O projeto 4DTM – Four Dimensions Trajectory Mangament está a desenvolver soluções e procedimentos de forma a facilitar o acompanhamento do tráfego aéreo em toda a Europa, assim como melhorar a pontualidade dos voos. A Indra lidera o consórcio formado por 28 ANSP’s, empresas tecnológicas e organismos de investigação da UE, Noruega e Suíça que vão trabalhar neste desafio.
O projeto, inserido na iniciativa SESAR, pilar tecnológico do Céu Único Europeu, será financiado pelo programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020. Um dos principais objetivos para avançar na construção do Céu Único Europeu é garantir que os ANSP – Air Navigation Services Providers, operadores de aeroportos, linhas aéreas e toda a comunidade aeronáutica partilhem uma visão mais atualizada dos movimentos dos aviões civis e militares em todo o continente.
Uma vez desenvolvidos, os voos 4D vão permitir que as aeronaves e o centro de controlo em terra partilhem de informações sobre a posição da aeronave em qualquer momento da sua rota. Para o concretizar destes objetivos, o projeto 4DTM visa integrar a informação dos centros de controlo de cada país, do gestor global da rede europeia de tráfego aéreo e dos operadores dos aeroportos.
O 4DTM pretende ainda desenvolver ferramentas para melhorar o fornecimento de informação aeronáutica e meteorológica mais precisa, de modo a detetar com antecedência qualquer imprevisto que possa gerar atrasos nas ligações. Uma vez desenvolvido, este projeto permite inclusive às aeronaves escolher rotas mais diretas, reduzindo o consumo de combustível, as emissões de CO2 e os custos operacionais.
O programa SESAR tem como objetivo triplicar a capacidade da gestão do tráfego aéreo na Europa, multiplicar o coeficiente de segurança, reduzir o impacto ambiental em 10% e cortar o custo dos serviços da gestão do tráfico aéreo em 50%. Está previsto que o tráfego aéreo passe dos dez milhões de voos anuais que se registam atualmente na UE, para 16,9 milhões em 2030.
Pedro Venâncio / Transportes em Revista
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