O Dia Mundial da Diabetes foi assinalado no passado dia 14 de Novembro pela Unidade de Saúde Familiar Plátano com a realização de rastreios aos utentes que se deslocaram à USF naquele dia e que não eram diabéticos.
Pretendia-se com o rastreio alertar os utentes para os principais sintomas da Diabetes e elucidar sobre como poderiam prevenir a doença.
Foram realizados 65 rastreios sendo 46 do sexo feminino e 20 do sexo masculino aos quais foi avaliada a tensão arterial, peso, índice de massa corporal, perímetro abdominal e glicemia capilar.
Dos 65 utentes rastreados apenas 5 apresentaram a tolerância diminuída à glicose (>140 e < 200mg/dl), aos quais foi ministrada uma sessão de educação para a saúde informando sobre estilos de vida saudáveis, a nível de alimentação e exercício físico e feito posteriormente o encaminhamento para a consulta do(a) médico(a) de família.
Ficou patente neste rastreio que existe por parte dos utentes interesse não só em participar mas também em obter esclarecimentos sobre as diversas patologias e de como as poderão prevenir, demonstrando igualmente o retorno positivo de todo o trabalho que é desenvolvido pela equipa da USF nas atividades que visam a promoção da saúde.
ULSNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário