terça-feira, 10 de outubro de 2017

360º - No dia C, de Catalunha, os 3 cenários para o pós independência; os casos, as pistas e as soluções para o Burnout; e o PSD à espera de Santana

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... na Califórnia, incêndios descontrolados já fizeram dez mortos, 100 desaparecidos e milhares de desalojados.São os mais destrutivos desde 2007 e as fotos são impressionantes.

Em Portugal são mais de 4 mil os bombeiros que combatem os principais fogos, sobretudo nas regiões de Coimbra e Viseu. E enquanto o país volta a arder, continuam a conhecer-se notícias de falhas na prevenção: a TSF diz que os 236 postos de vigia da floresta estão fechados desde o dia 1.

Outra falha relevante, a da nova lei de estrangeiros. Segundo o DNa atual legislação permite legalizar cadastrados violentos em Portugal.

Do Parlamento vem a notícia (via ECO) de que o relatório da comissão de inquérito à CGD iliba Mário Centeno no caso dos SMS trocados com António Domingos. Pormenor: o relator é socialista.

Volto aos EUA porque as contas do Facebook revelaram a dimensão da ingerência russa nas eleições americanas. Cerca de dez milhões de utilizadores nos Estados Unidos viram pelo menos um dos mais de três mil anúncios de caráter político pagos a partir de contas falsas na Rússia segundo a rede social de Zukerberg.

Outra informação importante

Hoje é o Dia C. O dia em que se decide o futuro da Catalunha. Puidegmont deve declarar às 17h00 a independência unilateral catalã e mudar para sempre o futuro da região. Desde logo com a retirada de autonomia, após a aplicação inédita do artigo 155 da Constituição espanhola. São três os cenários para a crise no pós declaração de independência, que a Cátia Bruno antecipa. Rajoy tem um largo arsenal de leis para travar o processo (a detenção do presidente do governo regionalestá entre elas), numa altura em que são já 20 as empresas que retiraram a sua sede da região.

Nos jornais espanhóis de hoje, o El País diz que a Catalunha está à beira do precipício, o El Mundo prefere esperar pela reação de Rajoy e o El Español exige que se "sufoque o golpe". Da Catalunha vem o aviso do El Periódico a Puidgemont para não falar em nome da região, enquanto o La Vanguardia diz que é a "hora da verdade" e o La Razón até colocou a bandeira espanhola no logotipo. A Marca apela à união do país numa capa com os jogadores catalães da seleção. De fora, no The Guardian, pede-se uma solução pacífica que resolva também a austeridade da região.


Nem o famoso apartamento de Paris escapou ao arresto de bens que a Justiça decretou contra José Sócrates. Com a divulgação da acusação por dias, as casas compradas pelo amigo Santos Silva à mãe do ex-primeiro-ministro, a quinta da ex-mulher no Alentejo, o apartamento em Lisboa e o andar de luxo que usou quando estudou na capital francesa, estão agora sob controlo judicial.

A compra da TVI pela Altice (ex-PT) pode ser 'chumbada' hoje pela ERC. Mas para o parecer negativo ser vinculativo os três membros da Entidade Reguladora têm de estar de acordo.

Na banca, nunca os juros dos depósitos a prazo valeram tão poucoMas há oito bancos que ainda pagam mais de 1%. O David Almas diz quais são.

Rissóis por fritar e só arroz com feijãoAs queixas dos pais sobre a qualidade das refeições escolares tiveram já resposta do Ministério da Educação, que chutou a responsabilidade para as escolas.

No dia da saúde mental, a boa nova é que ao fim de quatro anos o consumo de medicamentos para a hiperatividade e para o défice de atenção está em queda.

Na semana de apresentação do Orçamento do Estado, há medidas a ser remetidas para o fim da legislatura: odescongelamento de carreiras só fica concluído até 2019 ( mas incluirá a PSP), o mesmo acontecendo com as mudanças dos recibos verdes (para irritação do Bloco, escreve hoje o Público). Já o Jornal de Negócios adianta que todas as pensões aumentarão no mínimo dez euros. Quanto às alterações no IRS, oDinheiro Vivo diz que não vai descer para 100 mil famílias.

No dia de todas as decisões para Portugal no jogo que abre as portas diretas para o Mundial de 2018 (é às 19h45 na Luz, basta ganhar à Suíça e Fernando Santos quer uma prenda de anos), há já mais equipas apuradas. Além do regresso da Sérvia a mundiais, o destaque maior tem de ir para a Islândia, a primeira seleção estreante a garantir a qualificação.

A outra grande surpresa do Mundial russo pode ser a Síria. Hoje joga de manhã com a Austrália para conseguir a passagem ao playoff de acesso à fase final. Seria o sucesso de uma seleção controlada pelo regime, de onde os jogadores fogem para escapar a torturas e à guerra, como conta o Tiago Palma.



Os nossos especiais

Afinal o que é o burnout, a doença com nome estrangeiro que já afeta 13,7% das pessoas que trabalham em Portugal. A Rita Porto conta os casos de quem passou por este esgotamento físico e mental, revela as pistas a que devemos estar atentos e aponta as soluções dadas pelos especialistas

O Nobel da economia foi para Richard Thaler, o americano que passou a vida a mostrar porque falham tantas vezes as teorias económicas. O Edgar Caetano entra pelas suas teses para tentar explicar porque fazemos coisas que sabemos serem más para nós.

A Aspirina faz 120 anos, mas tem uma história de cinco mil. A Vera Novais diz como se partiu da casca de salgueiro que aliviava dores de parto, para o comprimido que tem fama de curar quase tudo e sobre o qual há muitas curiosidades para conhecer.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a Catalunha: "Uma República Catalã dominada pelo esquerdismo revolucionário, com fronteiras incertas e abarcando milhões de espanhóis contrariados, nunca seria mais um pacato Portugal na Península Ibérica".
  • Paulo Sande também escreve sobre as consequências da independência catalã: "Com o caos instalado, a Europa entregar-se-á voluntariamente à voragem dos tempos, irremediavelmente subalternizada pelos novos poderes, económicos e políticos, que se erguem a Leste. Ou a Ocidente".
  • Laurinda Alves escreve sobre Fátima: "Ao longo deste ano foi possível ver a forma dedicada como os crentes devotos se encaminharam para Fátima, como o Papa Francisco disse tudo em duas palavras, quando veio rezar a 13 de Maio: “Temos Mãe"".
Notícias surpreendentes
Para os fãs de Star Wars: o 8º filme da saga só chega em dezembro, mas já foi revelado o trailer de "Os Últimos Jedi".

Há um novo jogo estúpido entre adolescentes. Chama-se "Pull de Pig" e tem como objetivo conquistar a mulher mais feia ou gorda do grupo. Estúpido, repito. Mas a fazer estragos pela Europa.
 

Vamos para coisas mais agradáveis. O melhor destino turístico europeu de 2017 vai para uma ilha irlandesa que poucos conhecem. "A Alcatraz da Irlanda" tem uma história surpreendente: foi um espaço de monges, de generais e uma prisão até se tornar uma assombrosa fortaleza em forma de estrela.


E para terminar, das riquezas portuguesas afundadas aos poemas de Safo, fique a conhecer 29 tesouros que estão perdidos pelo mundo.

Descubra tesouros, mas também as notícias que marcam a atualidade ao clicar no Observador. Hoje vamos centrar atenções em Barcelona, onde deve ser declarada a independência unilateral da Catalunha, no Estádio da Luz, onde a seleção pode garantir o apuramento direto para o Mundial da Rússia, e no futuro do PSD, que está à procura de líder.

Boa terça-feira, um dia decisivo para Espanha 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário