segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

360º - O momento em que Ricardo Salgado precisou de um "copinho de água". E a polémica Raríssimas entra no Parlamento daqui a pouco

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O caso Raríssimas entra daqui a poucas horas no Parlamento. Vieira da Silva é ouvido ao começo da tarde sobre o seu papel no caso e sobre a atuação do seu ministério.
O ministro “não se demite nem vai ser demitido” por causa do escândalo Raríssimas, defende Marques Mendes. Mas o comentador da SIC admite que Vieira da Silva ficou "chamuscado e fragilizado" por não ter feito mais cedo uma inspeção à associação.
De qualquer forma, este caso está recheado de verdades e mentiras que importa esclarecer (como o Observador feznestes Fact Checks). Até porque o processo está intimamente ligado à política: ao longo dos anos, Paula Brito e Costa construiu uma enorme rede de influências.
Este fim de semana, conheceu-se mais um desenvolvimento: o IEFP confirmou estar a analisar uma denúncia sobre alegadas irregularidades em estágios profissionais na associação.
O Benfica goleou o Tondela (1-5), mas esteve longe de fazer uma grande exibição. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que "os vícios continuam todos presentes" na equipa de Rui Vitória. Apesar de tudo, em golos as coisas nem estão mal.
O Sporting venceu o Portimonense por 2-o e houve um pássaro a voar: Podence, que está "no ponto", como escreve o Bruno Roseiro na crónica do jogo. E há outro jogador para quem vale a pena olhar: veja o furacão Bruno em números.

Mais informação importante
Quando foi interrogado no caso Sócrates, Ricardo Salgado disse estar em “choque” com as acusações e pediu um “copinho de água” para conseguir lidar com as acusações que lhe eram feitas. Depois, refutou qualquer tentativa de "subornos" a Sócrates, Bava e Granadeiro e responsabilizou Hélder Bataglia pelos pagamentos a Carlos Santos Silva, que teriam sido feitos "nas nossas costas". Leia aquios diálogos esclarecedores entre o ex-Dono Disto Tudo e os procuradores.
O novo episódio da mini-série "Sim, Sr. Procurador" tem Salgado como protagonista. Vendo isto, fica-se a perceber tudo.

Santana Lopes apresentou ontem 221 ideias para o país.O candidato à liderança do PSD admite um referendo à eutanásia, só pensa em acordos com o PS na próxima legislatura, defende uma reforma do sistema político com círculos uninominais e o financiamento privado dos partidos e quer mais benefícios fiscais para as empresas.
Santana também apresentou a sua comissão de honra,que vai de ex-ministros (Álvaro Barreto, Braga de Macedo, António Martins da Cruz e outros) a atores (como Pedro Granger).

E ainda usou uma expressão de Hillary Clinton para atacar o seu adversário: “Enquanto uns baixam o nível no que dizem e no que fazem, nós subimos". A que é que se estaria a referir? Talvez a isto: numa entrevista à TSF e ao DN, Rui Rio acusou-o de estar a fazer “as mesmas trapalhadas que fazia em 2004”.

A contribuição cobrada às grandes empresas de energia desde 2014 deveria ter beneficiado os preços da eletricidade - mas, até agora, escreve a Ana Suspiro, o Estadosó transferiu 5 milhões, face aos 150 milhões de euros previstos.

A PSP está a preparar-se para fazer revistas surpresa a pessoas na rua e controlar a entrada de pessoas em locais com “concentração excessiva” durante o Natal e o Ano Novo, escreve o JN. O objetivo é, entre outras coisas, prevenir eventuais atentados.

A CIA ajudou a travar um ataque terrorista do Estado Islâmico em São Petersburgo, na Rússia. Vladimir Putinaté telefonou a Donald Trump para agradecer.

O príncipe herdeiro saudita Mohammad bin Salman, autor de uma purga no país, lutador contra a corrupção e defensor da austeridade fiscal, foi exposto como o dono da casa mais cara do mundo, situada perto de Paris. A investigação é doThe New York Times.

O conservador Sebastián Piñera venceu as presidenciais chilenas e é o sucessor da socialista Michelle Bachelet.

Ribeiro Cristóvão podia ter sido padre, mas acabou a fazer relatos de futebol. Primeiro em Angola e depois em Portugal, onde criou o mítico programa de rádio Bola Branca. Numa longa entrevista de vida, fala da sua passagem pelo seminário, dos primeiros tempos na rádio e das entrevistas no programa da RTP "Domingo Desportivo" (incluindo a Futre, com 17 anos).

Adriana tem apenas 23 anos e saiu de Portugal para ir ajudar refugiados em Bruxelas. Todas as noites, conseguearranjar dormida para cerca de 300 pessoas. O João Francisco Gomes falou com ela.



A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve sobre "o outro legado de Passos Coelho": "Passos Coelho achou (bem) que, para salvar o país, não poderia preocupar-se com o PSD. Mas depois também não o guiou para o futuro. Agora, para resgatar o país da geringonça, o PSD não está preparado".

João Carlos Espada recomenda mais livros para o Natal, porque "a confiança na civilização europeia e ocidental supõe o reconhecimento do sentimento nacional".

João Marques de Almeida escreve que "o PCP e o BE são a maior ameaça para a economia portuguesa": "Há duas regras na política portuguesa. Quando o PS está no governo a realidade é sempre pior do que parece. E quando este abandona o poder fá-lo subitamente e deixando o país em apuros (2002 e 2011)".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Xutos & Pontapés na Igreja e no Estado": "Não podendo o Parlamento honrar todos os cidadãos falecidos, é razoável que reserve as suas homenagens para os portugueses que mais se distinguiram pelo seu saber e serviço à comunidade".

Alberto Gonçalves escreve "O Estado, essa doença comum": "Fora do manicómio em que saltita boa parte da 'opinião', o problema da Raríssimas não é ser 'particular' na designação, nos estatutos e na teoria: é não ser particular na prática".



Notícias surpreendentes

A Josefinas lançou há quatro anos as primeiras sabrinas e agora prepara-se para entrar na Ásia. É a história de uma marca portuguesa (e até Meghan Markle é fã).

Houve heróis, vilões e espadas de cartão. Na Comic Con, no Porto, os fãs vestiram-se como as suas personagens favoritas e o resultado foi este.

Quem também esteve na Comic Con foi Clark Gregg, o agente dos Vingadores. Momento RTP Memória: há alguns anos, ele gozou com Portugal. Quer dizer, não foi bem ele: foi o personagem que interpretava na série "As Novas Aventuras da Velha Christine", com Julia Louis-Dreyfus. Ele falou com o Manuel Pestana Machado e o assunto veio à conversa.

“A Consciência das Palavras”, de Elias Canetti, merececinco estrelas do nosso crítico Carlos Maria Bobone, que lhe faz o maior elogio: "Cada um dos ensaios deste livro não merecia apenas uma resenha, merecia tornar-se um livro independente".

Já tem informação suficiente para começar esta semana pré-Natal. Desconfiamos que vai andar a correr por causa das últimas compras, mas sabe que só precisa do telemóvel para, em qualquer lado, ter as últimas notícias aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário