terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Oito distritos em aviso laranja por causa do vento e agitação marítima

Resultado de imagem para Oito distritos em aviso laranja por causa do vento e agitação marítima
Oito distritos de Portugal continental vão estar, a partir do final da tarde, sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do vento e da agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já a Marinha colocou sob condicionamento à navegação cinco barras marítimas, da região norte e centro.
Segundo o IPMA, estarão sob aviso laranja os distritos de Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, nalguns casos até meio da tarde de quarta-feira, sobretudo por causa da agitação marítima, com ondas que podem atingir os 10 metros. Os avisos por causa do vento estão ativos até ao final do dia de hoje.
Quase todos estes distritos estão igualmente sob aviso amarelo por causa da precipitação, com previsão de chuva, por vezes forte.
De acordo com o Instituto, estão ainda em alerta amarelo Bragança, Viseu, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre, por causa do vento, precipitação e agitação marítima, sendo que no caso do mau estado do mar alguns avisos prolongam-se até ao início do dia de quinta-feira.
Alerta aos pescadores
Por causa da agitação marítima, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram na segunda-feira para as eventuais consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste portuguesa a partir do final da tarde de hoje e madrugada de quarta-feira.
Em comunicado, a Marinha adiantou que o alerta é dirigido a toda a comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, especialmente a norte do Cabo da Roca, bem como a toda a população em geral que frequente as zonas costeiras ao logo de toda a faixa litoral oeste.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é estimada forte agitação marítima dos quadrantes de noroeste, com altura das vagas que pode chegar aos seis a sete metros de altura em alto-mar, com especial incidência a norte do Cabo da Roca a partir do final da tarde de terça-feira e durante a madrugada de quarta-feira.
Cinco barras condicionadas
A agitação marítima forte deverá começar a diminuir ao longo da madrugada de quinta-feira, 28 de dezembro.
Assim, a Marinha apela à população em geral é recomendado que se abstenha da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
Já aos pescadores lúdicos de pesca à cana a Marinha aconselha cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.
Cinco barras marítimas, da região norte e centro, estão também condicionadas à navegação, de acordo com informação disponível no `site` da Marinha.
As barras de Póvoa do Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas a embarcações com calado superior a dois metros, a de Aveiro condicionada a barcos de comprimento fora a fora inferiores a 15 metros e a da Figueira da Foz a embarcações com comprimento inferior a 11 metros.
Porto da Nazaré está condicionado devido a assoreamento, devendo as embarcações ter cautelas e entrar na barra apenas na preia-mar.
Esta informação da Marinha foi atualizada na segunda-feira às 18:00 horas.
Fonte:Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário