sábado, 9 de dezembro de 2017

Manhã de sábado: Jerusalém: 3800 anos a criar sarilhos

Bom dia!
São séculos de tumultos: Jerusalém foi atacada 52 vezes, sitiada 23 e arrasada por diferentes exércitos. Eis a primeira parte da história de uma cidade que Trump reconheceu como capital de Israel.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe reúnem-se hoje de emergência no Cairo, Egito, para discutir a decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Pelo menos dois palestinianos morreram nos bombeamentos do exército israelita contra o Hamas na Faixa de Gaza, num total já de quatro vítimas mortais nos confrontos.
O IPMA colocou todos os distritos de Portugal Continental sob aviso laranja a partir de domingo, devido à previsão de chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima.
Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares admite que o PS pode vir a precisar da direita para governar. Mas é apenas um cenário.
O ministro das Finanças português e atual presidente Eurogrupo diz que, no caso português, o indicador "absolutamente essencial" é "a redução do peso da dívida no PIB".
Entrevista com Robin Campillo, o realizador de "120 Batimentos por Segundo", filme que regressa aos anos 80 em França e ao movimento Act Up. Estreou-se esta semana em Portugal.
Presidente do Sport Lisboa e Benfica falou aos sócios na Covilhã. "Que seja um ano glorioso para o Benfica, rumo ao penta", afirmou também o líder encarnado
Foi um período de transformação, na família real e na política do Reino Unido. É o cenário da nova temporada de "The Crown" e foi palco de crises e desafios. Miguel Freitas das Costa recorda-os.
O novo livro de Gonçalo Cadilhe, "O Esplendor do Mundo", reúne 99 viagens, o melhor de 25 anos de experiência. A pedido do Observador, o autor escolheu 12 destinos para todos os meses de 2018. 

Comer/Ver/Fazer

O romance "Memorial do Convento", de José Saramago inspira uma rota cultural a estabelecer por Lisboa, Loures e Mafra, "resgatando importantes elementos do património religioso, estético e turístico". 

São 4 novos títulos que chegam ao mercado com a tecnologia PlayLink, a aposta da Sony para a PlayStation 4 que transforma qualquer smartphone num comando para a consola. 

É moda para homens, mas não só. Patrick de Pádua abre a primeira loja em Lisboa e junta o melhor de dois mundos: a personalidade forte da "streetwear" e a sofisticação da moda de autor. 

Algarve, Lisboa, Porto e Madeira são as regiões do país destacadas na La Liste 2018, guia feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Francês que reúne opiniões de 330 guias e milhões de críticas 

A pele das mãos tem menos lípidos em comparação com outras partes do corpo o que as deixa mais susceptíveis a queimaduras, secura e frieiras. E saiba que envelhecem mais rápido que a pele do rosto. 

O bailado "O Lago dos Cisnes", na versão coreográfica de Fernando Duarte, será interpretado pela Companhia Nacional de Bailado e estará acompanhado por um filme de Edgar Pêra. 

"Assassin's Creed: Origins" decidiu viajar atrás no tempo até ao Egito Antigo. O novo título da Ubisoft é o mais refrescante dos últimos anos. 

O Mexefest já está esgotado. Entre os músicos destacam-se nomes portugueses como Manel Cruz, Samuel Úria, Surma, Ermo, Paulo Bragança e Kilimanjaro. 

Passe à frente os centros comerciais e as lojas online. Dezembro está aí à porta e reunimos mais de 25 mercados e feiras de Natal em Lisboa e no Porto. 



Opinião

Rui Ramos
A verdade, Dr. António Costa, é que não é preciso ter saudades de Passos Coelho ou desejar vê-lo a si a descansar em casa, para ter relutância em deitar foguetes com os seus supostos sucessos. 

José Manuel Fernandes
A disputa pela liderança do PSD lembra um penoso regresso ao passado, uma disputa fulanizada sem propostas diferenciadoras e sem a capacidade de dizer ao país o que ele precisa de ouvir. E quer ouvir.

Paulo Tunhas
A decisão de Trump sobre Jerusalém rompe com a hipocrisia vigente quando se fala do Médio Oriente, que tudo na aparência igualiza para na verdade sistematicamente condenar Israel desde o princípio.

Helena Garrido
Vivemos tempos extraordinários. Agora os contratos são para cumprir. Em menos de dois anos, o ministro das Finanças passa de virar a página da austeridade para líder do grupo símbolo da austeridade.

Maria João Avillez
Michel Barnier, o negociador-chefe da UE para o Brexit, parece de vez em quando pôr veneno no diálogo com Londres. Mas esta responde por vezes com um grau de amadorismo ou impreparação estarrecedores.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário