terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Está a chegar a tempestade Bruno

Resultado de imagem para Está a chegar a tempestade Bruno
Instituto do Mar e da Atmosfera explica que nos próximos dois dias o continente do país será afetado por uma superfície frontal fria associada à segunda tempestade da época.
Depois da Ana, agora é a vez da tempestade Bruno afetar o território continental português.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que a depressão Bruno encontra-se a sudoeste das ilhas Britânicas e irá deslocar-se gradualmente para leste.
"Portugal será afetado, entre o final da tarde de hoje e as primeiras horas de amanhã, pela passagem de uma superfície frontal fria associada a esta depressão", refere o IPMA.
Os efeitos previsíveis são "aumento da intensidade do vento, ocorrência de precipitação e aumento da agitação marítima".
Assim, "o vento será moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, podendo atingir 110/120 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro".
A chuva "atingirá todo o território, sendo mais intensa nas regiões Norte e Centro".
Quanto à agitação marítima, "na costa ocidental, os efeitos da depressão Bruno sentir-se-ão até dia 28, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, atingindo 5 a 6 metros a norte do Cabo Carvoeiro, amanhã, dia 27".
A tempestade Bruno, que também afetará Espanha, é a segunda da lista elaborada pelas agências meteorológicas de Portugal, Espanha e França, num projeto que pretende facilitar a cooperação entre os países e sensibilizar as populações dando nomes às tempestades que afetem o sul da Europa.
A 10 de Dezembro, a tempestade Ana causou um morto em Portugal.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário