quarta-feira, 18 de outubro de 2017

360º - Ministra da Administração Interna acaba de se demitir. É a primeira consequência do discurso mais brutal de Marcelo contra o Governo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A ministra da Administração Interna acaba de se demitir. Na carta enviada ao primeiro-ministro, Constança Urbano de Sousa diz que já tinha pedido “insistentemente” que António Costa a “libertasse” das funções, mas que não saiu por “uma questão de lealdade”. No Observador, já temos um liveblog aberto para seguir todos os desenvolvimentos ao minuto.

Era a única saída, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter feito um discurso brutal, o mais duro alguma vez feito por este Presidente contra este Governo e, seguramente, um dos discursos mais duros feitos por qualquer Presidente em relação a um Governo em funções. Nós ouvimo-lo em direto no Observador, fomos comparar as frases de Marcelo e de Costa sobre os mesmos temas e eu fui ler nas entrelinhas o que disse o Presidente para encontrar as exigências, as críticas e as ameaças que mudaram para sempre a relação entre ele e o primeiro-ministro.

Mais pressão política: o CDS anunciou ontem que vai entregar amanhã uma moção de censura ao Governo por ter "falhado" na proteção das pessoas. O PSD já anunciou que votará a favor e o PCP deu a entender que votará contra. O Presidente da República recebe hoje Assunção Cristas.

O encontro em Belém acontece depois do debate quinzenal de hoje com o primeiro-ministro no parlamento. Segundo o Expresso, PS, PCP e BE tentaram cancelar este debate, com o argumento de que está a decorrer um luto nacional, mas PSD e CDS não deixaram.

Ontem à noite, centenas de pessoas manifestaram-se frente ao Palácio de Belém contra a reação política aos fogos. À mesma hora, o Presidente estava em Oliveira do Hospital a fazer o seu discurso.

Da Proteção Civil, veio mais um sinal de irrecuperável desorientação: afinal, ao contrário do que tinha confirmado a própria porta-voz, Patrícia Gaspar, entre as vítimas mortais dos fogos não está uma bebé de um mês. A culpa pelo erro será de um "complexo" fluxo de informação.

Da zona dos fogos, continuam a chegar notícias terríveis e comoventes:


Mais informação importante
A Operação Marquês vai dar origem a mais 15 investigações e uma delas envolve a actuação de Sérgio Monteiro enquanto era secretário de Estado do Governo Passos Coelho. Está em causa uma sua alegada demora em tomar uma decisão que envolvia os interesses do Grupo Lena. Foi uma notícia dada em primeiríssima mão pelo Luís Rosa.

Há outras pessoas que vão ser agora investigadas pelo Ministério Público: Miguel Pais do Amaral, Nuno Vasconcelos e Rafael Mora da Ongoing, o suposto ghost writer dos livros do ex-primeiro-ministro, um blogger sócratico e outros.

Pedro Santana Lopes vai apresentar a sua candidatura à liderança do PSD no domingo em Santarém. E recebeu o apoio do líder do PSD/Porto, que o descreve como sendo mais “humanista” do que Rui Rio.

É uma acusação pesada: o Tribunal de Contas diz que o Ministério da Saúde falseou dados sobre cirurgias para diminuir artificialmente os números das listas de espera. A entidade fiscalizadora afirma que o acesso ao Serviço Nacional de Saúde se “degradou” entre 2014 e 2016.

O conselho da ERC não chegou a consenso sobre um chumbo à compra da Media Capital pela Altice. Masdeixou um aviso: a operação "não permite antever benefícios" para o pluralismo dos media portugueses. A decisão será agora da Autoridade da Concorrência.

A venda do Novo Banco à Lone Star fica concluída hoje.A cerimónia acontece às 11h30 no Banco de Portugal. António Ramalho fica até 2021, escreve o Negócios.

Ontem à noite, o FC Porto perdeu por 3-2 com o RB Leipzig na Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve sobre as cinco surpresas do encontro e diz que o FCP "perdeu bem".

Sérgio Conceição decidiu trocar Casillas, o jogador com mais jogos nas provas europeias, por José Sá, que nunca tinha jogado nas provas europeias. O que aconteceu?


Os nossos Especiais

Ele é o pai do telemóvel, ela é a “primeira-dama do wireless”. E os dois apaixonaram-se há 40 anos. Martin Cooper e Arlene Harris estiveram em Portugal e contaram como foi a sua vida.


A nossa Opinião

No Observador, temos muita opinião sobre a tragédia dos fogos:
  • Maria João Avillez escreve "Sr. primeiro-ministro não me faça chorar": "'Seguramente situações como as de domingo vão repetir-se', disse Costa. Era conveniente que explicasse até quantos mortos precisa que se repitam para que jamais voltem a repetir-se?";
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Um governo debaixo de fogo": "Cara ministra e caro secretário de Estado, acredito que fizestes o vosso melhor. Mas não chega. São necessárias qualidades de liderança que vós, visivelmente, não tendes. Ide de férias";
  • Maria João Marques escreve "Os escombros de Costa": "Pior foi o ar sobranceiro, frio e robótico de Costa na sua declaração ao país na segunda-feira. Conseguiu até exibir, após responder a uma pergunta, um meio sorriso de contentamento consigo próprio".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "Uma enorme vitória?": "A actual denegação das suas responsabilidades políticas ficará na nossa memória como a prova provada do feroz apego da actual coligação governamental ao poder pelo poder".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre o tema e sobre o orçamento em "OE2018: a estratégia, os compromissos e… os incêndios": "Discute-se muito as pensões, mas considerando apenas as actuais gerações de pensionistas. As pensões devem ser discutidas no quadro da sustentabilidade da segurança social e da justiça entre gerações".

Notícias surpreendentes

George Saunders é o vencedor do Man Booker Prize 2017.  "Lincoln no Bardo" é o seu primeiro romance e está editado em Portugal pela Relógio d´Água.

Lorenzo Viotti, tem 27 anos, é surfista e é também o novo maestro titular da Orquestra Gulbenkian. Diz que só aceitou o cargo porque se apaixonou por Lisboa.

Os actores Michael Fassbender e Alicia Vikandercasaram-se em Ibiza. Sim, o mesmo Fassbender que terá comprado uma casa em Alfama depois de (lá está outra vez) se ter apaixonado por Lisboa.

O E.T. é na realidade um Jedi? Os filmes da Pixar passam-se todos no mesmo universo? Há oito teorias da conspiração sobre alguns dos filmes mais vistos da história que, pelos vistos, são capazes de fazer algum sentido.

O Doclisboa abre amanhã e o Eurico de Barros escolheu 11 filmes para os 11 dias de festival. As sugestões estão aqui.

O dia de hoje vai ser um turbilhão político, com as consequências da demissão da ministra da Administração Interna e um debate no Parlamento. Já sabe que vamos seguir tudo ao minuto aqui.
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário