quarta-feira, 29 de novembro de 2017

USF Plátano realiza Rastreios da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes foi assinalado no passado dia 14 de Novembro pela Unidade de Saúde Familiar Plátano com a realização de rastreios aos utentes que se deslocaram à USF naquele dia e que não eram diabéticos.
Pretendia-se com o rastreio alertar os utentes para os principais sintomas da Diabetes e  elucidar sobre  como  poderiam prevenir a doença.

 Foram realizados 65 rastreios sendo 46 do sexo feminino e 20 do sexo masculino aos quais foi avaliada a tensão arterial, peso, índice de massa corporal, perímetro abdominal e glicemia capilar.

Dos 65 utentes  rastreados apenas 5  apresentaram a tolerância diminuída à glicose (>140 e < 200mg/dl), aos quais  foi ministrada uma sessão de educação para a saúde   informando sobre estilos de vida saudáveis, a nível de alimentação e exercício físico e  feito posteriormente o encaminhamento para a consulta do(a) médico(a) de família.

Ficou patente neste rastreio que existe por parte dos utentes interesse  não  só em participar mas também  em obter esclarecimentos  sobre as diversas patologias e de como as poderão prevenir,   demonstrando igualmente  o retorno  positivo de  todo o trabalho que é desenvolvido pela equipa da USF nas atividades que visam a promoção da saúde.


ULSNA



Nenhum comentário:

Postar um comentário