segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Depressão e autocomiseração


João António Pagliosa
No livro de Provérbios 17:17. lemos: 'O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.'
Só aquele que passou por terríveis sofrimentos, pode compreender a dor de outras pessoas.
No livro de Provérbios 17:17. lemos: "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."
O que escrevo aqui, destina-se àqueles que sofrem por perdas preciosas, também para aqueles que não compreendem as vicissitudes da vida, ainda para aqueles que se deprimem frente as adversidades e lamentavelmente nutrem perversa autocomiseração.
Em primeiro lugar é preciso entender que o Espírito Santo habita em você. Se consentir nesta verdade a sua vida mudará de forma radical e você se transformará no homem mais poderoso desta terra. Creia nisso!
Tenho reiteradamente escrito que o Espírito Santo precisa ser seu melhor amigo, seu conselheiro de todas as horas e seu fiel escudeiro.
Ao abrir seus olhos a cada manhã, cumprimente-o com grande alegria e júbilo.
"Bom dia, querido Espírito Santo. Que bom que você está aqui comigo!"
Gente querida, nós precisamos ter intimidade com DEUS e o Espírito Santo é o nosso intercessor. Recorra a Ele e nunca deposite sua fé no dinheiro ou nas crendices populares. Eu menciono isso porque vejo o sofrimento de milhares de pessoas que agonizam subjugadas pelas dificuldades, por temores e angústias. Não cultive deuses errados!
A alegria e a felicidade que você anseia, pode ser simplesmente vislumbrar a riqueza que é ser útil ao seu próximo. Exercite o seu amor ao próximo com ações concretas... Basta olhar para o lado e encontrará pessoas que precisam sua ajuda, e as vezes apenas um sorriso é providencial.
Creio que todos concordamos que é muito mais prazeroso dar do que receber, e isso me recorda Marcos 11:20, onde Jesus secara a figueira até a raiz porque ela não dera fruto.
Entenda que somos inúteis se não dermos frutos, e como a figueira seremos descartados dos planos de DEUS. Precisamos ser frutíferos em todas as ocasiões, mesmo quando nossas palavras ou ações não encontram eco. Semeie o bem... Semeie sempre, mesmo em terrenos áridos.
Ao abrir seus olhos a cada manhã, cumprimente-o com grande alegria e júbilo."
— João Antonio Pagliosa
Eu me constranjo com o sofrimento dos outros e procuro demonstrar, alicerçado em minha fé, que somos todos dependentes de DEUS e somente Ele pode nos livrar das desgraças deste mundo. Não há outra opção que mereça a sua consideração.
Ao ler Marcos 11 versículos 21 a 26, você verá que tirar o monte (doenças, dores, angústias, sofrimento,secas, miséria) de sua vida, a depressão e a autocomiseração o abandonarão definitivamente. Glória a DEUS por isso.
Mas o perdão é questão inegociável. Se não liberar perdão o Pai não o perdoará. Libere pois perdão a todos!
E entenda que DEUS é onisciente e onipotente ao ler Salmos 139:13 a 16.
Aliás, este último versículo mostra que todos os nossos dias já estão contados mas somos nós que escrevemos nossa historia. DEUS só a coloca no papel. Que maravilha entender isto! É o livre árbitrio em nós...
Transforme suas derrotas em vitórias. Transforme sua vida nos dias que ainda lhe restam, pois isso só depende de você.
Talvez haja muitos ao seu redor auxiliando e intercedendo, mas libertar-se depende de você.
Leia Salmos 131, espere no Senhor e situe-se bem acima da dor, do medo e da aflição. DEUS nos quer livres de todas as amarras. Ele nos que libertos!
Liberte-se de sua depressão, pare de morrer de pena de você mesmo e acorde para a vida, este dom extraordinário que ainda está em você. SEJA FELIZ!
E se está muito difícil, por favor, permita que as pessoas o ajudem. Vença a sua raiva, o seu orgulho e o seu egoísmo. Não se feche em si mesmo!
Seja sábio e entenda que nós nunca nos recuperamos de algumas coisas que acontecem conosco. Saiba que a vida é assim mesmo. Porém, ao ler Jeremias 30:17 há conforto: "Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas", declara o Senhor, porque a você fulano de tal, chamam de rejeitado, aquele porque ninguém se importa".
Ora, DEUS se importa. Ele é fiel em todas as suas promessas.

João Antonio Pagliosa (de Curitiba/PR) , Escritor , palestrante e Engenheiro Agrônomo.

Curitiba, 29 de janeiro de 2018

Um comentário:

  1. Belíssimo artigo. Tocou profundamente em meu coração. Muita gratidão. Itamar França .

    ResponderExcluir