Veja porque a musicoterapia pode ser uma grande aliada contra a depressão, transtorno de ansiedade e muitos outros males. Confira!
O que é musicoterapia e quais são os seus benefícios?
A Musicoterapia é a utilização da música num contexto clínico, educacional e social com o objetivo de ajudar os utentes a tratar ou prevenir problemas de saúde mental. É um processo efetuado por um profissional qualificado, um(a) musicoterapeuta, que, através de elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia), facilita e promove comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes.
Através da música, atende às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente, baseando-se em evidências científicas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças.
Em pesquisa norte-americana concretizada em 2006 verificou que 72% das UTIs neonatais já haviam adotado a musicoterapia para lactentes prematuros. Em pesquisas realizadas recentemente, a música deu tranquilidade aos pais e à equipe da saúde, não trazendo qualquer mal ou quaisquer contraindicações.
Outra pesquisa feita entre os anos de 2011 e 2014 e avaliou os dados de 250 pacientes que estavam recebendo tratamento para desenvolvimento emocional e problemas de comportamento. Eles foram divididos em dois grupos iguais, com o primeiro tendo contato com a terapia tradicional e o outro recebendo a musicoterapia.
Os pacientes da musicoterapia demonstraram um aumento da autoestima e redução dos sintomas depressivos, além de apresentar maior desenvolvimento das habilidades comunicativas e interativas. Recentemente pesquisa feita na Universidade da Rainha de Belfast (Irlanda do Norte) em parceria com o instituto de musicoterapia Northern Ireland Music Therapy Trust, comprovou que o contato com experiências musicais diversas auxilia no alivio dos sintomas de doenças como depressão, agora fobia, síndrome do pânico e transtornos de ansiedade em pacientes de todas as idades, principalmente em crianças e adolescentes.
A análise aconteceu entre 2011 e 2014 e considerou os dados de 250 pacientes que estavam recebendo tratamento para desenvolvimento emocional e problemas de comportamento. Eles foram divididos em dois grupos iguais, com o primeiro tendo contato com a terapia tradicional e o outro recebendo a musicoterapia. Os pacientes do segundo grupo mostraram incremento mais significativo da autoestima e redução dos sintomas depressivos, além de apresentar maior desenvolvimento das habilidades comunicativas e interativas.
A musicoterapia melhora a qualidade de vida e atende as necessidades de crianças e adultos com deficiências ou doenças.
Veja abaixo alguns dos benefícios da musicoterapia:
- Bem estar pessoal;
- Redução da ansiedade;
- Redução do estresse;
- Estabilidade emocional;
- Autoconhecimento;
- Melhora na respiração;
- Melhora nos relacionamentos interpessoais;
- Melhor controle do tônus postural e muscular;
- Relaxamento emocional e muscular;
- Aumento de concentração;
- Melhora da auto estima.
O que o musicoterapeuta faz?
Os musicoterapeutas trabalham com uma ampla variedade de situações com indivíduos e/ou com grupos que são encaminhados para tratamento e apoio biopsicossocial e espiritual.
Por meio de entrevista e observação, eles avaliam o bem-estar emocional dos pacientes, saúde física, relacionamento social, habilidades de comunicação e habilidades cognitivas.
Então, aplicam músicas e áudios terapêuticos específicos com base nas necessidades dos pacientes, utilizando a improvisação musical, canção escrita, discussão lírica, música e imagens, técnicas de escuta e aprendizagem através da música.
Além disso, proporcionam um incentivo de envolvimento do paciente em estratégias criativas e expressivas que irão ajudar a melhorar o funcionamento global, bem estar e qualidade de vida.
E pode ser aplicada para:
• promover o bem estar
• gerenciar o estresse
• aliviar a dor
• expressar sentimentos
• melhorar a memória
• melhorar a comunicação
• promover a reabilitação física
• melhorar a socialização
• melhorar a qualidade de vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário