segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

CHUVEIROS SÃO A CAUSA MAIS PROVÁVEL DE SURTO DE LEGIONELA NA CUF DESCOBERTAS

Os chuveiros ou as torneiras são a origem mais provável do surto de legionela no Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa, que infetou até ao momento seis pessoas, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde.
Resultado de imagem para CHUVEIROS SÃO A CAUSA MAIS PROVÁVEL DE SURTO DE LEGIONELLA NA CUF DESCOBERTAS
Graça Freitas falava em conferência de imprensa sobre o surto que atingiu este hospital privado.
Apenas um dos seis casos confirmados é de um doente que apresenta várias patologias, não sendo os restantes “nem muito idosos nem muito frágeis”, disse. Segundo Graça Freitas, os chuveiros são a fonte mais provável do surto, ou as torneiras, embora estas sejam “menos prováveis”.
Os primeiros quatro casos de legionela foram conhecidos no domingo e os restantes comunicados hoje pelas autoridades.
A bactéria legionela é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.
A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

233 casos em apenas um ano


Portugal registou no ano passado 233 casos de infeção por legionela, sendo 174 casos isolados e 59 do surto do hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
Os dados oficiais, embora ainda provisórios, foram hoje revelados pela diretora-geral da Saúde numa conferência de imprensa destinada a fazer o ponto da situação do surto de legionela detetado no sábado no hospital privado CUF Descobertas, em Lisboa
Segundo Graça Freitas, o surto ocorrido em novembro no hospital São Francisco Xavier provocou 59 infetados e cinco mortos.
Anteriormente, o balanço apontava para seis vítimas mortais, mas concluiu-se que um dos infetados que acabou por morrer teve outra causa de morte que não a da infeção por legionela, da qual acabou por se curar.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário