quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Rede Cultural apresenta concertos na Igreja Matriz

A Câmara Municipal apresenta concertos nos dias 7 e 14 de outubro, na Igreja Matriz da Marinha Grande, cuja entrada é gratuita, no âmbito da “Região de Leiria - Rede Cultural”.


Esta parceria dos municípios da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, designadamente Marinha Grande, Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, é cofinanciada pelo programa Centro 2020.

Este projeto visa “a preservação e divulgação dos valores culturais da Região de Leiria, com a oferta de uma programação em rede de variados espetáculos, durante um  período de 3 anos, com o objetivo de promover, divulgar, valorizar e desenvolver em termos económicos uma região de grande riqueza cultural e artística”.

A programação em rede dos 10 municípios tem por base 3 temas / ações comuns a toda a parceria: o centenário mariano de Fátima celebrado em 2017, o Ano Europeu do Património Cultural assinalado em 2018 e Natureza e Recursos a marcar a programação a realizar-se em 2019.

No Município da Marinha Grande, a programação da Rede Cultural para o mês de outubro de 2017 é a seguinte:


7 de outubro
21h30 . Igreja Matriz da Marinha Grande
Coro do Orfeão de Leiria 
Direção: Nuno Almeida



Coro Orfeão de Leiria:
“O Orfeão de Leiria, erguido em maio de 1946, primeiro sob a direção de Rui Barral, depois de José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Frei Norberto Gomes, Francisco Bernardino Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel Fernandes, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento, Augusto Mesquita, Pedro Miguel, João Branco, Joaquim Branco e atualmente dirigido por Nuno Almeida, tornou-se o embaixador cultural da cidade e da região de Leiria no mundo, como conjunto coral e como instituição referencial de cultura.


Instituição a que legou o seu nome e que hoje se designa como Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA), tal a sua abrangência. Nascido na tradição dos coros de vozes masculinas o Coro Orfeão de Leiria atingiu nos anos 50 uma tal plenitude artística que o individualizou no contexto nacional e teve repercussões internacionais, nomeadamente através da BBC de Londres. Em 1986 foi criado um Coro Misto.

A profissionalização por inteiro da direção coral em 1988 possibilitou a generalização da técnica vocal; os conhecimentos em música; um repertório sistematicamente mais erudito; a qualidade interpretativa. Isto permitiu chegar-se a 2014 como um dos melhores agrupamentos corais nacionais e um invejável curriculum europeu e mundial. Apresenta-se hoje com conjuntos diferentes - misto, vozes masculinas, vozes femininas, em conjunto ou separadamente, e acompanhamento orquestral ou instrumental ou a cappella.

Do seu currículo internacional constam atuações em Espanha, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda, Suíça e Itália e na República Checa, para além da Áustria, Luxemburgo, Hungria, Eslovénia, Eslováquia e Polónia. No ano 2000 participou em festivais em vários Estados do Brasil. Com atuações por todo o país esteve também nos Açores. A participação regular no Festival «Música em Leiria» desde 1996, como os muitos concertos para coro e orquestra, são momentos em que o Coro do Orfeão de Leiria atingiu momentos altíssimos na sua prática artística, eminentemente virada para a comunidade.”


14 de outubro
21h00 . Igreja Matriz da Marinha Grande
Concerto Centenário de Fátima - Vox Angelis 



Vox Angelis
O Ensemble Vox Angelis é, essencialmente, um projeto de divulgação de música clássica de qualidade, que interpreta obras que vão desde o século XV até ao século XX.


O trabalho do grupo centra-se nos seus concertos, nas cerimónias religiosas e em cursos (master-classes de aprofundamento musical), todos eles direcionados para a formação de públicos que visa incentivar o gosto pela música erudita, através de recitais de alta qualidade, interpretados de acordo com uma sequência pedagógica.

A VOX ANGELIS já realizou mais de 400 concertos de música clássica e de fado (numa perspetiva clássica) em todos os Teatros, Auditórios, Castelos e Palácios de Portugal. É considerado como um projeto de música clássica de sucesso e uma referência em Portugal.


Ficha artística:
Pedro Miguel Nunes, cantor
Liliana Bolyakova, cantora
Serguey Arutiunian, 1.º violino
Larissa Shomina, 2.º violino
Katerina Mikusova, violoncelo
Artur Caldeira, guitarra/contínuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário