ela terá. Isso acontece com todos os seres humanos, mas é mais acentuado para quem tem TDAH.
• Elevada variabilidade de desempenho, o estudante pode apresentar bom desempenho em certa atividade num dia e falhar em outra de mesma natureza em outro.
• Baixa sensibilidade à recompensa, os alunos com desenvolvimento típico se sentem recompensados mais facilmente que os estudantes com TDAH que podem precisar de mais atenção para entender que seu esforço está sendo valorizado.
• Imediatismo/aversão à espera, mesmo que a consequência de uma ação seja muito boa
futuramente, indivíduos com TDAH tendem a desvalorizar recompensas que levam mais tempo para serem alcançadas, preferindo recompensas menores, mas imediatas.
• Menor sensibilidade à punição. estudantes com TDAH podem ter dificuldade para inibir comportamentos de risco, ou seja, comportamentos que podem trazer consequências negativas, mesmo que já tenham vivido e aprendido que a punição é bastante provável ou grave.
• Dificuldade para lidar com o tempo, pessoas com TDAH costumam achar que o tempo demora mais para passar do que realmente passa. Elas podem ter dificuldades para estabelecer prioridades, cumprir prazos, concluir suas tarefas, avaliar as consequências em longo prazo etc.
• Dificuldade de aprendizagem da leitura e da matemática, mesmo que não tenham dislexia ou discalculia do desenvolvimento (mas com frequência têm), os problemas de leitura, escrita e aritmética são comuns.
EM CASA: COMO AJUDAR?
Seja assertivo!
Ou seja, coloque limites, mas sem ser excessivamente autoritário: promova a autonomia da criança, mas não permita que faça tudo "só porque ela quer'. Uma rotina bem estruturada e um lar sem muitos conflitos são ferramentas poderosas para mudar o comportamento.
Crie regras simples e diretas. Seja específico e consistente. Você pode dar uma ordem começando sempre da mesma forma: "filho(a), você tem que arrumar o quarto agora". 'filho(a). você tem que fazer o dever daqui a cinco minutos", "filho (a), você tem que se preparar para dormir". Isso ajuda a criança a entender que você está sendo consistente e que sua ordem tem que ser levada a sério.
Mantenha a calma!
Preste atenção se você não tende a reagir agressivamente ao mau comportamento da criança. Argumentar não ajuda. Olhe firmemente, mas com carinho, para ela e diga: "sei que isso não é divertido para você. mas você tem que fazer". Não caia na tentação de alimentar um "cabo de guerra' dentro de casa.
Quanto mais estruturado, melhor!
Use calendários, circule as datas importantes e escreva o que tem de ser feito para aquela data (como provas e trabalhos). Mantenha visíveis (no quarto da criança ou na sala) as regras importantes (mesmo que sejam simples, como apagar as luzes etc.). Converse com o(a) professores sobre corno fazer a lição de casa.
Recompense a criança no final do dia pelas coisas que ela fez corretamente (libere o computador, assista à TV com ela etc.). Tome cuidado para não pressionar a criança a fazer as coisas: não tome a rotina motivo de ameaças diárias.
Evite forçar o bom comportamento através do medo.
Foque nos comportamentos positivos da criança (assim ela saberá o que deve fazer e não só o que não deve).
Crie um espaço tranquilo para o estudo. Sem distrações com poucos estímulos onde a criança possa fazer às suas lições de casa.
Mantenha a criança ativa (atividades motoras são ótimas. Exercícios que tenham como foco o autocontrole e a disciplina são indicados}.
Tenha regras claras que impliquem uma consequência quando não cumpridas e um reforço quando obedecidas.
Lembre-se:
Crianças com TDAH podem melhorar muito, principalmente na escola, com tratamento especializado. O melhor tratamento varia para cada caso, mas em geral o medicamentoso é a primeira escolha.
Se a criança tem muitos problemas de comportamento, além dos problemas de atenção, a terapia é imprescindível, bem como o o auxílio dos pais, tanto na compreensão do transtorno como no tratamento em si.
Não deixe de procurar um profissional se a desatenção ou o mau comportamento de seu(sua} filho(a) tem atrapalhado muito em casa, na escola ou no relacionamento com os colegas.
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