quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

IT com Equipamento para Monitorizar Condições de Bombeiros


A “VR2Market” serve para medir sinais vitais dos profissionais e fornecer informação à cadeia de comando para uma melhor gestão de equipas.

O Instituto de Telecomunicações (IT) concebeu uma tecnologia de rede se suporte à obtenção de informação úteis na gestão de equipas de primeiros-socorros em cenários de emergência. Em parceria com o INESC TEC, o IEETA, a Biodevices e o Robotics Institute from Carnegie Mellon University desenvolveu a “VR2Market”, a qual constitui equipamento de vestir.

Este permite medir os sinais vitais dos socorristas – sobretudo dos bombeiros – e fornecer esses dados e informação à cadeia de comando. Dessa forma, permite obter elementos para uma melhor gestão e coordenação das equipas de socorro.

Segundo o IT, o equipamento permite, ainda, medir a qualidade do ar, informação que pode ser usada no desenho dos modelos de propagação de fogos. O projecto envolveu uma equipa multidisciplinar, focada em três linhas de desenvolvimento.

‒ a criação da tecnologia para sensores capazes de detectar os níveis de stress e fadiga dos bombeiros, mas ‒ produção de infra-estruturas de TIC, para a recolha e gestão da informação.

‒ concepção de redes “ad hoc” de comunicação sem fios para a transmissão de dados e alojamento da informação em cloud computing.

Na última área, o IT teve como foco principal a conectividade entre cada bombeiro e o dispositivo de recolha de dados.

Segundo o instituto, o equipamento tem sido testado em incêndios florestais, na indústria do petróleo e no controlo do tráfego aéreo. O projecto está na fase de estudo de modelo de negócio, com a equipa a procurar identificar potenciais mercados.

Fonte: computerworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário