segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Fotorreportagem da Exposição | O Aceitador do Medo de Gonçalo Mabunda pode ser visitado no Museu de Óbidos

O Litoral Centro foi até ao Museu de Óbidos e registou em Fotorreportagem a espectacular Exposição do Artista Gonçalo Mabunda, de nacionalidade Moçambicana, digna de ser visitada.
As imagens que se seguem podem ser apreciadas, elas revelam a grandeza deste Artista. Os que desejarem ver a imagem maior, podem clicar em cima da mesma. (NR)

J. Carlos
Director


































Gonçalo Mabunda, nascido em 1975, em Maputo, interessa-se pela memória coletiva do seu país, Moçambique, que recentemente saiu de uma longa e terrível guerra civil. Mabunda trabalha com armas recuperadas, em 1992 no final do conflito de dezasseis anos que dividiu a região.

Na sua escultura, ele dá formas antropomórifcos aos AK47, lançadores de foguetes, pistolas e outros objeto de destruição.

Enquanto se diz que as máscaras contam histórias doa arte africana tradicional local, o trabalho de Mabunda assume um impressionante nível comparável à imagem de crescimento modernista de Braque e Picasso.

As armas de guerra desativadas possuem fortes conotações políticas, mas os belos objetos que ele cria também transmitem uma reflexão positiva sobre o poder transformador da arte e a resiliência e criatividade das sociedades civis africanas. Mabunda é mais conhecido pelos seus atributos do poder, símbolos tribais e peças tradicionais e arte étnica africana. Sem dúvida, são uma maneira irónica de comentar a sua experiência infantil de violência e absurdo da guerra civil em Moçambique que isolou o seu país por um longo período.

O trabalho de Mabunda já foi exibido na Bienal de Veneza e em vários museus como no Museu Kunst Palast, Dusseldorf, Guggenheim Bibau, Centro Georges Pampidou, Paris, Mori Art Museum, Tóquio, Hayward Gallery, Londres, Johannesburg Art Gallry, entre outros. Mabunda está representado em várias coleções privadas por todo o mundo.

Presentemente os trabalhos deste artista podem ser visitados no Museu de Óbidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário