sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

360º - O impasse continua: 4 pistas para entender o futuro da Catalunha. Mais: juristas acham que Vieira da Silva deve pedir escusa sobre a Raríssimas

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Na Catalunha, a longa noite eleitoral (que seguimosaqui) trouxe a divisão (como mostram estes gráficos):

  • Os unionistas do Ciudadanos foram o partido mais votado, mas os partidos separatistas têm a maioria no Parlamento;
  • No total, os unionistas tiveram mais votos, mas os separatistas tiveram mais mandatos;
  • Votou um número recorde de eleitores, mas o impasse mantém-se.

O que é que acontece agora? Há quatro pistas que ajudam a entender o futuro:
  1. Carles Puigdemont ganhou uma batalha, ao ficar em primeiro lugar entre os partidos separatistas e ao ter uma maioria de mandatos pró-independência - mas vai voltar e ser preso?
  2. Mariano Rajoy, que foi humilhado nas urnas com menos de 5%, mantém a tática do 155?
  3. Inés Arrimadas, que levou o Ciudadanos a um histórico primeiro lugar, faz o quê com o resultado?
  4. A extrema-esquerda da CUP vai exigir o quê para apoiar um novo governo independentista?

Os jornais espanhóis têm várias análises interessantes sobre o futuro dos unionistas, dos independentistas e do país. As principais frases, ideias e exigências dos diferentes colunistas estão reunidas aqui.

Já os jornais de fora de Espanha concentram-se no "choque independentista".

Na Internet, claro, houve memes a gozar com tudo isto(em especial com o PP de Mariano Rajoy, que quase desapareceu da Catalunha).


Mais informação importante
Vieira da Silva tem um problema de falta de imparcialidade quando decide sobre a Raríssimas. Essa é a opinião da grande maioria dos juristas ouvidos pelo Observador sobre o assunto. Há dúvidas sobre se o ministro já violou o Código de Conduta do Governo neste caso (como acusa o PSD), mas quase todos concordam que, pelo menos, não deve tomar mais decisões sobre isto no futuro.

Ainda por cima, hoje o caso agravou-se para o ministro:Sónia Fertuzinhos, mulher de Vieira da Silva, está a ser investigada pela PJ no processo da Raríssimas por causa da viagem que fez à Suécia, escreve o CM.

António Costa anunciou ontem um novo défice histórico para este ano: vai ficar abaixo dos 1,3%. A novidade foi revelada durante a sessão de cumprimentos com o Presidente da República. Ambos tinham recados para dar um ao outro.

Na campanha interna do PSD, Rui Rio foi ressuscitar as "trapalhadas" de Santana Lopes no Governo de 2004. As "trapalhadas" existiram, de facto, e foram mais do que muitas, mas dá-se um detalhe: nesse período, Rio apoiou sempre as acções de Santana (ao mesmo tempo que Marcelo o atacava todos os domingos, até ser forçado a deixar a TVI). Leia os detalhes da história (é sempre bom, para quem já se esqueceu).

O Governo exige mais medidas de segurança aos bancas para proteger as caixas Multibanco de assaltos. (Aliás, tem sido uma obsessão do ministro Eduardo Cabrita que parece coincidir precisamente com um desses assaltos no prédio onde vive.) O prazo dado pelo Ministério da Administração Interna para que isso aconteça são 90 dias, escreve o DN.

A ONU condenou ontem (por 128 votos a favor, 9 contra e 35 abstenções) a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Os Estados Unidos foram muito claros: “Vamos lembrar-nos disto".

A partir de abril, Cuba deixará de ser governada por alguém chamado Castro. Raúl, irmão de Fidel, deixa o poder nessa altura. Devia ser antes, mas, por causa da crise provocada pela passagem do furacão Irma, as eleições legislativas foram adiadas por dois meses.

O Benfica anda de cabeça perdida por causa do caso dos emails. Agora, está a enviar notificações às pessoas que descarregaram os ficheiros que foram disponibilizados na Internet e a exigir de forma ameaçadora às empresas onde essas pessoas trabalham que lhes abram processos disciplinares. A notícia é do JN.

O FC Porto venceu ontem o Rio Ave por 3-0 na Taça da Liga. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que os portistas "confirmaram o bom momento" e acrescenta: "Era bom que existissem mais equipas como o Rio Ave no nosso campeonato. O futebol ficava a ganhar e muito com isso".

A Taça da Liga é o único título que o FC Porto ainda não ganhou. Aliás, não vencia um jogo na competição há 1.083 dias.Confira os números e os resultados.
 
 
Trump mudou mesmo a política externa dos Estados Unidos, com uma nova Estratégia de Segurança Nacional que marca a ruptura com a tradição recente do país. No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto discutem o real significado deste "realismo com princípios".


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre as eleições na Catalunha: "Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência".

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandes fala sobre "Um Robin dos Bosques ao contrário no negócio Santa Casa/Montepio": "A obra da Santa Casa não é remendar os desvarios de quem liderou o Montepio. Mas nada como uma maioria de esquerda para o silêncio cair sobre uma operação em que se tira aos pobres para dar aos bancos".


Notícias surpreendentes

Vem aí o Natal. Ou seja: vem aí um dos dias mais stressantes do ano. Para evitar problemas, a Rita Dantas Ferreira elaborou o Protocolo da Rabanada: 10 regras de etiqueta que ajudam a manter o Natal santo.

Mais Natal (hoje tem que ser): se ainda não acabou o martírio dos presentes, que tal virar-se para o Star Wars? Temos 28 sugestões de presentes do lado bom da Força.

Ainda mais Natal (eu não avisei que hoje tinha mesmo que ser?): esta é a única altura do ano em que pode ser visto com camisolas com renas ou com bonecos de neve (ou com a Beyoncé). Temos uma lista de compras.

Meghan Markle usou um vestido (sem renas) de 56 mil libras numa das fotografias oficiais do noivado. E já está a falar com estilistas por causa do vestido de noiva.

Há sete coisas que talvez não saiba sobre o Inverno deste ano, que começou ontem. Mas nós contamos tudo (incluindo super luas e chuvas de meteoros)
 
O top 10 em vídeo de hoje junta as histórias que mais comoveramos leitores do Observador em 2017.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário