quarta-feira, 29 de novembro de 2017

360º - Como Granadeiro se defendeu no caso Sócrates: achava "chique" ter conta na Suíça; e o novo e mais potente míssil norte-coreano: chega aos EUA

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Donald Trump já reagiu àquele que a Coreia do Norte chamou o seu mais potente teste nuclear: "Vamos tratar do assunto", escreveu simplesmente o Presidente norte-americano no Twitter. Foi o 24º míssil norte-coreano só este ano, o segundo intercontinental e o de maior alcance: caiu perto da costa japonesa, mas terá capacidade para atingir qualquer ponto dos EUA, segundo Pyongyang (o Pentágono confirmou apenas que podia chegar a solo americano). A sismologia forense pode ajudar a detetar a verdadeira potência destes testes nucleares em comparação com a dos terramotos e confirmar estes novos dados.

A escalada de tensão vai seguramente aumentar nos próximos dias, depois de dois meses de alguma acalmia, e um analista diz mesmo à CNN que "pode rapidamente tornar-se uma espiral fora de controlo". O Washington Post faz questão de sublinhar que Washington já está ao alcance de Kim Jong-un e o New York Times relaça que no Hawai tocaram as sirenes e foi acionado o sistema de defesa nuclear da Guerra Fria

Lá fora, duas outras notas marcam esta manhã. Um novo recorde das bitcoin: a moeda digital ultrapassou pela primeira vez os 10 mil dólares (valorizou 800%, segundo a Fortune); e um vírus que atacou os computadores da Apple e deixou os Mac vulneráveis a qualquer intrusão.

Nos jornais nacionais, há uma denúncia grave sobre o número de baixas na saúde. Ao JNo secretário de Estado considera "uma vergonha" os 2,97 milhões de dias de faltas ao trabalho, 1,7 milhões dos quais por baixa por doença só este ano, que desconfia não corresponderem à realidade.

E também contas aos gastos com as deslocações do Estado, que vão ser os maiores desde 2010. Segundo o CMentre Governo e Presidência estão previstos mais de 89 milhões de euros para viagens.


Outra informação importante 


O julgamento de Pedro Dias teve ontem dois momentos surpreendentes. O homem que andou fugido mais de um mês e está acusado de cinco crimes de homicídio (três consumados e dois tentados) e três sequestros interrompeu a sessão com protestos. Antes a sua irmã revelara que tinha sido pai enquanto estava na cadeia, mas ainda não viu o filho porque não o quer fazer "através do vidro". O seu depoimento foi, contudo, novamente adiado.

A polémica do chumbo do PS à taxa proposta pelo Bloco sobre as empresas de energias renováveis teve mais desenvolvimentos. O Governo e o PS justificaram o recuo com receio de processos judiciais por parte das operadoras. Só que em Espanha, quando Governo cortou com as renováveis e recebeu uma chuva de processos, teve o apoio do Constitucional e do Supremo. Só perdeu um caso julgado por um tribunal internacional. 

As acusações de deslealdade do Bloco ao PS levaram o socialista Vital Moreira a acusar os bloquistas de extremismo e o PS de se deixar contagiar pelo esquerdismo. Já Marcelo acha que as divergências não vão fazer tremer o Governo e acredita que a legislatura vai até ao fim. E estável.

Surpresa na corrida à liderança do PSD: Henrique Chaves, o ex-ministro que levou à queda do Governo de Santana Lopes, apoia Rui Rio. Justificação: não acredito na regeneração das pessoas".


Decisões foram também tomadas sobre o Brexit. O Reino Unido e a UE chegaram a acordo sobre a fatura: vai custar entre45 a 55 milhões de euros. O anúncio definitivo vai ser feito na próxima segunda-feira.

Já sobre a evacuação de parte da ilha de Bali por causa da erupção do vulcão do monte Angung nem tudo está a correr bemA maior parte das companhias aéreas está a cancelar os voos e a reembolsar os passageiros. Mas não a Lufthansa: e há portugueses prejudicados. O aeroporto de Bali pode, contudo, abrir hoje porque as cinzas do vulcão mudaram de direção.
 
Foi uma boa notícia para os cientistas portugueses: vão receber 16 milhões em bolsas de consolidação do Conselho Europeu de Investigação. São estes os oito eleitos.

 



Os nossos especiais
Se dúvidas houvesse, Assunção Cristas dissipou-as. O CDS começa mesmo acreditar que pode ser mais que o PSD. E a sua líder assume-o em entrevista ao Miguel Santos Carrapatoso: "Estou preparada para dizer aos portugueses que sou capaz de ser primeira-ministra".

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre os monumentos nacionais: "Foi o reencontrar da simplicidade que costuma definir quem convive naturalmente com o seu próprio saber e faz dele um serviço. Sessão memorável, um Portugal digno de registo".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o fim dos duodécimos: "Receber um pouco mais ao longo dos 12 meses dá liberdade ao trabalhador para escolher gastar tudo todos os meses ou poupar para as férias e para o Natal. Mas o inverso não é verdade".
  • Maria João Marques escreve sobre as "Lições de propaganda": "Percebo que o ministro Cabrita deu o melhor uso possível àquele pedaço de tempo: dormiu. De facto não se deseja ao pior inimigo, nem sequer a um ministro da geringonça, uma tarde a ouvir António Costa".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre a "Arte da manipulação política": "Na prática parlamentar não há direitos de propriedade intelectual sobre projetos de lei pelo que qualquer partido pode copiar o projeto doutro, com pequenas variantes, e mesmo assim votá-lo primeiro".
  • Laurinda Alves escreve sobre a polémica do 2º ano do Governo em "As perguntas difíceis são de borla": "Esperar de um círculo de adultos que se dispõe a receber dinheiro para ir fazer perguntas ao PM e contar que vão lá pôr as mãos no lume dos temas que queimam é mais absurdo que acreditar no Pai Natal".
Notícias surpreendentes
Qual foi o fracasso antes do sucesso da Unbalel? Antes de liderar a startup que junta mais de 54 mil tradutores em 40 países, Vasco Pedro teve três empresas que fecharam. Conheça a história contada em vídeo pela Ana Pimentel.

E como estamos a falar de tecnologia, saiba que já pode pedir comida pela Uber. Vão-lhe entregar McDonalds a casa.

O casamento real de Harry e Meghan já tem dataserá em maio. Mas a atriz norte-americana nunca poderá ser princesa: ora saiba porquê.

Vamos a sugestõesprimeiro, um jantar de bacalhau; depois, a melhor praia do mundo para uma viagem de sonho.

Tem também um dos testes de personalidade mais conhecidos do mundo: foi criado por Marcel Proust e ajuda-o a perceber quem é.


Por hoje, despeço-me assim, com beleza, e a sugestão do costume: passar pelo Observador para se manter a par de toda a atualidade  

E tenha uma boa quarta-feira
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário